Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia da Pesquisa
Advertisements

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
A visão Grega da Ciência
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Ciência: princípios básicos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
AULA 3 O Conceito de Ciência.
Introdução à Sociologia
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Sumário da Discussão A Atitude Científica As Concepções de Ciência
Atividade Prática Patricia Tedesco.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Emile Durkheim e o fato social
HUM Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
Antropologia Conceitos básicos
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Tipos de Estudos.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
IDEAL CIENTÍFICO Distinção entre sujeito e objeto – objetividade científica Método: definir ou construir o objeto, controlar a invetigação Análise e síntese.
Revisão de Filosofia.
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE.
O que é Ciência.
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Concepções em Educação Matemática
O que é Sociologia?.
Período sistemático Aristóteles
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Transcrição da apresentação:

Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos! Os Tipos de Ciências O Ideal Científico Ciência e Técnica O uso da Ciência

Classificação e Divisão da Ciência A complexidade do universo levou ao surgimento de diversos ramos da Ciência. É necessário classificá-las, quer seja por sua complexidade, por seu conteúdo, por objeto, diferenças ou metodologias. Algumas classificações: Comte, Carnap Bunge

Uma outra classificação Primeira classificação foi a de Aristóteles: Ausência ou presença de ação humana nos seres investigados. Imutabilidade ou Movimento. Modalidade Prática – ciências que estudam a Práxis. Mantida até o século XVII, quando os conhecimentos se separaram em filosóficos, científicos e técnicos.

Classificação de Comte De acordo com a complexidade. Variações... Matemáticas Teóricas: Aritmética, Geometria, Álgebra Aplicadas: Mecânica, Astronomia Físico- Químicas Física, Química, Mineralogia, Geologia, Geografia Física Morais Psicológicas Psicologica, lògica, Estética, Moral Históricas História Geografia Humana, Arqueologia Sociais e Políticas Sociologia, Direito, Economia, Política Meta-Físicas Cosmologia, Teologia Ciências

Classificação de Carnap Duas Categorias de Ciência: Ciências Formais: a verdade depende somente de sua estrutura lógica Ciências Factuais: contém enunciados que dependem não somente de seus termos, mas também dos fatos a que se referem.

Classificação de Bunge Ciência Formal Factual Lógica Matemática Cultural Natural Física Química Biologia Psicologia Individual Psicologia Social Sociologia Economia Política

Ciências Formais x Ciências Factuais Idéias X Fatos Esta divisão considera os seguintes fatos: O tema A diferença de espécie entre os enunciados; Método para comprovar os enunciados; Suficiência em relação ao método e conteúdo; O papel da coerência na verdade; O resultado alcançado.

Classificações Comuns Filósofos do século XIX.: tipo de objeto, de método empregado e de resultado obtido. Ciências Matemáticas Ciências Naturais Ciências Humanas ou Sociais Ciências Aplicadas.

A Ciência ideal: a Matemática Aritmética e Geometria são as primeiras ciências matemáticas. Começou da experiência sensorial, mas afastou-se aos poucos. Dois critérios básicos: A idealidade dos objetos. A precisão e o rigor dos princípios e demonstrações matemáticos.

E mais Matemática... Presença de Axiomas, Postulados e Definições. Ciência Hipotético-Dedutiva. O avanço da matemática permitiu várias evoluções!

As Ciências da Natureza Estudam os fenômenos físicos e os vitais. Elas... Estudam fatos observáveis; Estabelecem leis que exprimem relações universais de causalidade entre os fatos; Concebem a natureza como um conjunto articulado de seres e acontecimentos; Buscam os modos de funcionamento dos fenômenos.

As Ciências da Natureza II Grande importância do método experimental desde Aristóteles. Método pode ser: Hipotético-Indutivo Hipotético-Dedutivo Determinismo de Laplace. Coube à Física trazer o acaso de volta! Princípio da Incerteza de Heisenberg. Teoria da Relatividade.

As Ciências da Vida Fazem parte das Ciências da Natureza. Entre os séculos XVII e primeira metade do XX predominou a investigação fisiológica. Procedimentos das ciências naturais podem ser empregados para as ciências da vida?

Algumas Particularidades da Vida Irritabilidade Metabolismo Divisão e crescimento Reprodução Individualidade Organicidade

Dificuldades das ciências biológicas Definição e Classificação dos Objetos Dificuldades do Método Experimental Dificuldades de Experimentação com o organismo Humano. Dois Grandes Campos de Investigação: Genética e fisiologia Relações dos seres com o ambiente.

As Ciências Humanas Idéia surgida apenas no século XIX! Tiveram que imitar os métodos e técnicas utilizados pelas ciências da natureza... Época onde o empiricismo estava no auge... O que as fez perder credibilidade! Muitas objeções apareceram! Observabilidade, leis gerais, análise, fatos necessários, fatos objetivos.

O Homem sob o Microscópio Entre os séculos XV e XX temos três períodos de investigação: O Humanismo O Positivismo O Historicismo

Campos de Estudo Psicologia Sociologia Economia História Antropologia Lingüística Psicanálise

O Ideal Científico A Ciência Contemporânea está fundamentada: Na distinção entre sujeito e objeto do conhecimento Na idéia de método Nas operações de análise e síntese Na idéia de lei do fenômeno No uso de instrumentos tecnológicos Na criação de uma linguagem específica Ciência Desinteressada x Utilitarismo.

A Ideologia Cientificista Crença de que a Ciência Conhece tudo. Resulta... Na ideologia da ciência Na mitologia da ciência. Encara a Ciência pelo prisma dos resultados. Ideologia da competência.

Ciência e Técnica O conhecimento Científico permitiu a transformação de máquinas-utensílio em máquinas-instrumento. Conhecimento como lógica da invenção e da construção. Objetos técnicos são criados como instrumento de auxílio.

A Questão do Uso das Ciências Ciência para responder problemas práticos ou técnicos – teoria pode avançar mais que a sua aplicação! Pesquisas como parte da economia... E do poder político! Uso define os recursos a serem investidos...

Atividade Prática  Em grupos de 4 pessoas, discutir e montar uma pequena apresentação sobre as seguintes questões: Dê exemplos de noções e preconceitos do senso comum que foram desmentidos pelas ciências. O que é atitude científica e como opera? Escolha 5 características desta atitude e compare com 5 do senso comum.

Atividade Prática  Continuando... Qual a diferença entre técnica e tecnologia? Quais são os efeitos sociais da confusão entre ciência e tecnologia? Comente as conseqüências sociais e científicas decorrentes dos laços entre ciência e economia, ciência e política, na sociedade contemporânea.

Cenas dos Próximos Capítulos Vimos... O que é Ciência e sua evolução na história; As diversas classificações de Ciências... Suas modalidades, e seu uso. Veremos... Lógica e o raciocínio... Os tipos de métodos científicos.