2011.1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Advertisements

Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Processos decisórios Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 2 Prof. Felipe Figueira
A tomada de decisão em administração
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações
Sistema de Informação Gerencial
PROF ELCIO HENRIQUE – TAO III.
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
ad – direção para, tendência para;
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
TOMADA DE DECISÕES Prof. Denilson Santos.
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Uma definição de conflito nas organizações
UM ENFOQUE RACIONALISTA ALTERNATIVO
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
MODELO DE DECISÃO DE SIMON
Gestão por Competências
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Processos Decisórios apostila 3 – capítulo 5 Profa. Josy Júdice
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Processo de Decisão de Tomadas
Planejamento Ambiental 9º Semestre
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Processo Decisório Herbert Simon.
TOMADA DE DECISÃO Modelo Racional
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL E CIÊNCIA DA GERÊNCIA
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Tomada De Decisão.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 5.
Transcrição da apresentação:

2011.1

Decisão Do latim DE (parar, interromper) + CAEDERE (cindir, cortar) Decisões: procuram resolver problemas/crises e aproveitar oportunidades

Evolução do Processo Decisório A perspeciva mítica/empírica da decisão Natureza / Sonhos / Oráculos / Profetas... Racionalismo – Descartes > Taylor As funções do Executivo – Chester Barnard Teoria dos jogos – John Von Newmann e Oskar Morgentern Qualidade Total – Japão – Deming, Juran e Ishikawa Racionalidade Limitada – Herbert Simon Decisão Estratégica – Henry Mintzberg Comece a exposição com um caso de um administrador (local ou nacional) que introduza o aluno ao universo das empresas e do trabalho de um administrador. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplos e aplicações.

Modelo Clássico ou Burocrático Os procedimentos lógico-formais do Processo Decisório são enfatizados, corroborando que quem toma as decisões examina primeiro os fins e só depois estuda os meios para alcançá-los, subordinando a eficácia da decisão à escolha da melhor decisão; Problemas e metas bem definidas; Condição de Certeza; Informação completa sobre alternativas e seus resultados. Escolha racional e individual para maximizar os resultados.

Modelo Comportamentalista O comportamento dos indivíduos na organização é muito acentuado e abrangente; em conseqüência, os gestores procuram prevê-lo para evitar situações desagradáveis no contexto das decisões. Afinal, a Teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões.

Modelo Normativo O que deve ser feito é a preocupação central. É o modelo dos grupos técnico-profissionais;

Modelo Racional ou Econômico O Processo Decisório tem como intuito maximizar os objetivos da alta administração e de seus acionistas.

Tipos de Racionalidade Racionalidade objetiva (fatos e dados mensuráveis); Racionalidade subjetiva (filtrado pelos valores); Racionalidade consciente (ajustamento consciente); Racionalidade deliberada (ajustamento provocado); Racionalidade organizacional (visa aos objetivos); Racionalidade pessoal (visa aos objetivos); Racionalidade substantiva (natureza humana - bom); Racionalidade funcional (aquisição humana). Racionalidade instrumental (controle e dominaçcão)

Modelo Administrativo Problemas e metas vagas. Condição de Incerteza; Informação limitada sobre alternativas e seus resultados; Escolha satisfatória para a resolução de problemas usando intuição e coalizões.

Decisão “Uma decisão é sempre uma escolha entre as várias maneiras de se fazer uma determinada coisa ou de se atingir um determinado fim.” (Kepner & Tregoe)

Decisão “Uma decisão é uma escolha entre duas ou mais alternativas ou possibilidades de ação para resolver problemas ou aproveitar oportunidades.” (Sobral e Peci, 2008)

FAZER DECIDIR POSSIBILIDADES RESULTADOS

O que são Problemas? “Problemas – situações que ocorrem quando o estado atual das coisas é diferente do estado desejado das coisas.” (Stoner e Freeman, 1999) “Problemas podem ser estruturados, semi-estruturados ou não-estruturados, dependendo do nível de informações disponíveis. “ (Robbins e Decenzo, 2003) “Problemas podem ser lógico-formais ou práticos. Estes últimos, por sua vez, podem ser sociais ou técnicos.” (Abramczuk, 2009)

Representação de um problema PRESENTE PASSADO PADRÃO ESPERADO DESVIO CAUSA REALIDADE

Área de Motivação Área do Planejamento Área da Consciência Área do Desejado Real Percebido Área de Motivação Área do Planejamento Área da Consciência Área do Diagnóstico

Elementos componentes da Estrutura de um Problema Constituintes relevantes da situação; Relações entre os constituintes relevantes; Método de elaboração das alternativas de solução; e Método de verificação da solução.

