WayToGo Plano de projeto do Design da Interação Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Interfaces Usuário Máquina / if681 Prof. Alex.

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Transcrição da apresentação:

WayToGo Plano de projeto do Design da Interação Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Interfaces Usuário Máquina / if681 Prof. Alex Sandro Gomes Julho/2007

O que é o WayToGo ? uma metrô É uma interface de informação de itinerários de ônibus e metrô para sistemas móveis que permite ao usuário interagir com a voz para utilizar o sistema. Você fala: “Destino Shopping Center Recife” Você fala: “Destino Shopping Center Recife” WayToGo responde: “Ônibus 325 Aeroporto Empresa Borborema Tempo aproximado de viagem 23 minutos tarifa R$ 1,60” WayToGo responde: “Ônibus 325 Aeroporto Empresa Borborema Tempo aproximado de viagem 23 minutos tarifa R$ 1,60” Você fala: “Enviar informação ” Você fala: “Enviar informação ” Ônibus: 325 Aeroporto Empresa Borborema Viagem 23 minutos Tarifa R$ 1,60

Roteiro do Plano de Projeto Revisão da literatura (Estado da Arte) Análise de competidores Definição do problema Objetivos específicos e de design Metodologia Análise do usuário Técnicas (Elicitação de requisitos) Análise de tarefas Próximo capítulo: Prototipagem

Revisão da literatura (resumo)

Análise de competidores tellme.com

Definição do problema Os usuários do transporte público não dispõem de meios rápidos, eficazes e confiáveis de obterem informação sobre as rotas, itinerários e sistemas de transportes públicos disponíveis para realizarem uma viagem no menor tempo (melhor caminho) e custo possíveis em uma determinada região.

Objetivos de design Objetivo 1: Encontrar, utilizando a revisão da literatura, conteúdo sobre o tema escolhido ou referências a temas correlatos com o intuito de montar (gerar) uma pesquisa que auxilie no design da interação do usuário (usabilidade). Objetivo 2: Baseado nos principais elementos encontrados na revisão da literatura, realizar uma nova revisão dos sub- itens importantes relacionados a pesquisa principal. Objetivo 3: Dimensionar o projeto para a realidade do tempo e dinheiro disponíveis para a realização da pesquisa e do design da interação.

Objetivos específicos Identificar os requisitos que não são comuns nas tarefas dos usuários mas que serão necessários no projeto do sistema, são as exceções na usabilidade, tarefas que não apareceram facilmente na elicitação de requisitos. Técnica utilizada: Brainstorm. Identificar aspectos da interação do usuário que não podem ser implementadas fielmente no projeto para que se possa construir uma interação que substitua este requisito. Técnica utilizada: Entrevista não-estruturada. Como o produto não possui literatura específica, criar uma teoria sobre a interação do usuário por voz em sistema de localização em transporte público é importante para o próprio desenvolvimento da interface. Técnica utilizada: Estudo da documentação.

Metodologia Análise do Usuário Dois aspectos devem ser analisados: (1) Interação das pessoas com sistemas de reconhecimento de voz (2) Como as pessoas utilizam o Transporte Público para atingir os seus objetivos

Metodologia Análise do Usuário Limitações do grupo de usuários analisados: (1) Os usuários são locais, portanto possuem a experiência do sistema de transporte público da região. (2) Só será analisado um único idioma (português) na análise do reconhecimento de voz.

Metodologia Análise do Usuário Qualquer pessoa (usuário) que utilize celular ou outro dispositivo móvel que possua uma interface de voz e, opcionalmente, um display. Não estamos fazendo nenhuma restrição quanto a estes usuários, o projeto tem como um de seus objetivos atender o maior público possível de usuários do transporte público e também aqueles que ainda não estão fazendo uso do sistema (novos usuários).

Metodologia Elicitação de requisitos (Coleta de dados) Brainstorming Entrevista Não-estruturada

Metodologia Análise de tarefas (1)Como saber informações do local em que o usuário se encontra? Fornecer ao sistema informações sobre a sua localização atual é essencial para que o serviço saiba dar ao usuário informações com um grau mínimo de precisão.

Metodologia Análise de tarefas (2) Como os usuários vão acessar o sistema? A tarefa de ligar o número no celular e identificar-se para que o sistema saiba as informações específicas de quem está falando.

Metodologia Análise de tarefas (3) Como identificar pontos de referência? O usuário deve saber dar ao sistema pontos de referência (segundo a revisão da literatura), e necessariamente identificar pontos de referência suficientemente importantes.

Metodologia Análise de tarefas (4) Como o usuário identifica o ponto de embarque? Os muitos pontos de embarque nem sempre são numerados ou mesmo identificados, o sistema deve entender a maneira usada pelos usuários de identificar um ponto de embarque de maneira única.

Metodologia Análise de tarefas (5) Como o usuário identifica o destino? O usuário precisa saber quando desembarcar do trem, metrô ou ônibus ao chegar no seu local desejado de destino.

Metodologia Análise de tarefas (6) Como o usuário obtém a informação do itinerário? Muitas vezes é importante ter informações sobre o itinerário de modo que o usuário possa escolher entre varias opções de rota baseados nisso.

Prototipagem (Wizard of Oz) Interface de Voz / SUEDE

Prototipagem (Wizard of Oz) Interface para localização / TOPIARY

Equipe WayToGo Caio Lira Davi Barbosa Filipe Araújo Fred Medeiros Hallan Cosmo Hugo Torres Igor Medeiros Leandro Henrique Moroni Granja Rafael Correa Ramiro Passos Rodrigo Porto

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