IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Administração Estratégica
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL Manuel Lousada Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior CONFERÊNCIA NACIONAL PREPARATÓRIA.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
POSSÍVEIS ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS:
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
As forças do mercado e o reposicionamento da logística
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
O Boticário Novos Modelos de Empresas Aline Urlass Marcelo Estevez
Sociedade da Informação no Brasil
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Evento de Empreendedorismo Fernando Dolabela e Ênio Pinto Sumário Executivo 04 de outubro de 2011.
Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher
A formação profissional frente aos desafios do setor privado
Fostering Entrepreneurship
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
Prof. Cárbio Almeida Waqued
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Por que estudar sistemas de informação?
Benefícios da participação em CGV
Empreendedorismo ________________________________________
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
O MERCADO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
Empreendedorismo Engenharia Mecânica Assuntos Reconhecimento de oportunidades.
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO
Pequena Empresa: Componente Vital da Economia
Raffaela Plazezwski n°24
“ Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você” “ Algumas pessoas podem considerar a Regra de ouro fora de moda, mas ninguém pode negar que ela.
Serviços de Beleza e Estética Panorama de mercado e atuação do Sebrae.
Studio Tech Centro de Beleza e Estética Masculina
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
1 PRINCÍPIOS DO MERCADO ATUAL 1. Imagine que você se prepara e se qualifica como um excelente corretor de imóveis; 2. Passa a atuar na área imobiliária,
Micros e Pequenas Empresas
RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS
Empreendedorismo “Imprendere”
#compredopequeno.
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
profile Mais de 13 anos de carreira
Pesquisas de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações instituto de estudos e marketing industrial.
Victor Augusto da Silva n°29 1°EM
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
A mudança nas organizações
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Economia Conceitos Básicos.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
ECONOMIA BRASILEIRA CONCEITOS BÁSICOS
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Proposta de Patrocínio. Seja patrocinador do Programa Sebrae Beleza do Sebrae-SP. Associe sua marca a um programa que irá alavancar um dos segmentos mais.
Geografia Rede SESI de Educação.
Vendas Diretas e o Marketing Multinível Lucilene Silva Prado Presidente agosto 2013.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Transcrição da apresentação:

IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Aula 2 ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Tipos de empreendimento A cada 100 brasileiros que fazem parte da População Economicamente Ativa – PEA, 15 estão abrindo seus próprios negócios. Isso ocorre pelo fato da economia crescente, crédito jorrando na praça e o aumento da renda da população. Esses são os fatores determinantes para o número expressivo de novos empreendedores.

Os pequenos negócios abrange uma variedade de iniciativas empreendedoras: Mulheres Empreendedoras É crescente o número de mulheres empreendedoras. As mulheres não só estão começando novos negócios como o estão fazendo em setores não-tradicionais.

Vamos debater sobre as mulheres empreendedoras de João Monlevade

Empreendedores Fundadores - empreendedores que criam novas empresas. Administradores Gerais – comandam as operações de empresas bem-sucedidas em funcionamento. Empreendedores que atuam como administradores do seu negócio. Franqueados – empreendedor cujo poder é limitado por uma relação contratual com uma organização franqueadora. Longenecker, Moore e Petty, 2004

5. Empresa marginal - qualquer empresa pequena que provê lucros insignificantes para seus proprietários. Pequenas empresas atraentes - qualquer pequena empresa que provê lucros atraentes para seus proprietários. Iniciativa de alto potencial – empresa que tem grande perspectiva de crescimento. Longenecker, Moore e Petty, 2004

8. Empreendedor artesão – pessoa que inicia um negócio basicamente com habilidades técnicas e pequeno conhecimento do negócio. Longenecker, Moore e Petty, 2004

9.Empreendedor oportunista – empreendedor que inicia negócios com habilidades administrativas sofisticadas e conhecimento técnico. Equipe empreendedora – duas ou mais pessoas que trabalham juntas como empreendedoras. Longenecker, Moore e Petty, 2004

MULHERES EMPREENDEDORAS Quais são as mulheres empreendedoras do 8º período e da cidade de João Monlevade? Vamos identificar os seus negócios? Como eles gerem seus negócios?

Por que o período do final de 20 anos até os 40, na vida de uma pessoa é considerado como a melhor época para se tornar um empreendedor? Analise sua própria formação educacional e sinta as oportunidades e as qualificações necessárias para um empreendimento.

PME´s componente Vital da economia O Brasil tem 175 bancos e tem +/- 6 milhões de empresas, sendo 92,8% microempresas, de acordo com estudo do BNDES . O BNDES conclui que as microempresas são as principais responsáveis pela geração de emprego e representam um papel importante na renovação da economia brasileira.

O Brasil é o 2º mercado mundial de "fitness" (mercado da estética ou da beleza, saúde e bem-estar, envolvendo a produção do setor de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, bem como os spas, as clínicas de estética e das redes especializadas, etc.), um setor que cresce 15% ao ano e já emprega dois milhões de pessoas.

O Brasil é o 1º colocado no ranking mundial em número de farmácias (50 mil lojas, ou 3,34 para cada 10 mil habitantes); e é o 8º colocado no ranking mundial dos maiores consumidores de medicamentos (o movimento é de cerca de US$ 8 bilhões por ano).

Fatores que podem contribuir para o crescimento das PME´s: Novas tecnologias Maior flexibilidade Crescimento do setor de serviços Crescimento da força de trabalho feminina

Contribuições especiais da pequena e média empresa: Gera novos empregos Segundo o SEBRAE, pequenos negócios foram responsáveis por 67% dos postos de trabalho gerados em abril de 2010 Introduz inovação Fotocópias, Insulina, Aspirador de pó, Penicilina, Zíper, Helicóptero, Direção eletrônica, Caneta esferográfica, bucha customizada etc. Estimula a competição econômica Produz bens e serviços eficientemente Auxilia a grande empresa