Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde LIPODISTROFIA DEFINIÇÃO E CENÁRIO ATUAL MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Advertisements

Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
AÇÕES EM LIPODISTROFIA CENÁRIO ATUAL 24 ª Reunião da CAMS
DTS/Aids/Hepatites Virais
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)

Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Lipodistrofia Kátia Abreu 35ª Reunião da Comissão de Articulação com
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
SISGENO-Módulo Laboratório
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.

Programa Nacional de Triagem Neonatal Tania Marini de Carvalho
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
PLANO NACIONAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO OFICINA – AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS NOVEMBRO/2005.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
Ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
PROGRAMA DE VOLTA PARA CASA
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
IV ENCONTRO NACIONAL DA RNP+BRASIL 2011
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Apresentação Mudanças nas Alíquotas de ICMS e Criação do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza - FECOEP
“Estratégia e resultados no enfrentamento das doenças transmissíveis em eliminação: um balanço da Campanha Nacional de 2015”. 30 min Jeann Marie Marcelino.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços SEMINÁRIO: EMPREENDER PARA CRESCER ! O Setor de Academias de Ginástica, Musculação,
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde LIPODISTROFIA DEFINIÇÃO E CENÁRIO ATUAL MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Assistência e Tratamento 2010

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Síndrome Lipodistrófica ou Lipodistrofia Descrita nos 90 (pós HAART), ainda sem definição de caso; Taxas de prevalência variam de 8 a 83%; Inicialmente associada aos IPs e depois aos Inibidores da Transcriptase Reversa; Nova face: estigma, descriminação, abandono de tratamento, isolamento social; Prováveis Causas: o HIV, a TARV, tempo de infecção, estilo e hábitos de vida, alimentação, predisposição genética.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em SaúdeLipodistrofia Síndrome complexa:  Alterações metabólicas  Alterações anatômicas Alterações metabólicas Dislipidemias (alterações das gorduras): aumento de triglicérides e colesterol ► doenças do coração Hiperglicemia (aumento da glicose) e resistência à insulina ► diabetes Distúrbios do metabolismo ósseo ► osteopenia, osteoporose, osteonecrose

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Alterações anatômicas Lipohipertrofia: acúmulo de gordura nas mamas, na região dorsocervical (giba), abdome (dentro ou fora). Lipoatrofia: perda do tecido gorduroso subcutâneo na face, glúteos, membros superiores e inferiores, com diminuição de massa muscular e veias aparentes.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Alterações anatômicas

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Tratamento da Lipodistrofia Prevenção de fatores de risco cardiovascular (tabagismo, sedentarismo, alimentação saudável) Aconselhamento nutricional Prática de Exercícios físicos – prevenção e tratamento Medicamentos Mudanças na terapêutica ARV Hipolipemiantes, hipoglicemiantes, etc Atenção psicossocial: depressão, auto estima, adesão, inclusão social. Intervenções cirúrgicas

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Intervenções cirúrgicas PORTARIA CONJUNTA SAS/SVS nº 01 de 20 de janeiro de 2009: Contempladas na PORTARIA CONJUNTA SAS/SVS nº 01 de 20 de janeiro de 2009: Preenchimento facial com polimetilmetacrilato (PMMA); Lipoaspiração de giba, dorso e abdome; Redução de mamas e ginecomastia; Implante de prótese glútea com enxerto e/ou PMMA.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde LIPOATROFIA FACIAL Fotos: Dr. Márcio Serra

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde PMMA Resultados antes depois Fotos: Dr. Márcio Serra antes depois

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde AÇÕES EM LIPODISTROFIA CENÁRIO ATUAL Portaria Conjunta SAS/SVS nº 01,20/01/ regulamenta o credenciamento dos serviços. Por adesão das instituições. Projeto de Capacitação de profissionais em Preenchimento Facial com PMMA. Incentivos através dos PAMs para aquisição de insumos. Manuais: Preenchimento Facial (publicado em 2009) e Lipodistrofia (em finalização).

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde SERVIÇOS CREDENCIADOS EstadoCidadeInstituiçãoOpção SP São José do Rio Preto Hospital de Base Faculdade de Medicina Preenchimento e Cirurgias SP Sorocaba Conjunto Hospitalar de Sorocaba Preenchimento e Cirurgias SP Ribeirão Preto Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto Preenchimento e Cirurgias SP São PauloHospital Heliópolis Preenchimento e Cirurgias SP Botucatu Hospital de Clínicas de Botucatu Preenchimento Facial SP São VicenteSAE de São Vicente Preenchimento Facial

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde SERVIÇOS CREDENCIADOS EstadoCidadeInstituiçãoOpção PB João Pessoa Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga Preenchimento Facial DF Brasília Hospital Regional da Asa Norte HRAN Preenchimento e Cirurgias PR Cascavel Hospital Universitário do Oeste do Paraná Preenchimento e Cirurgias RS Porto Alegre Hospital Nossa Sra. da Conceição Preenchimento e Cirurgias ES VitóriaSanta Casa de Misericórdia Preenchimento Facial SP AssisHospital Regional de Assis Preenchimento Facial SP Taboão da Serra SAE do Jardim Helena Preenchimento Facial

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde EM CREDENCIAMENTO EstadoCidadeInstituiçãoOpção PI TeresinaHospital Getúlio VargasPreenchimento Facial DF Brasilia Hospital Universitário HuB Preenchimento Facial CE FortalezaHU Walter Cantídio Preenchimento Facial e Cirurgias CE FortalezaHospital São JoséPreenchimento Facial TO Araguaína Hospital de Doenças Tropicais Preenchimento Facial SP São Paulo Instituto de Infectologia Emilio Ribas Preenchimento Facial e Cirurgias ES Vitória HU Cassiano Antonio de Moraes Preenchimento Facial e Cirurgias

