Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – DIP/PREG –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
FACULDADE METROPOLITANA
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Bacharelado em Sistemas de Informação
Programa Especial de Treinamento
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Ministério da Educação
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
ESTÁGIO CURRICULAR.
Qualificação e utilização das informações Projeto de BI - UERJ Agosto-2010.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Atividades Complementares no âmbito do ENG
Outubro de 2008.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Universidade Federal de Pernambuco
Procedimentos e Normas do Estágio
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
ESTÁGIO OBJETIVO Apresentar a Disciplina Estágio Supervisionado
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
ESTÁGIO NO BRASIL UM NOVO CENÁRIO
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Universidade Federal de Santa Catarina
Atividades Complementares Coordenação de Administração
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Estágio supervisionado
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política Educacional Brasileira
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Direito Empresarial Flavia La Noce.
Universidade Federal de Itajubá
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE Lei do estagiário.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Professora Responsável Cláudia Cláudia Silveira da Cunha 2012.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Estágio Supervisionado em Nutrição Social
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – DIP/PREG – Profa. Sandra R. S. Ferreira Agosto, 2011

Apresentação Identificação DIP/PREG Monitoria PET Estágio Resolução Bolsas PET Grupos Estágio Legislação SIARE Portal de Egressos

DIP - PREG Profa. Sandra Regina Salvador Ferreira (Diretora) STA. Irene T. Fuck (Coordenação de estágios) STA. Edson B. da Silva (Secretaria) STA. Magaly A. G. Serralvo (Divisão de Bolsas) STA. Miguel A. Broering (Central de Carreiras)

Organograma DIP

DIP - PREG Endereço: Telefones: E-Mail: estagiopreg@reitoria.ufsc.br DIP/PREG – UFSC Prédio da Reitoria - 2º Andar Caixa Postal 476; CEP: 88040-970 Florianópolis (SC) – Brasil Telefones: Geral: 3721-9446 Convênios: 3721-9296 Central de Carreira: 3721-9301 Fax: (48) 3721-9296 E-Mail: estagiopreg@reitoria.ufsc.br

Atribuições Políticas de estágio e de monitoria da UFSC; Cumprimento da lei de estágios; Bolsas UFSC de estágio e monitoria; Critérios de acompanhamento e avaliação: estágio e monitoria; Gerenciar e acompanhar os grupos PET-UFSC; Gerenciar o Portal de Egressos.

Números atuais - 2011 Mais de 5000 estágios/semestre 7000 convênios ativos Bolsas: ~ 520 bolsas de estágio/semestre ~ 550 bolsas de monitoria 252 bolsas PET (21 grupos PET-UFSC) Portal de egressos Mais de 90 mil egressos (graduação e pós-graduação).

Atividades Complementares Diretrizes curriculares do MEC Importância para atividades não curriculares Projetos pedagógicos dos cursos Toda atividade aceita para compor o CV do curso. Propiciar ao discente a oportunidade de realizar uma trajetória particular para enriquecer os conhecimentos da vida acadêmica. Construção do currículo do aluno. Para efeito de integralização curricular: Atividades complementares, só terão validade se realizadas enquanto o aluno estiver vinculado ao curso de graduação.

Exemplos de Atividades Complementares Monitoria, Atividades de extensão Iniciação científica Estágio não obrigatório PAM PET Empresas Juniores PIBID PARFOR PRODOCÊNCIA Bolsa Permanência Programa de Apoio Pedagógico Diretórios acadêmicos Representação estudantil na administração Seminários, congressos Organização de eventos Ações sociais e culturais Etc....

BOLSAS NA GRADUAÇÃO

TOTAL DE BOLSAS - Origem recursos BOLSAS NA GRADUAÇÃO TOTAL DE BOLSAS - Origem recursos Fonte Financiadora % Valor Bolsas orçamento UFSC 32,28 2657 Bolsas recursos próprios 1,45 120 Bolsas outras fontes 66,25 5453 TOTAL 100 8320

BOLSAS NA GRADUAÇÃO - Orçamento UFSC - Maio 2011

MONITORIA

MONITORIA - UFSC Resolução nº 019/CEPE/9322 - 1993 A monitoria tem por finalidade despertar nos alunos interesse pela carreira docente, prestar auxílio a professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico - didáticas, bem como contribuir para a manutenção de um relacionamento pedagógico produtivo entre alunos e professores.