Dificuldades no processo de resolver problemas • Confusão entre problema e sintomas • Ênfase em apenas uma solução • Avaliação subestimada da implementação • Incapacidade de definir prioridades • Falta de tempo • Falta de competência ou de capacidade de decisão • Confusão entre informação e opinião

O que são Oportunidades? “Oportunidade – situação que ocorre quando as circunstâncias oferecem a uma organização a chance de ultrapassar seus objetivos e metas estabelecidos.” (Stoner e Freeman, 1999)

Como lidar com os problemas Seja criativo na definição do problema; Transforme os problemas em oportunidades; Defina o problema: Questione as restrições existentes no enunciado da questão; Identifique os elementos essenciais do problemas; Compreenda quais outras decisões afetam e são afetadas pela escolha que você faz; Dê um margem considerável para a definição de seu problema; Procure novos insights, pedindo a outras pessoas que lhe digam como vêem a situação; Reexamine o problema à medida que o processo avança; Mantenha a objetividade.

Elementos de uma Decisão Trabalhe com o Problema Certo; Defina os Objetivos; Crie Alternativas com imaginação; Compreenda as Conseqüências; Confronte os itens de negociação (Trocas); Esclareça suas Incertezas; Analise sua Tolerância diante do Risco; Examine as Decisões interligadas;

PENSAMENTO LINEAR UMA CAUSA UM PROBLEMA UMA SOLUÇÃO

PENSAMENTO SISTÊMICO VÁRIAS CAUSAS UM PROBLEMA VÁRIAS SOLUÇÕES

Classificação dos problemas de decisão Modelo Processual Múltiplos cenários, objetivos e alternativas. Modelo Ambíguo Problema anárquico , impreciso (fuzzy) . Modelo Político Objetivos múltiplos e conflito de interesses Modelo Racional Regras e rotinas bem estruturadas

Objetivos Deixe que os objetivos o guiem; Esteja atento às armadilhas Os objetivos o ajudam a determinar quais informações devem ser obtidas; Os objetivos podem ajudá-lo a justificar sua decisão perante os outros; Os objetivos estabelecem a importância de uma escolha e, assim, o tempo e o esforço que ela merece Esteja atento às armadilhas Torne-se mestre na arte de identificar objetivos Escreva tudo o que deseja abranger em sua decisão Converta seus interesses em objetivos comuns Faça uma distinção entre os fins e os meios ara estabelecer objetivos fundamentais Deixe claro o que significa cada objetivo Teste os objetivos para confirmar se correspondem aos seus interesses

Objetivos Os objetivos são pessoais; Objetivos diferentes se ajustam a problemas diversos; Os objetivos não devem ser limitados pela disponibilidade ou pela facilidade de acesso aos dados; A não ser que ocorram mudanças marcantes, os objetivos fundamentais bem pensados permanecem estáveis ao longo do tempo no que diz respeito a situações idênticas; Se a decisão em potencial o incomoda, talvez você tenha examinado um objetivo importante de maneira superficial.

Decisão em Organizações “Decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoas deverá seguir, sendo composta por seis elementos: o tomador de decisões, os objetivos, as preferências, a estratégia, a situação e os resultados.” (Stoner e Freeman, 1999)

Métodos de Apoio à Decisão Heurístico Estocástico Determinístico Inferencial COMPLEXIDADE INCERTEZA

Fatores que afetam a Tomada de Decisão: – tempo disponível para a Tomada de Decisão; – a importância da decisão (complexidade, urgência, etc.); – o ambiente; – certeza/incerteza e risco; – agentes decisores; – conflito de interesses.

