Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

NRE de Educação Cascavel – PR 2011
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
PROPOSTA DE AÇÃO PARA ESCOLAS PRIORITÁRIAS
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Oficina de Apropriação de Resultados
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Apropriação de resultados SADEAM 2012
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Organização do Planejamento com os professores
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Oficina de Apropriação de Resultados
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Prof.ª Irislane Figueiredo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Atividade complementar 04 e 05
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta

Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de ação.

Matrizes de Referência; SARESP; PROVA BRASIL; AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA; Relatório Pedagógico; Análise de Questões.

Objetivo no Plano de Ação é que se feche com Orientações Técnicas para Professores: Documentos Legais (Matrizes de Referências, Relatório Pedagógico/SARESP, IDESP, PROVA BRASIL e AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA); Análise de atividades para levantamento de habilidades; Abordando os conteúdos de menor índice de desempenho;

Orientações Técnicas (OT) descentralizadas: a) do grupo formador para os demais PCNP das DE que compõem os Núcleos, dia 10/09 (um núcleo fará a OT no dia 6/9): com elaboração do Plano de Trabalho da DE para a formação de professores de Língua Portuguesa e de Matemática. Cabe à cada DE, a definição de datas, expectativas, habilidades, conteúdos e metodologias, com a participação de gestores e professores;

b) realização da formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, pelos PCNP de cada uma das DE envolvidas, no período de 10/09 a 7/10; c) retorno dos PCNP aos núcleos de formação em 10/10 para a elaboração do relatório das atividades realizadas.

Segunda Etapa: Será desenvolvida a partir de 17/10, com OT centralizada.

Orientação Técnica – Escolas Prioritárias; Público alvo : Professores Coordenadores – Ciclo ll e EM. Data : 17/09/12 Horário : 13h 30 às 17h30 Local : EE Marta Teresinha Rosa Responsáveis : PCNP – Carlos /Fátima

Objetivos: Orientar o acompanhamento do desempenho dos alunos na disciplina de matemática com base na análise pedagógica das orientações técnicas oferecidas aos professores; Orientar os coordenadores no monitoramento junto aos professores de ações da DE para a recuperação da qualidade de aprendizagem matemática;

Discutir em que direção o professor está caminhando, identificando as evidências de melhoria e as fragilidades do ensino, usando como apoio os seguintes materiais:- Relatório Pedagógico do SARESP 2011, Resultados da Avaliação em Processo, aplicadas no 1º e 2º semestre 2012 e Resultados das Avaliações Internas aplicadas e discutidas nas ATPC e Conselho de Classe e Série.

Relatório Pedagógico do SARESP 2011; Resultados da Avaliação em processo,aplicadas no 1º e 2º semestre 2012; Resultados das Avaliações Internas aplicadas e discutidas nas ATPC e Conselho de Classe/ Série.

Trabalhar nas ATPC’s: Pontos da Escala do SARESP : São agrupados em quatro níveis de proficiência (abaixo do básico, básico, adequado e avançado); Expectativas de Aprendizagem (conteúdos e habilidades); Atenção! Quadro 1 – pág. 6 – Relatório do SARESP 2011

O SARESP estabeleceu como padrão de desempenho o nível ADEQUADO; Na composição das provas do SARESP 2011 foram utilizados; Itens elaborados com base nas habilidades indicadas nas Matrizes de Referência da Avaliação construídas a partir do Currículo elaborado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da SEE/ SP- CENP

Itens selecionados de avaliações anteriores do SARESP e itens comuns com o SAEB/ Prova Brasil, como mecanismo para assegurar a comparabilidade , entre os resultados do SARESP e Avaliação Nacional. Por isso são chamados itens de ligação.

Cinco competências gerais para aprender (pág Cinco competências gerais para aprender (pág. 41 – Relatório SARESP 2011): l. Dominar a norma culta de Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica; ll. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

lll. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema; lV. Relacionar informações representadas em diferentes formas, e conhecimento disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;

V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sócio - cultural

H A B I L I D A D E S TEMAS 5º EF 7º EF 9º EF 3º EM 16 15 20 17 4 6 10 Números, Operações e Funções 16 15 20 17 Espaço e Forma 4 6 10 Grandezas e Medidas 8 11 5 Tratamento da Informação 2 Total 30 38 45

Escolas Prioritárias Cronograma ( Reuniões ) 17/09/12 Professores Coordenadores 19/09/12 Professores (Grupo 1) 20/09/12 Professores (Grupo 2) 24/09/12 Professores ( Grupo 3) 25/09/12 Professores ( Grupo 4 e 5)

Objetivos: ORIENTAÇÃO TÉCNICA PROFESSORES DE MATEMÁTICA   Objetivos: Dar continuidade a Orientação de Implementação do Currículo Orientar o trabalho do professor de matemática na elaboração do Plano de Ação para sanar dificuldades de aprendizagem em matemática, apontadas na Avaliação em Processo e Resultados do SARESP 2011. Continuar apoiando e subsidiando os professores no desenvolvimento dos processos de Recuperação da Aprendizagem Significativa, orientando a utilização dos materiais disponibilizados pela SEE/SP

1- Reflexão: Como articular os resultados das avaliações externas e os resultados das avaliações internas, considerando o Currículo Oficial, Caderno do Professor/Aluno, Avaliação em Processo e Relatório Pedagógico SARESP 2011?   2 – ATIVIDADE: Em pequenos grupos discutir e elaborar um Plano de Ação para recuperar a aprendizagem dos alunos.

1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA PROFESSORES COORDENADORES DE ESCOLAS PRIORITÁRIAS - MATEMÁTICA Objetivo: Orientar o trabalho do Professor Coordenador no monitoramento junto aos professores das ações da Diretoria de Ensino para a Recuperação da Qualidade de Aprendizagem Matemática