Distribuição de bolsas Proposta da nova resolução: Distribuição: comissão de monitoria Comissão de monitoria: Representantes PREG: DIP e DPA Representantes dos centros Critérios pedagógicos: Considerar a distribuição de bolsas REUNI Tipo de disciplina: prática/teórica Desempenho acadêmico: histórico de reprovação Número de alunos Garantir o apoio pedagógico.

MONITORIA Seleção de monitores: Critérios: Seleção semestral, através de processo simplificado, pelos Departamentos de Ensino, com base no desempenho acadêmico. Critérios: Ser regularmente matriculado; Sem reprovação por FI; alunos aprovados com nota final mínima 7,0 na disciplina para a qual pleiteia a vaga de monitor. O monitor exercerá funções em 12 h/semana durante um semestre, sendo permitida a recondução por até 3 semestres, a partir da avaliação de seu desempenho.

Monitoria Voluntária Atribuições: Alunos: IAA ≥ 6,0 e nota na disciplina ≥ 7,0 Carga horária semanal: igual ao bolsista Relatório de atividades, acompanhamento e avaliação. Alunos: UFSC ou intercâmbio/mobilidade Recebe certificado Pode validar disciplina optativa (curso) Voluntário não pode receber outro tipo de bolsa.

Proposta de resolução Em apreciação na CEG Ainda em 2011.2: Encaminhar ao CUn

PET Programa de Educação Tutorial Programa do MEC/SESu

PET Criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

PET: filosofia Os grupos PET são vinculados a um curso de graduação para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, que se revertam para todo o curso e que permitam a formação acadêmica e cidadã. Estimula trabalho em equipe, responsabilidade coletiva e atividade social.

PET O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica. Estudante: R$ 300,00 Seleção de bolsistas: IAA mínimo: 6,0 (seis) Carga horária: 20 horas semanais Metrologia e Automação

PET - UFSC Grupos selecionadas através de editais do MEC 2010: 21 programas na UFSC Comitê Local de Acompanhamento: Avalia propostas de novos grupos Acompanha avaliação do MEC: Visitas Locais, propostas de melhoria Coordena substituição de tutores PREG: Interlocução com o MEC.

Grupos PET - UFSC Letras Arquitetura Matemática Biologia Metrologia e Automação Nutrição Odontologia/Fonoaudiologia Serviço Social Educação no Campo 2 Conexões e Saberes Campus Curitibanos Campus Joinville Arquitetura Biologia Computação Direito Educação Física Engenharia de Aquicultura Engenharia Civil Engenharia Elétrica Engenharia de Produção História

Petianos-UFSC Engenharia de Produção Engenharia Civil

Petianos-UFSC Computação

Grupos PET-UFSC Mini curso PET-Arquitetura

ESTÁGIO Legislação de estágio Lei 11.788: 25/09/2008 Resolução nº 009/CUn/98 Nova resolução (CUn)

Atribuições: DIP/Estágios Fornecer condições e informações que garantam a aplicação da lei federal; Políticas de estágio da UFSC; Acompanhamento e avaliação dos estágios; Firmar convênios para estágio; Divulgar vagas de estágio; Gerenciar as bolsas de estágio da UFSC; Manter e gerenciar o SIARE.

O que é estágio? Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 Art. 1º - Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.  Minuta de Resolução: Art. 2º - .....considera-se estágio o ato educativo escolar supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho, previsto no projeto pedagógico do curso como parte integrante do intinerário formativo do aluno.

Tipos de estágio Estágio obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.  Estágio não-obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

Outras atividades Atividades de extensão, monitoria e iniciação científica somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).   Trabalho de Conclusão de Curso: o TCC pode aproveitar atividade de estágio, desde que devidamente previsto no PPC.

