Planejamento em Publicidade e Propaganda I

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Transcrição da apresentação:

Planejamento em Publicidade e Propaganda I Aula 01

Planejamento As empresas não funcionam ao acaso. E muito menos na base da improvisação. Tudo nelas deve ser planejado. Isto significa que as empresas precisam decidir antecipadamente o que pretendem e o que deve ser feito para atingir suas pretensões e alcançar seus objetivos.

O planejamento é algo muito comum em nossas vidas O planejamento é algo muito comum em nossas vidas. A todo momento estamos planejando nosso comportamento em relação a certos objetivos. Nas empresas, o planejamento é uma necessidade: uma vez definido algum objetivo, o planejamento constitui a melhor maneira de chegar lá.

O planejamento constitui a primeira etapa do processo de comunicação e vem antes da execução de qualquer atividade. Tem como função determinar antecipadamente quais os objetivos almejados e o que deve ser feito para atingi-los da maneira adequada. O planejamento sempre visa uma ação futura. É por meio dele que se pode organizar, dirigir e controlar as atividades da empresa, sempre tendo em mente os objetivos a serem atingidos.

Para Peter Drucker, “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.”

Portanto fica claro que a qualidade somente será conseguida se ela for planejada e que este planejamento ocorra de forma organizada, isto é, dentro de uma sequência de eventos pré determinada. O planejamento é a função básica e universal de todas as funções de gerenciamento e controle.

Deve-se tentar obter o máximo retorno possível de uma comunicação, otimizando o investimento realizado, qualquer que seja ele. Vale a pena recordar um ditado chinês que afirma que "se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve." Isto significa, que se uma empresa quer alcançar a qualidade competitiva, isto não se dará por acaso, mas será o resultado de um esforço de todos aqueles que trabalham na organização, desde o presidente até o mais simples funcionário.

Assim, o planejamento é a diferença entre uma situação atual e uma situação desejada como objetivo. Planejar é tomar decisões antecipadas, definindo os objetivos relevantes, aonde se quer chegar, e os meios e caminhos de como alcançá-los.

Planejamento não deve ser confundido com previsão , projeção, resolução de problemas e nem com o plano. Planejamento não é a mesma coisa que plano. Na realidade, o plano é o produto do planejamento. É o documento formal resultante do processo de planejamento, e deve ser escrito de forma que qualquer pessoa envolvida na sua execução possa entendê-lo facilmente.

Vantagens do planejamento Ajuda a organização a melhor se adaptar as mudanças; Proporciona uma visão geral da situação; Tende a tornar os objetivos mais conhecidos; Minimiza a prática da adivinhação; Poupa tempo, esforço e dinheiro; Propicia uma convergência de esforços de todas as pessoas em prol de um objetivo comum; Vantagens do planejamento

Se implantado corretamente, eleva o grau de interação entre os subsistemas organizacionais, conquistando uma maior eficiência operacional entre os mesmos; Facilita e agiliza o processo de tomada de decisões;

Reduz a possibilidade de erros na tomada de decisão: um planejamento bem feito, onde são levantadas todas as variáveis que possam influenciar no sucesso do objetivo, sem dúvida, reduz as chances de tomadas de decisões equivocadas e a correção, a todo momento, dos desvios de percurso, possibilitando um melhor desempenho na consecução dos objetivos esperados.

Desvantagens do planejamento O trabalho ou tempo envolvido no planejamento pode exceder as contribuições; Pode restringir a iniciativa e a inovação; Algumas vezes os melhores resultados são obtidos com indivíduos avaliando a situação à medida que os problemas vão surgindo.

As empresas não podem sobreviver se não souberem o que querem e para onde vão; A missão define o propósito fundamental e único que a organização tenta seguir , ou seja, identifica a razão de ser da organização, o que ela representa; Diz respeito o que a empresa ou a organização se propõe a fazer e para quem(clientes, colaboradores e comunidade); Definição de missão

É uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes. Razão pela qual a organização existe( informações sobre o negócio da empresa) O que a empresa faz? Por que ela faz? Para quem ela faz? Como ela faz?

Dicas : Evite frases muito longas e com palavras difíceis para o entendimento do público; Evite gerúndios .

Exemplos de Missão Fiat: “ produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir.” Natura: “ nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem- Estar/ Estar Bem.”

Atividade Escolha 3 empresas e construa a missão para cada uma delas.

Definição de visão É a descrição do futuro desejado para a empresa, como queremos que a organização esteja daqui a algum tempo; A visão precisa ser prática, realista e visível, pois não se pode alcançar algo que não se vê.

Atente-se para: No que a empresa quer se tornar? Qual a direção é apontada? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção eu devo apontar meus esforços? Eu estou ajudando a construir o que? Os recursos investidos estão levando a empresa para onde? Atente-se para:

Exemplos de visão Avon: “ ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e auto- realização da mulher”. Sony: “experimentar o prazer de avançar e aplicar tecnologia para o benefício das pessoas.”

Atividade Agora defina a visão para as empresas escolhidas na atividade anterior.

Lembre-se : Missão: é a razão pela qual a organização existe Visão: retrata o sonho da empresa, aonde ela quer chegar. A missão deve dar a visão da empresa a longo prazo, podendo ser redefinida caso tenha perdido credibilidade ou não represente o melhor caminho para a organização.