Pró Reitoria de Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Advertisements

REITOR (Carlos A. Rosa) PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO (Julio Simi) DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (Arlete Bordin) COORD GERAL DE LEGISLAÇÃO, LOTAÇÃO, CADASTRO.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Gestores Eleitos e Reeleitos 2012 Obtendo o Certificado de Regularidade do FGTS - CRF Brasília, 29/01/2013.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
CONVÊNIOS Norberto de Souza Medeiros Analista de Controle Externo - TCU Diretor Técnico em Substituição - 1ª DT-SECEX/PB.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Sergipe Jackson Souza Analista de Controle Externo.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Amazonas Uadson Ulisses Marques.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
CONVÊNIOS Adhemar Luiz Novaes Analista de Controle Externo TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo na Bahia Qualidade dos gastos públicos:
TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS Luiz Fiorentini TCU - Secex/SC.
O CONTROLE NA VISÃO DOS GESTORES A experiência do Ministério Público da União Brasília, 09/09/2004.
CONVÊNIOS. DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO Acordo que disciplina a transferência de recursos financeiros federais (orçamento fiscal e da seg. social) para a execução.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Piauí
CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Ronaldo Saldanha Honorato
Convênios Administrativos Cyonil da Cunha Borges de Faria Junior Analista de Controle Externo – TCU 2ª DT-SECEX/SP TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
FUNDO NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO LUIZ GUSTAVO GOMES ANDRIOLI Analista de Controle Externo - TCU.
O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO E A MODERNIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTROLE CONSTATAÇÕES DO CONTROLE EXTERNO REFERENTES AOS ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO E DO.
1 Ana Cristina Melo de Pontes Analista de Controle Externo Licitações O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro.
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
Temas sobre Licitações e Contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. FRACIONAMENTO u AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ANUAL DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS,
1 LICITAÇÕES E CONTRATOS Jansen de Macêdo Santos.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
O TCU e o controle dos gastos públicos
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo em Sergipe Jackson Luiz Araujo Souza.
CONTROLE EXTERNO Convencionou-se denominar de Controle Externo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração.
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
CONVÊNIOS Fernando Camargo Analista de Controle Externo/TCU Secex/MS.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CAE.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX- FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Apresentadora: Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Controle de Gastos Públicos
Analista de Controle Externo
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO PIAUÍ FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, outubro/2009 Portal dos Convênios Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União.
Implementação da Solução
Murillo de Miranda Basto Neto Manaus – 13/10/2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO – SET.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
OFICINA DE PROGRAMAÇÃO PACTUADA E INTEGRADA
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
Adm. Financeira de Organizações Públicas
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Relatório de Gestão do Governo do Estado de Mato Grosso 2003 – 2009
Pró Reitoria de Administração
Transcrição da apresentação:

Pró Reitoria de Administração

Pró-Reitor de Administração: Julio César Peres Simi T I M E Pró-Reitor de Administração: Julio César Peres Simi Diretor de Orçamento e Finanças: Gustavo Reis San Martin Setor de Execução Orçamentária e Financeira: João Pedro Pereira dos Santos Setor de Compras e Licitações: Débora Pinheiro Santos Setor de Importações: Eleandro Rodrigues Setor de Almoxarifado e Patrimônio: Klaus Vargas Karnopp Setor de Engenharia: Pedro Henrique Bürger Pozzebon Setor de Serviços de Apoio: Marcelo Bitencourt Moares Setor de Contabilidade: Gilson Edo Alves Parodes Setor de Prestação de Contas, Convênios e Contratos: Mirian Marciane Barth Setor de Diárias e Passagens/Afastamentos País: Laura Zucuni Guasso Setor de Protocolo: Naiane Soares Druzian Serviços de Portaria: Cláudio Correa

Diretoria de Gestão de Pessoas: Coord. Geral de Legislação Cadastro e Pagamento: a.1 Setor de Pagamento a.2 Setor de Lotação e Cadastro Coord. Geral de Seleção, Aperfeiçoamento e Acompanhamento de Pessoal b.1 Setor de Seleção, Ingresso e acompanhamento de pessoal

