Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Ciclo de vida e organização do projeto
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
GESTÃO DE PROJETOS 1 Conceitos Básicos.
Gerenciamento da Integração
CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula MATA06/08 23/01/2012
CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula MATB07 19/01/2012
Planejamento do gerenciamento de riscos
Projeto em Engenharia de
Gerenciamento de Projetos e
CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula MATA12 – 14/08/2013.
CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula DP 02/05/2012.
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula
CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula. Prof. Rene Sanches - Graduação em Economia - Universidade Mackenzie – 1986; - Pós-Graduação em Finanças na Faculdade de.
Apresenta.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Gestão de Projetos.
O que é um projeto? É um empreendimento temporário instituído unicamente para alcançar um objetivo.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 3 1.
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Gestão de Projetos.
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
Sumário Introdução Cenário Atual Conceitos Fundamentais
Módulo de Gestão aplicada à TIC Curso Técnico de Informática Aula 03 e 04 Prof. Amadeu Campos.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento da Integração
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Gerenciamento de Integração.
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Gerência de Projetos.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Estimativas de Custos e Orçamentação
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 27/08/14.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Gabriel Bastos Machado
Definindo o Gerenciamento de Projetos
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS
Inspeção, Revisão e Avaliação
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 1ª aula ARECA05 –23/04/14.
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
Avaliação da Viabilidade Econômico Financeira em Projetos - 1ª aula 08/04/15.
Gestão de Projetos Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 15/04/15.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Visão Geral da Gestão de Projetos
Programa Soluções Tecnológicas
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 03/06/13.
Profª esp. Natalia pacheco
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
ECONOMIA EMPRESARIAL 1ª aula ECOA14 S E DP 18/08/2015.
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
GESTÃO DE PROJETOS Prof. HELTON COELHO.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Não é casual. Constitui esforço deliberado, racional e formal. “Projeto de um estado futuro desejado e de meios efetivos para torná-lo realidade”. É um.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 1ª aula 27/05/13

Profº. Rene Sanches - Graduação em Economia - Universidade Mackenzie; - Pós-Graduação em Finanças na Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo; - Perito Econômico Financeiro – CORECON

Experiência Profissional: Alguns Experiência Profissional: Alguns...anos na área Bancária & Financeira Banco Safra – Mesa de operações (Ativos e Passivos) BankBoston – Área técnica da mesa – Gerente Financeiro Controlbac – Consultoria na área bancária Banco Mercedes-Benz – Gerente Geral de Cobrança e Área Jurídica. BTG Pactual - (Securitizadora) (Administração da Carteira do Banco Lehmann Brothers no Brasil) Telefônica - Gerente Executivo Sócio Diretor da R$$ Consultoria Financeira. Diretor Financeiro - CONESPA

Palestras realizadas: - Câmara Alemã de Comércio – Nova Lei de Falências; - CRECI-SP – Cons.Reg. dos Corretores de Imóveis – Nova Lei de Falência ; - CINGAPURA – Processos de recuperação de créditos – Congresso Mundial – (Banco Mercedes-Benz) - PORTO RICO – Revisão de processos bancários - Banco Mercedes-Benz ; - CANADÁ – Revisão de Processos de Cobrança - Banco Mercedes-Benz.  

Apresentação dos alunos: Nome: Formação: Empresa onde trabalha: Experiência no mercado financeiro ?

Método de avaliação Trabalho: Criação de um Projeto/Empresa, considerando a avaliação da viabilidade econômica e financeira do mesmo. Nota final = T+P; onde T=70% e P=30% Lista de presença: Preferencialmente ao final da aula. e-mail: rene.sanches@globo.com

MOMENTO INICIAL DE UM PROJETO DEFINIÇÃO DO PROJETO INÍCIO DE UM PROJETO PLANO DE AÇÃO INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA (PESSOAL E FÍSICA) ACEITAÇÃO/TESTE DO SERVIÇO, PRODUTO OU EMPRESA. MONTAGEM DO PROJETO

Gestão de projetos Evitar surpresas durante a execução dos trabalhos; Otimizar a alocação de pessoas, equipamentos e materiais necessários; Documentar e facilitar as estimativas para futuros projetos.