Atores do Processo Decisório Decisor Facilitador Analista

Estilos de Decisor indivíduo avesso a problemas (AP) procura preservar o status quo e age para evitar mudanças. indivíduo solucionador de problemas (SP) espera ser confrontado com problemas e solucioná-los no curso normal de suas atividades. indivíduo previsor de problemas (PP) busca ativamente antecipar os problemas e tenta lidar com eles antes que se transformem em uma dificuldade maior para a empresa.

Nível de Burocratização Grau de Democratização DECISÕES Liderança Razão Inteligência Emocional Modelo de Gestão Nível de Burocratização Comunicação Resolução de Conflitos Grau de Democratização Negociação Percepção Criatividade

NÍVEIS DE INCERTEZA Níveis Crescentes de Incerteza Um Futuro Bem Claro 1 2 3 Futuros Alternativos Uma Faixa de Futuros Ambigüidade Verdadeira Níveis Crescentes de Incerteza NÍVEIS DE INCERTEZA

Tipos de decisão Decisão em condição de certeza; Decisão em condição de risco; Decisão em condição de incerteza ou decisão em condição de ignorância; Decisão em condição de competição ou decisão em condição de conflito.

Ambiente para Tomada de Decisão “Certeza – Condição para a tomada de decisão em que os adminsitradores tem informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre os resultados das várias alternativas que estão sendo consideradas.” (Stoner e Freeman, 1999)

Ambiente para Tomada de Decisão “Risco – condição para tomada de decisão em que os administradores conhecem a probabilidade de que uma determinada alternativa leve a um objetivo ou resultado desejado.” “Probabilidade – medida estatística da chance de que um determinado evento ou resultado venha a ocorrer.” (Stoner e Freeman, 1999)

Quanto ao número de decisores: • Decisão individual; • Decisão em grupo. Dificuldades da decisão em grupo: – diferenças culturais entre os integrantes do grupo; – existência de situações de conflito entre os integrantes do processo de tomada de decisão; – pensamento grupal (groupthink): unanimidade interna que não avalia todas as alternativas e opções.

Tomada de Decisões em Grupo Vantagens Decisões mais precisas Maior partilha e transmissão de informação Maior diversidade de experiências e perspectivas Geração de mais alternativas Aumento da aceitação de uma decisão Aumento da legitimidade de uma decisão Maior motivação pela participação na resolução do problema Maior e melhor controle das ações subseqüentes à decisão (menos dúvidas)

Tomada de Decisões em Grupo Desvantagens Decisões menos criativas e ousadas Maior ineficiência (consome mais recursos) Minoria dominante pode influenciar o processo de decisão Aumento da pressão para aceitar os pontos de vista do grupo Responsabilidade diluída quanto às conseqüências das decisões Processo mais demorado Possibilidade de levar a uma indecisão prolongada quando não se chega a uma decisão apoiada pela maioria

Tipos de decisões quanto à participação da equipe • Decisões autocráticas: – Não precisam de discussão ou acordo do grupo e aceleram o processo de TD. Ex.: decisões de acionistas ou técnicos • Decisões compartilhadas: – Tomadas pelo gerente junto com a equipe, havendo consulta a uma pessoa ou grupo. Podem ser consultivas ou participativas.

Tipos de decisões quanto à participação da equipe • Decisões delegadas: – São tomadas pela equipe ou pessoa com poderes para isso, não precisando ser aprovadas ou revistas pela administração. A pessoa ou equipe assume plena responsabilidade pela decisão e deve ter qualificação e maturidade para tomar decisões.

Tipo de Decisão por Nível hierárquico

O processo decisório - Simon

Qual é o problema? (...inteligência) Quais são as soluções possíveis? (...modelagem) Qual é a melhor alternativa? (...escolha)

Modelo de Processo Decisório

Modelo de Processo Decisório

Perguntas importantes • Qual o problema ou oportunidade? • Quais as prioridades ? • Quais os objetivos da decisão? • Quais as alternativas? • Quais suas vantagens e desvantagens? • Qual alternativa é melhor? • Como implementar a escolha?