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA SETOR DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS SETOR PRESTAÇÃO DE CONTAS, CONVÊNIOS E CONTRATOS DIRETORIA DE ORÇAMENTO E FINANÇAS CONTABILIDADE SERVIÇOS DE APOIO SETOR EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PROTOCOLO PATRIMÔNIO/ALMOXARIFADO COMPRAS/ LICITAÇÕES/ IMPORTAÇÕES

Setor de Diárias e Passagens Diárias - SCDP SOLICITAÇÃO Encaminha para aprovação Assinatura Autorização Financeira Cadastra no SCDP

Diárias - SCDP PRESTAÇÃO DE CONTAS Encaminha para aprovação Recebe o relatório de viagem Anexa no SCDP

Passagens Aéreas Requisição de reserva e compra – Classic Turismo Pesquisa de horários e valores no site Encaminha para o solicitante

Plano Plurianual- PPA/SIMEC Objetivos e metas do governo Colher dados mensais para cadastro no PPA Transferência de dados no sistema SIMEC SIMEC

Terceirizados A cada quadrimestre é recolhido informações junto aos campi Enviado para a CGU – Sistema de Transferência de Informações

Afastamento do País É elaborado o despacho com base nos dados do processo Autorização – Pró-Reitor de Administração Autorização do Reitor

Lotes e Conformidade - SIAFI Diariamente é retirado os lotes Anexa comprovantes Conformidade SIAFI

Setor de Compras e Licitações Auxiliar e Orientar o Setor Solicitante da Compra, para correta confecção da Prévia do Termo de Referência, fazendo constar todas as especificações dos materiais ou serviços, com as exigências para fornecimento ou execução, a fim de evitar frustrações no recebimento do material ou da prestação do serviço FUNÇÕES BÁSICAS Elaborar Editais de Licitação, Minutas de Termo Contrato e demais documentos que compõe os procedimentos de compras, seja por licitação, seja por Dispensa ou Inexigibilidade Preocupar-se em Elaborar Procedimentos e Documentos Padrões, a fim de Uniformizar e Organizar o Processos de Compras do Instituto Federal Farroupilha Coordenar e Executar o Processo Licitatório na sua integralidade (Fase Interna e Externa)

Importações 1 – Objetivo: Aquisição de bens e materiais importados para utilização em pesquisas científico-tecnológicas, com isenção de tributos federais. 2 - Legislação Aplicada: Lei 8.010/1990; Lei 8.666/1993; IN SRF 799/2007; RDC 01/2008 ANVISA; Decreto 4.543/2002; Lei 10.964/2004. 3 - Formas de Importação: Importa Fácil Ciência – Processo Simplificado – Limite de Importação até U$ 10.000,00; Importação Via SISCOMEX 4 – Principais Etapas do Processo -Identificação do produto e classificação fiscal -Registro no Sistema -Solicitação de Cotação Internacional (PROFORMA) -Instrução processual e Tratamento Administrativo -Cálculo de Custo de Importação -Câmbio e Pagamento Internacional -Logística (entrega, prazos, desembaraço) -Despacho Aduaneiro de Importação

Setor de Execução Orçamentária e Financeira Coordenar a execução orçamentária e financeira; Coordenar os processos de realização de empenho; Controlar as diferentes formas de pagamentos e recebimentos de recursos; Participar do processo de prestação de contas; Apropriação e liquidação da FOPAG;

Setor de Prestação de Contas, Convênios e Contratos instrumento que disciplina a transferência de recursos financeiros de órgão da administração pública federal, para órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital ou municipal; TERMO DE COOPERAÇÃO é o instrumento por meio do qual é ajustada a transferência de crédito : de órgão da administração pública federal para outro órgão federal da mesma natureza; IFFarroupilha celebra TC com a Unidade Concedente Recebe crédito e repassa aos Campi Faz prestação de contas

FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS GESTÃO DE CONTRATOS FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS É um serviço administrativo propriamente dito. controle dos prazos de vencimento, de prorrogação; termos aditivos e apostilas; monitoramento e orientação da fiscalização; Etc. Cuida-se pontualmente de cada contrato. implica a garantia de que o serviço será prestado conforme previsto; uma eficiente atuação do fiscal poderá maximizar os resultados da prestação de serviços, garantindo a qualidade.

