Tecnologia Assistiva Carina Maia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
“Uma sociedade aberta e acessível a todos”
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica.
Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN)
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Orientação & Mobilidade
Tecnologia Assistiva (Ajudas Técnicas; Tecnologia de Apoio; Tecnologia Adaptativa; Adaptações; Tecnologia para Especiais)
O olhar psicopedagógico sobre os conteúdos escolares
III Encontro de Boas Práticas
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Tecnologias de Informação e Comunicação
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Escola Municipal Professoras:
ADAPTAR À DIFERENÇA ESCOLA BÁSICA P. JOAQUIM MARIA FERNANDES SOUSEL.
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTES: Ana Cristina Guimarães Elisângela Cardoso Luciene dos Santos Silva Maria das Graças Vieira.
Presidência da República
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.
Profa. Reane Franco Goulart
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
CARTA DE BELO HORIZONTE
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
LIVRO ENTENDENDO A DEFICIÊNCIA FÍSICA
O que promove as parcerias entre empresas, governo e ONG para fomentar a capacitação e empregabilidade da pessoa com deficiência.
COMO A TECNOLOGIA ASSISTIVA MUDOU MINHA VIDA
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Sala de Recursos Multifuncionais
Metodologia Científica
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Prof. Aron Roberto Ferreira
Técnicas e Projeto de Sistemas
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
WORKSHOP 5 Dia 01/04   das 8:00 às 12:00      Educação inclusiva com apoio da Tecnologia Assistiva Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo (UTP - PR)
PROCESSO SELETIVO.
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Profe Elen Regina Peracchi
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
O computador como Meio e como Fim...
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia Assistiva Carina Maia

O que é a Tecnologia Assistiva? A Tecnologiva  Assistiva ( agrupa  dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência, a reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência. Ou… São Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover uma Vida Independente e de Inclusão.

Recursos Uma bengala ou um sistema computorizado Dos recursos fazem parte todo o tipo de equipamento que ajuda a aumentar, a manter ou a melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiências. Poderão ser: Uma bengala ou um sistema computorizado Nestes estão incluídos: Brinquedos, roupas usadas, computadores, software, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos

De acordo com Vygotsky (1994) os recursos de Tecnologia Assistiva, podem ser considerados mediações instrumentais para a constituição e desenvolvimento da pessoa com deficiência, como sujeito dos seus processos, através da potencialização da sua interação no mundo social. O que está em questão é a possibilidade de o aluno se relacionar, de entender e ser entendido, de comunicar com os outros, promovendo o seu desenvolvimento. 

Serviços São aqueles que auxiliam uma pessoa com deficiência a seleccionar, comprar e usar os recursos anteriormente referidos. E são serviços prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Nomeadamente citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos. 

Tecnologia Assistiva De acordo com Galvão (2002) uma pessoa com deficiência tem dificuldades e limitações e através do desenvolvimento da Tecnologia Assistiva, na minha opinião é dada a possibilidade destas pessoas conseguirem neutralizar as barreiras com que se deparam no dia-a-dia e conseguirem se integrar na sociedade. Radabaugh afirma que: Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis. (Radabaugh,1993, citado por, Galvão, 2002)

Tecnologia Assistiva Segundo Santarosa (1997), existem diferentes maneiras de utilização das TIC como Tecnologia Assistiva . Estas têm sido sistematizadas e classificadas das mais variadas formas: a) As TIC como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação:  - O Uso destas tecnologias são a única maneira pela qual diversas pessoas podem comunicar com o mundo exterior onde podem explicitar os seus desejos e pensamentos. b) As TIC utilizadas para controle do ambiente:  - Esta tecnologia permite que a pessoa com comprometimento motor comande remotamente aparelhos e eletrodomésticos, nomeadamente, acender e apagar luzes, abrir e fechar portas, enfim, ter um maior controle e independência nas atividades da vida diária.

c) As TIC como recurso de acessibilidade na educação: - O uso desta tecnologia possibilita a que muitas pessoas com necessidades educativas especiais no seu processo de aprendizagem tomem contacto com as TIC de forma a consolidarem e construírem conhecimentos. d) As TIC como meio de inserção no mundo do trabalho profissional:  - Através desta tecnologia muitas pessoas com graves deficiências tornam-se cidadãs ativas e produtivas, em vários casos garantindo o seu sustento, por meio do uso das TIC. (Santarosa, 1997, citado por, Galvão, 2002)

A vida é isso Mesmo…Incluir, Integrar, Ajudar e Amar o Outro, seja o outro igual ou diferente!

Referência Bibliográfica GALVÃO FILHO, Teófilo A. e DAMASCENO, Luciana L. As novas tecnologias e a Tecnologia Assistiva: utilizando os recursos de acessibilidade na educação especial. Fortaleza, Anais do III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial, MEC, 2002. YGOTSKY, L. S. (1994). A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes