O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Jogos tradicionais: Rodas cantadas
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Autonomia e governo de si
Projeto de Integração :
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Percepção do Espaço Pela Criança
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
O Desenvolvimento Psicomotor
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
PEAD Ludicidade e Educação
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
A Matemática que está nos jogos!  A matemática contribui para desenvolver raciocínio,nos jogos você precisa descobrir a estratégia do adversário,habilidade.
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O BRINCAR.
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Transcrição da apresentação:

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.

O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade; Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação;

Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

O primeiro passo para se trazer o lúdico, a brincadeira para dentro da escola, é o resgate da infância dos próprios educadores, a memória. "Do que brincavam, como brincavam”.

O jogo, compreendido sob a ótica do brinquedo e da criatividade, deverá encontrar maior espaço para ser entendido como educação, na medida em que os professores compreenderem melhor toda sua capacidade potencial de contribuir para com o desenvolvimento da criança.

As crianças estão, nessa fase, explorando o mundo de um modo múltiplo, conectivo, molecular, sensível e não hierárquico. Cabe à educação infantil favorecer essa busca de conhecimento inventivo e criador. O brincar mostra os caminhos. Oficina de Formação para Estagiários (as)

"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças." (Monique Deheinzelin).