Convênio Entre UFSC/unidade concedente Entre UFSC/AGI Entre UFSC/AGI/unidade concedente http://www.reitoria.ufsc.br/estágio Estabelece as relações entre as parceiras para o oferecimento de vagas de estágio.

TCE Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Prévio à realização do estágio Descreve o início e o fim da atividade (datas); Assinaturas: concedente, aluno e IES Equivalente ao contrato para atividade de estágio; Formaliza e regulamentada a contratação do estagiário Art.3º, II c/c Art.8º p.ú.

PAE Plano de Atividades de Estágio (PAE): Novo modelo (2011.1): Lista de atividades a serem desenvolvidas no estágio; Atividades compatíveis com o curso do estagiário; Deve ser aprovado pelo coordenador de estágio e pelo supervisor. Novo modelo (2011.1): TCE + PAE (SIARE)

SIARE Sistema de Informação para Acompanhamento e Registro de Estágio https://www.siare.ufsc.br/siare-estudante/ Acesso: Matrícula e senha CAGR Central de Carreiras: Vagas e utilização do SIARE (TCE e PAE). Aprovação do Coordenador de estágios do curso.

Acompanhamento Coordenador de Estágio de Curso: Supervisor de estágio: Professor da UFSC (da área do curso do aluno); Aprova TCE, PAE e relatórios de estágio; Define os “orientadores” na Instituição. Supervisor de estágio: Representante do “campo de estágio”: contato com aluno. Número máximo de 10 alunos sob supervisão; Aprova TCE, PAE e relatórios de estágio. Orientador de estágio Um professor ligado à UFSC e ao curso do aluno; Acompanha a atividade de estágio desenvolvida pelos alunos; Aprova o relatório de estágio.

Perguntas frequentes Jornada de atividades: Até 6 h/dia (30 h/semana). Períodos sem aulas: até 40 h/semana (previsto no PPC).  Vínculo ao Projeto pedagógico do curso Inexistência de vínculo empregatício (exigências): matrícula e freqüência regular;  TCE;  PAE: compatibilidade entre as atividades e área de formação.  Bolsa e auxílio transporte: Facultativa para estágio obrigatório Compulsória para estágio não obrigatório.

Perguntas frequentes Duração do estágio: Máximo 2 anos na mesma concedente (exceto portador de deficiência).  Seguro contra acidentes pessoais: Obrigação da concedente e descrito no TCE Estágio obrigatório: UFSC paga o seguro Relatório de estágio não obrigatório (RAENO): De 6 em 6 meses, aprovado pelo supervisor e pelo orientador; SIARE: avisa quando um relatório é devido; Sem relatório o certificado não é emitido.

PORTAL DE EGRESSOS Criação do Portal DIP/SETIC Divulgar e estimular cadastramento: Informações para os cursos (mercado, currículo, etc.) Lançamento do Portal 15 de dezembro de 2011: 50 anos UFSC Egressos de destaque: cursos que deram origem à UFSC

Objetivo Buscar o fortalecimento da integração entre a UFSC e a sociedade através da permanente comunicação com os egressos.

Políticas de acompanhamento do egresso Registro atualizado dos egressos Programas de educação continuada Integração entre ex-alunos Interação egresso - UFSC: Palestras, bancas Oferta de estágio e campo de trabalho Opinião da sociedade Aprimoramento dos cursos Reconhecer egressos de destaque. www.roraima-brasil.com.br

Depoimentos e Comentários Ferramentas do Portal Busca Depoimentos e Comentários Egresso de destaque Cadastro Rede social

www.egressos.ufsc.br Página inicial

Portal de Egressos Cadastrar egressos www.egressos.ufsc.br Oportunidades Emprego/estágio Educação continuada Retorno de informações Currículo Mercado de trabalho www.egressos.ufsc.br

Egressos da UFSC Graduação Pós-graduação > 70.000 egressos 98 cursos 87 presenciais 11 EaD Pós-graduação > 20.000 egressos 56 mestrados 43 doutorados

Dados cadastrais ~ 5.000 cadastros ~ 700 depoimentos e comentários ~ 15.000 acessos O sucesso do portal depende da colaboração de todos na sua divulgação.

Contato sandra@reitoria.ufsc.br