ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Formação em ação Segundo Semestre..
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente
I- Concepção de Educação
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
DCE SOCIOLOGIA 2008.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Didática e Metodologia no Ensino Superior
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Rotina na Alfabetização:
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
ESTÉTICA Arte e realidade
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. - CONHECIMENTO ESTÉTICO - CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (p. 52)
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
O materialismo histórico
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Metodologia do Ensino de Arte
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Ginástica nos ciclos de educação
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Breve introdução ao estudo da Arte.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Palestra Semana de Ciência e Tecnologia IFRN – Câmpus Pau dos Ferros Tema: “A ciência e os valores: discutindo a ética no fazer científico” Palestrante:
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52)

CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia, sociologia, psicologia, antropologia e literatura.

o saber cientifico e o nível técnico alcançado na experiência com materiais. São as formas de organização e estruturação do trabalho artístico. CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA: Está relacionado aos processos do fazer artístico e da criação, toma em consideração o artista no processo de criação das obras desde suas raízes históricas e sociais, as condições concretas que subsidiam a produção, o saber cientifico e o nível técnico alcançado na experiência com materiais. São as formas de organização e estruturação do trabalho artístico.

ARTE COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO ( P.54) Nesta concepção toda produção humana é resultante do processo de trabalho, neste sentido a Arte ensina a desaprender os princípios das obviedades atribuídas aos objetos e as coisas, é desafiadora, expõe contradições, emoções e os sentidos de suas construções.

FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DA ARTE DENTRO DAS TEORIAS CRÍTICAS: ARTE como forma de conhecimento; ARTE como ideologia; ARTE como trabalho criador;

ARTE COMO FORMA DE CONHECIMENTO A arte é organizada e estruturada por um conhecimento próprio, o conteúdo formal,ao mesmo tempo possui um conteúdo social, que tem como objeto o ser humano em suas múltiplas dimensões.

ARTE COMO IDEOLOGIA A arte é produto de um conjunto de idéias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe. A arte não é só ideologia, porém, ela está presente nas produções artísticas

ARTE COMO TRABALHO CRIADOR A arte é uma forma de trabalho onde ao criar o ser humano se recria, constituindo-se como ser que toma posição ante o mundo. O trabalho artístico além de representar, objetivamente ou não, uma dada realidade constitui-se, em si mesma, numa nova realidade. Sem a criação e o trabalho, a arte deixa de ser arte e não há apropriação do conhecimento estético e da produção artística.

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES(P.63) São conhecimentos de grande amplitude, conceitos que se constituem em fundamentos para a compreensão de cada uma das áreas de ARTE e, ao mesmo tempo, são comuns entre si, constituindo-se em elemento fundamental de uma área, mas tendo correspondência de importância nas outras áreas de ARTE.

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES (p. 67)‏ Elementos Formais Composição Movimentos e períodos

DEVE SE CONSIDERAR O APROFUNDAMENTO A SER OBSERVADO POR SÉRIE 5ª SÉRIE- Estrutura e organização da ARTE em sua origem e períodos Históricos. 6ª SÉRIE- Relacionar conhecimento com formas artísticas populares e o cotidiano do aluno.

7ªSÉRIE- Enfocar o significado da ARTE na sociedade contemporânea e em outras épocas, abordando as mídias. 8ª SÉRIE- Ênfase na ARTE como ideologia e fator de transformação social. ENSINO MÉDIO- Retomada e aprofundamento.

Encaminhamento Metodológico Arte (p. 69) Teorizar Sentir e perceber Trabalho artístico

TEORIZAR: fundamenta e possibilita ao aluno que perceba e aproprie a obra artística, bem como, desenvolva um trabalho artístico para formar conceitos artísticos. SENTIR E PERCEBER: são as formas de apreciação, fruição e leitura e acesso à obra de arte. TRABALHO ARTÍSTICO: é a prática criativa, o exercício com elementos que compõe uma obra de arte.

AVALIAÇÃO (P.81) A avaliação em Arte é diagnóstica e processual, diagnóstica por ser a referência do professor para o planejamento das aulas e de avaliação dos alunos, processual por pertencer a todos os momentos da prática pedagógica. Avaliação por meio da observação e registro: sem parâmetros comparativos entre os alunos, considerando aspectos experienciais(práticos) e conceituais(teóricos). O planejamento deve ser constantemente redirecionado, utilizando a avaliação do professor, da turmas sobre o desenvolvimento das aulas e também a auto-avaliação dos alunos.

AVALIAÇÃO (p. 81) -Construção de instrumentos e execução musical. -Percepção dos intervalos musicais. -Análise e compreensão da proporção como fator estrutural na disposição das partes. -Percepção do uso e da presença da proporção áurea em pinturas, na arquitetura e natureza.

-Percepção, construção e execução de movimentos coreográficos. -Compreensão dos elementos de composição da dança. -Envolvimento e participação nos trabalhos propostos.

Só eu posso pensar Se Deus existe Só eu Só eu posso chorar Quando estou triste Só eu Eu cá com meus botões De carne e osso Eu falo e ouço. Eu penso e posso Eu posso decidir Se vivo ou morro por que Porque sou vivo Vivo pra cachorro