Um projeto bem sucedido é aquele que é realizado conforme o planejado. o projeto ficar abaixo do orçamento previsto o projeto terminar mais rápido o projeto consumir menos materiais e pessoas o cliente ser surpreendido pela qualidade do resultado do projeto o projeto gastou menos recursos do que o previsto ...pode ter ocorrido uma falha no planejamento que permitiu que os recursos fossem superestimados e, não uma vitória da economia.

Características técnicas de um projeto bem sucedido: ser concluído dentro do tempo previsto; ser concluído dentro do orçamento previsto; ter utilizado os recursos (materiais, equipamentos e pessoas) eficientemente, sem desperdícios; ter atingido a qualidade e a performance desejada.

Por que os projetos podem falhar? -mudanças de tecnologia; evolução nos preços e prazos; complexidade encontrada no projeto. Outras vezes, as causas dos insucessos são decorrentes de falhas gerenciais, que podem ser evitadas, tais como: metas e objetivos mal estabelecidos; o projeto inclui muitas atividades e muito pouco tempo para realizá-las;

Por que os projetos podem falhar? (2) estimativas financeiras incompletas; o projeto é baseado em dados inadequados ou insuficientes, deixando em segundo plano os dados históricos de projetos similares e, até mesmo análises estatísticas efetuadas; não foi destinado tempo para as estimativas e o planejamento.

Por que os projetos podem falhar? (3) não se conheciam as necessidades de pessoal, equipamentos e materiais. Ninguém verificou se as pessoas envolvidas nas atividades tinham conhecimento necessário para executá-las; Cabe ao gerente de projeto e à sua equipe controlar as possibilidades de insucessos mencionadas

Conceitos Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade . Gerenciamento de Projeto: A aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas de projetar atividades no intuito de atender ou exceder as necessidades ou expectativa dos Stakeholders . Ciclo de vida do projeto: Conjunto de fases seqüenciais do projeto, cujos nomes e números são determinados pela necessidade de controle da organização ou das organizações envolvidas no projeto.

Conceitos Fase do projeto: Um conjunto de atividade logicamente relacionada que culminam com a entrega de um produto mensurável, tangível, resultado ou item que deve ser produzido. Stakeholders: São indivíduos ou organizações que estão envolvidas ativamente no projeto ou talvez sejam impactados pelas atividades do projeto. Este impacto pode ser tanto positivo quanto negativo, afetando os stakeholders com o resultado da execução do projeto. Participantes: Gerente e equipe de projeto, fornecedores, empreiteiros, especialistas, agências reguladoras etc.

Características de um projeto Empreendimento não repetitivo – é um evento que não faz parte da rotina da empresa. É algo novo para as pessoas que irão realizar; Sequência clara e lógica de eventos – o projeto é caracterizado por atividades encadeadas logicamente de modo a permitir que, durante a execução, o acompanhamento e o controle sejam precisos; Início, meio e fim – todo o projeto respeita um determinado ciclo de vida, isto é, tem uma característica temporal. Muitas vezes o término de um projeto coincide com o início de outro.

Características de um projeto Objetivo claro e definido – ao se iniciar um projeto, é de fundamental importância que se saiba onde se quer chegar, qualquer caminho parecerá poder atendê-lo e, a possibilidade de fracasso torna-se muito mais elevada; Conduzido por pessoas – o cerne fundamental de qualquer projeto é o homem. Sem ele, o projeto não existe, mesmo que se disponha de modernos equipamentos de controle e gestão; Parâmetros pré-definidos – todo projeto necessita ter estabelecidos valores para prazos, custos, pessoal, material e equipamentos envolvidos, bem como a qualidade desejada para o projeto.

Exemplos de projetos Como exemplo de projetos podemos citar: Montagem de uma empresa; Informatização da empresa ou de um determinado setor; Instalação de uma nova planta industrial; Reestruturação de um setor da empresa; Construção de uma casa; Realização de uma viagem; Etc.

Áreas de conhecimento Gerenciamento de Integrações Gerenciamento de Escopo Gerenciamento de Tempo Gerenciamento de Custos Gerenciamento de Qualidade Gerenciamento de Recursos Humanos Gerenciamento de Comunicação Gerenciamento de Riscos Gerenciamento de contratos Gerenciamento FINANCEIRO! etc