Aplicações de Métodos Matemáticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO COM MAIS DE UMA EQUAÇÃO
Advertisements

Método da Substituição
Amintas engenharia.
O Maple na Aula de Matemática
6- Aplicações da Derivada
MATLAB Comandos Básicos.
Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2006/2007 Sistemas de Equações e Gráficos 2.1 Octave Sistemas de Equações e Gráficos.
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Cálculo Numérico Módulo I Ferramentas de Suporte
Introdução Cálculo Numérico Profs.: Bruno C N Queiroz
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
1 MergeSort Seja uma lista A de n elementos. O algoritmo consiste das seguintes fases Dividir A em 2 sub-listas de tamanho n/2 Conquistar: ordenar cada.
Métodos Numéricos e Estatísticos
O que você deve saber sobre
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS NUMÉRICOS
Introdução aos Sistemas de Controle
Introdução aos Sistemas Dinâmicos 3 – Transformada de Laplace
3 - Equações Lineares de Segunda Ordem
Sistemas lineares Prof. ª: CATIA CILENE VOSS.
Funções.
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Capítulo 5 Equações slide 1
Métodos Numéricos Computacionais
CÁLCULO NUMÉRICO Introdução Prof. Esp. Geonir Paulo Schnorr
Cálculo Numérico Prof. Guilherme Amorim 22/10/2013 Aula 1 – Apresentação.
Sistemas de medição - TM-247
DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL Cap
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Aula 13 Derivação Implícita, derivadas das funções trigonométricas inversas e derivadas de funções logarítmicas.
AULA 3_Equação de Primeiro Grau
Pesquisa Operacional Sistemas Lineares
Revisão do conceito de matrizes
MÉTODOS NUMÉRICOS APLICAÇÃO NO MATLAB
Interpolação.
Equações diferenciais ordinárias
ÁLGEBRA – AULA 2 Equações.
EDO de 2ª ordem Linear Cálculo 2 A – Turma H
1 - Equações Diferenciais Ordinárias
Instrumentação 5ª. aula.
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Equações diferenciais ordinárias de segunda ordem
Introdução a Cálculo Numérico
Funções de várias variáveis
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Otimização Numérica de Processos
2. Modelagem no Domínio da Freqüência
Solução das equações de estado
EDO de 2ª ordem Linear (continuação) Matemática para Economia III
Equações algébricas e transcendentais
Prof. Guilherme Jahnecke Weymar
Modelagem e Simulação de Processos - Introdução
Cálculo Numérico Módulo I Ferramentas de Suporte
Matemática IV Ementa: Noções de equações diferenciais ordinárias. Números complexos. Programa: Introdução ao estudo das equações diferenciais. Equações.
INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Introdução à Integrais – Antiderivação
Pesquisa Operacional Sistemas Lineares
Introdução ao curso de Matemática Simbólica no MatLab
Sistemas de Controle III N8SC3
MatLab (Matrix Laboratory)
Interpolação PROF. HERON JR.. Objetivo  Interpolar uma função f(x) consiste em aproximar essa função por uma outra função g(x), escolhida entre uma classe.
Professor: Jailson Domingos-2012
Unidade 3 – sistemas lineares
ANÁLISE DE DADOS As medidas realizadas num biorreator, se usadas adequadamente com equações de definição, balanço global de energia e massa, e modelos.
Computação Científica e Equações Diferenciais Geovan Tavares e Hélio Lopes PUC-Rio – Departamento de Matemática Laboratório Matmidia
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO MATLAB MINICURSO PET-POTÊNCIA WILK MAIA TURMA 1/2 AULA 8.
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME36L – TRANSMISSÃO DE CALOR I PROF.
Cálculo Diferencial e Integral III
Transcrição da apresentação:

Aplicações de Métodos Matemáticos Prof. Nestor Roqueiro Laboratório de Controle de Processos EQA - UFSC e-mail: nestor@enq.ufsc.br

O Problema Os modelos matemáticos que representam processos ou equipamentos são sistemas de equações algébricas, diferenciais e integrais que, em geral, não tem solução analítica. Para obter soluções, portanto, devem ser utilizados métodos numéricos. Para solução numérica de problemas de medio e grande porte é necessário o auxilio de computadores. E para que os computadores funcionem são necessários programas.

A Solução Comprar o software que resolva a classe de problemas que deseja tratar Desenvolver seus proprios programas Contratar alguem que desenvolva os programas Fazer combinações das três propostas acima

A Melhor Solução A melhor solução depende da verba disponível mas, em geral, o conhecimento de uma linguagem de programação de alto nível e programas que auxiliem na resolução de problemas numéricos costumam ser a solução mais eficiente, e mais barata.

