O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Resumo e Síntese.
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Português Professora Pollyanna Mattos.
Português – Prof.ª Lívia Oliveira
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O texto argumentativo.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
MPU -Prova Discursiva-
CONJUNÇÃO.
Dissertação Profa. Rose Fortunato
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
COMO elaborar um ENSAiO ACADÊMICO
Artigo de Opinião GT6.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Dissertação.
Conjunção.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Conjunção.
Texto argumentativo  Oficina de escrita.
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
Desafio Pré-Vestibular
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
O texto argumentativo.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Tipologia Textual: Textos Argumentativos Definição
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto Dissertativo Argumentativo
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
COESÃO Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos Mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Dissertação e Critérios de Correção
A dissertação: esmiuçando o gênero
Leitura e interpretação de texto
 Serve como estratégia discursiva eficiente para a redação de uma boa fundamentação. Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista.
As 5 competências da Redação no ENEM
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
Comunicação e Redação Empresarial
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Como redigir um bom texto?
Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
 Como diz o nome, ela tem a função de adicionar informações ou algo relativo ao texto. E NÃO SÓ MAS TAMBÉM NEM.
Tipologia textual Dissertação.
GRAMÁTICA Divisão e classificação de orações | Revisão.
Texto expositivo & argumentativo
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
Transcrição da apresentação:

O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS PROFESSORA LÚCIA BRASIL

Quando usamos a argumentação? quando queremos defender um ponto de vista quando apresentamos a nossa opinião quando propomos uma solução quando queremos convencer os outros a aceder a um pedido nosso. O que é argumentar? É persuadir racionalmente.

Quando temos que construir um texto argumentativo? A dissertação, o comentário, a exposição escrita, mas também um simples artigo de opinião ou uma crítica de cinema ou de música exigem a elaboração de um texto argumentativo bem estruturado, segundo um esquema lógico.

Como se constrói um texto argumentativo? Estrutura do texto/Progressão temática Introdução: Parágrafo inicial no qual se apresenta a proposição (tese, opinião, declaração). Deve ser apresentada de modo afirmativo, claro e bem definido, sem referir quaisquer razões ou provas. Desenvolvimento: Análise/explicitação da proposição apresentada; apresentação dos argumentos que provam a verdade da proposição: fatos, exemplos, citações, testemunhos, dados estatísticos. Conclusão: Parágrafo final, no qual se conclui com uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento.

2. Escolha e ordenação dos argumentos deve-se: encontrar argumentos adequados; recorrer, sempre que possível e desejável, à exemplificação, à citação, à analogia, às relações causa-efeito; organizar os argumentos por ordem crescente de importância. 3. Adequação do texto ao objetivo e ao destinatário (informar, convencer, emocionar) Deve-se: usar um registro adequado à situação e ao destinatário; utilizar referências de conteúdo que o destinatário possui, de forma a que este o possa interpretar corretamente.

4. Articulação e progressão do discurso: Deve-se:estabelecer uma rede de relações lógicas entre as palavras, as frases, os períodos e os parágrafos; construir um raciocínio que se vai desenvolvendo através de: correta estruturação e ordenação das frases; uso correto dos conectores do discurso; respeito pelas regras de concordância uso adequado dos pronomes que evitam as repetições do nome; utilização de um vocabulário variado, com recurso a sinônimos, antônimos.

O TEXTO ARGUMENTATIVO Preparação da argumentação: _ que quero eu provar? _ procura de argumentos (seleção, número, precisão) _ disposição dos argumentos (plano, encadeamento _ disposição dos contra-argumentos _ estes argumentos e contra-argumentos são realmente válidos? _ Fatos, exemplos, testemunhos… _ enunciar soluções / propostas; _ formular juízos de valor (concordância ou discordância final)

2. Redação /Estrutura do texto argumentativo: _ Introdução: um parágrafo único; afirmação polêmica _ Desenvolvimento: dois ou mais parágrafos; argumentos e contra-argumentos, exemplos (cada parágrafo do desenvolvimento deve decompor-se em três elementos: ponto de partida, argumento e exemplo; os parágrafos devem ser encadeados uns nos outros pelos conectores lógicos) _ Conclusão: um parágrafo único; retoma da afirmação inicial confirmada ou contrariada

3. Qualidades do texto argumentativo: _ Rigor, clareza, objetividade, coerência, sequencialização, riqueza lexical 4. Conectores lógicos: _ Copulativas: e; nem; também; não só... mas também; tanto... Como _ Adversativas (oposição): mas; porém; todavia; contudo; apesar disso; ainda assim; não obstante; no entanto _ Conclusivas (efeito): logo; pois; portanto; por conseguinte; por consequência; por isso

_ Causais: porque; como; visto que; pois que; já que _ Explicativas: pois _ Causais: porque; como; visto que; pois que; já que _ Comparativas: como; conforme; segundo; assim como... assim também; mais... Do que; menos... do que; ao passo que Temporais: quando; enquanto; apenas; mal; logo que; antes que; depois que; assim que; à medida que _ Concessivas (hipótese): embora; conquanto; ainda que; mesmo que; se bem que; apesar de que _ Consecutivas (consequência): tal que; de tal modo que; tanto que; de maneira que _ Finais: para que; a fim de que

Antárctica a boa. Nessa peça publicitária da cerveja Antárctica, há o bar da “Boa”, em que o sintagma nominal “boa” refere-se tanto à cerveja, como à mulher, aqui, a atriz Juliana Paes. Além dessa comparação, a publicidade, a partir das premissas de ordem geral, criou um lugar de gente feliz, cuja representação se dá por meio de um bar repleto de celebridades que precisam fazer alguma coisa engraçada, como dançar, ou cantar para conseguir a bebida desejada, no caso a cerveja. O ambiente é sempre alegre e descontraído. Há o apelo ao emocional, aos valores e à credibilidade do anunciante. Os atores, na maioria celebridades, como já dito, servem de modelos para os consumidores comuns. O foco no status social dos participantes é bastante evidente.