Gestão de Documentos Foi criada proposta de Programa de Gestão de Documentos para o IFFarroupilha, de acordo com a Legislação Vigente: Esta proposta foi apresentada primeiramente aos Pró-Reitores e ao Reitor, e após, foi apresentada ao Colégio de Dirigentes. Lei n° 8.159/1991 Decreto n° 4.073/2002 Portaria Normativa 05/2002 Decreto n° 4.553/2002 Decreto n° 4.915/2003 Resoluções do CONARQ

OBJETIVO GERAL DA GESTÃO DE DOCUMENTOS: Gerir o conjunto documental do IFFARROUPILHA, independente do seu suporte ou espécie, desde a sua produção até a destinação final; A fim de... Garantir acesso rápido e preciso aos documentos; Proteger e zelar os acervos documentais; Etc...

Setor de Contabilidade AÇÕES QUE ENVOLVAM EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E MUTAÇÕES PATRIMONIAIS GESTORES E ÓRGÃOS FISCALIZADOES E DE CONTROLE INTERNO E EXTERNO INFORMAR FUNÇÕES BÁSICAS ORIENTAR E AUXILIAR CONTROLAR COORDENAR AS AÇÕES DOS SETORES DE CONTABILIDADE DAS DEMAIS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS TODOS OS SETORES ENVOLVIDOS NOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO DE ATOS E FATOS CONTÁBEIS COORDENAR

Setor de Contabilidade INFORMAÇÕES GESTÃO SETORIAIS CONTÁBEIS AUDITORIA INTERNA AUDITORIA EXTERNA FORNECER INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A TOMADA DE DECISÃO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO ANUAL MANTER A CONFORMIDADE DAS INFORMAÇÕES QUE SUBSIDIAM O BALANÇO GERAL DA UNIÃO FORNECER INFORMAÇÕES E DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS NECESSÁRI0S AO CONTROLE DOS ATOS E FATOS MANTER A ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL, ELABORAR DEMONSTRATIVOS E FORNECER INFORMÇÕES SEMPRE QUE MOTIVADO

Setor de Contabilidade INFORMAÇÕES MINISTÉRIO DO TRABALHO RECEITA FEDERAL DO BRASIL PREVIDÊNCIA SOCIAL E CAIXA FEDERAL SECRETARIA DE FAZENDA ESTADUAL RAIS Relação Anual de Informações Sociais DIRF Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte GFIP Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social GIA Guia de Informação e Apuração do ICMS

Setor de Contabilidade COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO M A N U I S COMPRAS E LICITAÇÕES GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DIÁRIAS E PASSAGENS PROTOCOLO E ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL FORMALIZAÇÃO DOS TERMOS DE COOPERAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS CENTRALIZAÇÕES INSTRUÇÕES DE USO DE VÍCULOS OFICIAIS CONTROLE PATRIMONIAL

ENGENHARIA Simec Coordenação Uniformidade/padronização Proj./orç. de obras novas e reformas, operação e manutenção Ensino, pesquisa e extensão Fornecer informações do planejamento/andamento de obras BM ,liberação de parcelas, emissão de termos de recebimento Analise de processos de obras para licitação Dar parecer no que concerne aos aditivos de prazo/valor e apostilamento Suporte para Auditoria Interna - CGU Comissões Responsável no CREA/RS Prefeitura, Bombeiros, Conc. Públ., Órgãos Ambientais (licenças/alvarás)