Os Problemas Matemáticos Os problmas matemáticos que sugem na modelagem de processos e equipamentos são: Solução de sistemas de equaçoes algébricas Solução de sistemas de equações diferencias ordinárias Solução de sistemas de equações diferenciais parciais Ajuste de curvas e interpolação Otimização

A Aula de Hoje Nesta aula abordademos: Solução de sistema de equações algébricas (raízes) Solução numérica de EDO com condições iniciais Solução numérica de EDO com condições de contorno Solução numérica de EDP Interpolação

Software Usaremos o Matlab que combina uma linguagem de programação de alto nível com bibliotecas de programas de diversas áreas do conhecimento. Esta característica facilita a implementação de soluções numéricas.

Objetivo da Aula Resolver numericamente problemas matemáticos provenientes da modelagem de processos ou equipamentos.

Reator Continuo em Estado Estacionario O modelo é: os programas usados para resolver são: ‘reator’ e ‘cstr’

Simulação de um tanque de nivel O tanque de nivel está representado pela equação: os programas usados para resolver são: ‘edo’, ‘nivel’ e ‘tanque’.

Pellet de Catalisador O pellet está representado pela equação: os programas para solução numérica são ‘pell’ e ‘pellet’

Matemática simbólica Em uma calculadora a linha de comando y=sin(x) dará erro se não for atribuído previamente um valor a x

Em cálculo simbólico é possível operar expressões como sin(x) sem atribuir valores numéricos às variáveis. Ex: Cálculo da derivada de sin(x) >>syms x >>f=sin(x) >>diff(f) >> cos(x)

Outros exemplos Determinante de uma matriz simbólica syms a b c d M= [a,b;c,d]; det(M) Integral f=int(x^3/sqrt(1-x),a,b)

Conversão de variáveis Para converter uma variável simbólica em numérica usa-se double Ex: phi=sym((1+sqrt(5))/2) double(phi)

Substituição de variáveis Para substituir uma variável em uma expressão simbólica usa-se subs Ex: syms s f=a*x^2+b*x+c subs(f,x,s)

Derivação Para derivação analítica utiliza-se a função diff Ex: f=a*x^3+b*x^2-x+c diff(f,b,2)%deriva em relação a b duas vezes

Integração Para integração analítica utiliza-se a função int Ex: syms m n f=sin(s+2*x) int(f,s,m,n)

Resolução de equações algébricas Um sistema de equações algébricas syms u c d v e2=u-c+d+v-10 e1=d+(c+u)/2-v e3=v+d-u+c/4 e4=v+u-c+8*d-1 resolve-se usando solve(e1,e2,e3,e4)

Resolução de equações diferenciais Uma equação diferencial pode ser resolvida usando a função dsolve Ex: y=dsolve('D2y-2*Dy-3*y=0','y(0)=0','y(1)=1') tentar também y=dsolve('D2y-2*Dy-3*y=0')

Formatação e simplificação Para simplificar expressões usa-se a função simple f= (1/x^3+6/x^2+12/x+8)^(1/3) y=simple(f) e para melhorar a apresentação usa-se pretty(y)

Representação gráfica Para representar graficamente uma expressão simbólica como: syms t y=-5*t^2+20*t+30 ezplot(y)

Simulação de um tanque de nível O tanque de nível está representado pela equação: A solução analítica pode ser calculada como: h=dsolve('Dh=q/A-Cv*h') e a solução pode ser observada usando pretty(h)

Para representar graficamente usa-se a função ezplot, mas antes devem ser substituídos os valores de q,A,C1 e Cv h=subs(h, 'q',2) h=subs(h, 'C1',5) h=subs(h, 'Cv',1) h=subs(h, 'A',10) ezplot(h)

Problema Proposto Resolver y”-xy-y=0 Para resolver y=dsolve('D2y-x*Dy-y=0','y(0)=1','Dy(0)=2', 'x') Para representar graficamente ezplot(y)

Pellet de Catalisador O pellet está representado pela equação: E a linha de comando para resolver é: Ca=dsolve('x^2*D2y+x*Dy-x^2*y*k=0','Dy(0)=0','y(R)=Cas','x') Ca=subs(Ca,'Cas',1) Ca=subs(Ca,'k',1) Ca=subs(Ca,'R',1) plot(1/besseli(0,1)*besseli(0,[0:0.01:1]))

Exemplos

Soluções caso1 caso2 y=dsolve('Dy=1+y^2','x') y=dsolve('2*x*y*Dy-y^2+x^2=0','y(1)=1','x') ezplot('(-x^2+2*x)^(1/2)')

Problemas sugeridos