Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“MRP ( planejamento das necessidades de materiais)”.
Advertisements

Ferramentas e sistemas da qualidade
Capítulo 10 Sistemas híbridos com o MRP II/ ERP.
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Profº CÍCERO CAIÇARA JR – MsC
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
- Abordagens Alternativas de Gestão da Produção: MRP, Just in Time, OPT, etc. - Programas Computacionais de Gestão da Produção.
GESTÃO DE ESTOQUES DEFINIÇÃO DE ESTOQUE
Prof. Miguel Antonio Pelizan
PCP TRADICIONAL MRP, MRP II e ERP.
3. Sistemas de Informação e a Produção
Administração de Materiais
Sistema ERP.
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
Treinamento Industrial
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Gestão de estoques na cadeia de logística integrada
U07 Grupo 19V.
Unidade 07 19R071.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Unidade 2.
Processamento de materiais
Treinamento MRP II POLITRON
Dinâmica intraorganizacional
ERP - Enterprise Resource Planning
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Capítulo 11 Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning.
Planejamento das Necessidades de Materiais
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
Unidade 7 - Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de Estoques.
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
Gestão de estoques Unidade 07 Grupo 14J.
Estoques Grupo: 19Q072.
Universidade de Brasília
Gildo de Almeida Leonel
Sistema de INFORMAÇÃO.
Estoques.
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
ERP.
Sistema de Planejamento de Produção
TEORIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
Equipe Prof. Henrique Freitas
Administração da Produção e Operações
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
Plano Mestre de Produção
MRP II Prof. Arsonval Fleury.
MATERIAL REQUIREMENT PLANNING - MRP
Professor: Marcos Saraiva
Sistema MRP II - Manufacturing Resources Planning
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Administração de Materiais
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
UNIDADE IV – PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO
Planejamento das necessidades de Materiais
JIT (Just in Time) - História
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 5. SIG Produção, Operação e Logística Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAS DE SISTEMAS ERP E MODELOS DE GESTÃO TÓPICOS: Estruturas de Sistemas ERP Produtos ERP e Porte de Empresas Estruturas de Produtos ERP: MRP / MRP II MRP – Planejamento de Recursos de Materiais MRP II – Planej. de Recursos de Materiais e de Capacidades MPS / RCCP – Planejamento de Produção e de Capacidades SFC - Controle de Manufatura SOP - Planejamento de Vendas Agregadas (médio prazo) Outros Modelos Conclusão

ESTRUTURAS DE SISTEMAS ERP E MODELOS DE GESTÃO ERP são sistemas de informação de estruturas abrangentes e complexas que tentam, de forma integrada, o máximo do modelo de informação da organização. Exemplos: SAP R/3, Baan 4, PeopleSoft, JD Edwards, Corpore RM, Datasul EMS, Mega Omnium/Empresarial, MV2000 (Saúde). Conceituados nos anos 50 e as primeiras implementações surgiram nos anos 70. Atingiram a maturidade na década de 90. Meta: paridade entre atividades da empresa x funções do sistema (aderência, parametrização, customização). Fatores de sucessos x fatores de insucessos. Os sistemas ERP e os modelos de manufatura: adaptações a outros negócios.

ESTRUTURAS DE SISTEMAS ERP E MODELOS DE GESTÃO Módulos: atividades-fim / meio:

ESTRUTURAS DE SISTEMAS ERP E MODELOS DE GESTÃO Porte de empresas: Incompatibilidade: as soluções para grandes corporações são de origem européia ou norte americana ([Soh et al. 2000], estudo asiático); Desconhecimento: a globalização não atingiu integralmente as empresas médias e pequenas ([Pletsch 1999], pesquisa sobre empresas canadenses); Abrangência: as soluções brasileiras atendem ao processo de apoio às médias e pequenas empresas ([Santos et al. 2000], estudo de produtos do mercado). Modelos: Objetivos e funções mostram a existência de diferentes modelos implementados em sistemas ERP [Scherer 2000]; Situação atual: anomalia ou falta de módulos verticais do core business [Santos et al. 2000].

MRP (Material Resources Planning) Planejamento de Recursos Materiais Premissa do MRP: conhecidos os materiais de um produto e os tempos de sua obtenção pode-se calcular os momentos e as quantidades dos ítens necessários ao seu fabrico; Filosofia do MRP: determinar O QUE, QUANTO, QUANDO produzir / comprar; Sistemas MRP podem controlar produção e compra com base em previsão de vendas e atendimento de políticas de produção e de demanda; Recursos: parâmetros, tamanhos de lotes, estoques de segurança, lead times, estrutura dos ítens, tempo de produção, quantidades produzidas, demanda do mercado, políticas da empresa, etc.

MRP (Material Resources Planning) - planejamento de recursos materiais

MRP II (Manufacturing Resources Planning): planejamento de recursos de materiais e de cálculo de necessidades/capacidades

Módulos MRP/CRP (Capacity Requirements Planning) : cálculo de materiais e de capacidades

Módulos MPS (Master Production Schedule) / RCCP (Rouch Cut Capacity Planning): planejamento de produção de médio prazo

Estrutura conceitual do Modelo MRP / MRP II MRP / MRP II: Planejamento de materiais / necessidades MPS / RCCP: Planej. da produção e de capacidades SFC (Shop Floor Control): controle de manufatura

Outras Técnicas e Modelos de Produtos ERP GANTT (gráfico) - manufatura de produtos simples, lotes pequenos. Multi-PERT – cadeia de operações em função da estrutura do produto. KANBAN – manufatura padronizada, fluxo contínuo, nomenclatura estável. OPT (Optimized Production Technology) – gestão de gargalos (máquinas, oficina), cuja capacidade de produção é inferior à procura. Recursos: vendas, estoques, despesas operacionais. Premissa: meta da gestão da produção – dominuir os estoques, aumentar as vendas, reduzir despesas operacionais. (Bendix, França) JUST-IN-TIME – não é um método e sim políticas de apoio a métodos. Baseia-se em implantações racionais, otimização de lead times, qualidade da produção, RH, relações com fornecedores/clientes. Premissa: comprar e produzir apenas o que é necessário, quando for necessário.

Estrutura de sistemas ERP e modelos de gestão: CONCLUSÃO “Nenhum método proporciona respostas perfeitas e completas” [Courtois et al. 1991]. Deve-se analisar e daptar técnicas e métodos de produtos ERP aos requisitos das organizações. Em muitos casos é recomendado a adoção de produto que contemple métodos diferentes. Por exemplo: MRP-Kanban para manufatura. Organizações devem promover avaliações de produtos relativamente a métodos e técnicas, e também sobre recursos tecnológicos utilizados em suas implementações.

ESTRUTURAS DE SISTEMAS ERP E MODELOS DE GESTÃO Aldemar A. Santos (DCC/UFPE) aldemar@npd.ufpe.br Aldemar@ufpe.br