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Questionário Lipodistrofia NORTEPFDesdeQuantosCapacitaçãoCredenciado AP Não-Macro 2006Não AM Sim2006?Macro 2006Não. FMT (PF) AC Não-Macro 2006Não. SAE e FUNDACRE (PF) PA Sim200912Local 2008Não. HUJBB (PF e plástica) RR Não-Local 2006Não RO Não-Macro 2006Não TO Não-Local 2007Não. HDT (PF)

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Questionário Lipodistrofia NE PFDesdeQuantosCapacitaçãoCredenciado AL Sim200753Local 2007 e 2009 Não. HUFAL (PF e plásticas) BA Não- CE Sim Macro e local 2007 Não. HSJ (PF) e HUWC (plásticas) MA Sim Macro e local 2007 Não. Hospital Geral. PB Sim Macro e local 2007 Sim. CHCF PE Sim Local 2006Não. IMIPE e HOC PI Sim Macro 2006Em processo. RN Sim200676Local 2006Não. HGT. SE Sim200750Local 2007Não. HU

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Questionário Lipodistrofia CO PFDesdeQuantosCapacitaçãoCredenciado DF Sim Macro 2006 e local 2008 SIM. HRAN (PF e plástica) e HuB (PF) GO Não-Macro 2006Não. HC (plástica). HDT (PF) MT Não-Macro 2006Não. CERMAC (PF) e HUJM (plástica) MS Sim Macro 2006Não. CEDIP (PF) e HU (plástica)

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Questionário Lipodistrofia SEPFDesdeQuantosCapacitaçãoCredenciado ES Sim Sim. SCV (PF) e HC (plásticas) MG Sim Macro e local 2007 Não. HEM (plásticas) e CTR (PF) RJ Sim Parc. Não.IPEC,HMCT, Bonsucesso,HSE. SP Sim, 36 serviços Local 2005 Supervisão 2009/ago Sim. 4 e 4 no MS

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Questionário Lipodistrofia Sul PFDesdeQuantosCapacitaçãoCredenciado RS Sim, 7 serviços Local 2006Sim. HNSC (PF e Plásticas) SC Sim, 1 serviço Local 2006Não. HSJ (PF) PR Sim 2007? Local 2007Sim. Cascavel.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Preenchimento Facial Resultados 8.491Números parciais, realizados de nov/2005 a julho/2009, procedimentos de preenchimento facial em 19 estados do país. Prevalência estimada de Lipodistrofia * 49%. Destes, entre 13 e 18% teriam Lipoatrofia Facial. Com em TARV, seriam com algum sintoma de lipodistrofia. Destas, entre a com lipoatrofia facial.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde PRODUTIVIDADE - CREDENCIADOS ESTADOINSTITUIÇÃOCIRURGIAS/MÊS DF HRAN2 RS HNSC4 SP Hospital Heliópolis10 HC Ribeirão Preto9 CH Sorocaba2 HB São José do Rio Preto 2 PR HU Oeste do Paraná2 PRODUTIVIDADE - NÃO CREDENCIADOS ESTADOINSTITUIÇÃOCIRURGIAS/MÊS SP Emilio Ribas11 UNIFESP15 Cirurgias Plásticas

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Levantamento Análise e Ações Situação mais crítica nas Regiões Norte e Centro-Oeste – novas capacitações e reuniões. Processos em andamento para credenciamento de serviços em todos os estados – assessoria. Menor adesão de serviços de cirurgias plásticas em todos os estados – articulação com a SBCP. Aquisição de insumos (PMMA) pelo PAM tem conseguido manter a oferta de serviços na maioria dos estados – manutenção do incentivo.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Credenciamento – Dificuldades e Soluções Cadastro dos SAEs no CNES – revisão CBO, portaria de serviços e composição dos SAE. Recurso MAC – articulação no estado, pactuação na CIB e publicação DOU. Baixa adesão equipes cirurgia plástica – articulação com a SBSP, recomendações e sensibilização junto aos profissionais.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Credenciamento – Dificuldades e Soluções Demora nos trâmites dos processos nos estados e no MS – assessorar no passo a passo e acompanhamento junto à CGAC e DRAC / SAS. Processos incompletos - assessoria Informalidade dos serviços e não remuneração do profissional – vantagens da institucionalização, continuidade dos serviços e garantia de insumos.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Planejamento 2010 “Manual de Lipoatrofia Facial – Recomendações para o Preenchimento Facial em PVHA”. Publicado e distribuído nov Publicação do “Manual de Tratamento da Lipodistrofia”, parceria com a SBI. Revisão. GT Exercício e HIV: elaboração de recomendações para educadores físicos e fisioterapeutas, com suporte nutricional. Ações no Congresso de Prevenção e Dicas +.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Planejamento 2010 Seminários Nacionais de Toxicidade e Resistência Viral – para médicos dos SAE. Suplementos do Consenso recomendações de Nutrição e Exercícios para infectologistas. Articulação com SPCP: publicação site e revista. Campanha e materiais específicos: cartazes, reimpressão Dicas + e folder para médicos.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Reunião CAMS 2010 ENCAMINHAMENTOS Sensibilizar e informar médicos: seminários ou oficinas estaduais (folder). Pauta COGE ampliada: credenciamentos e oficinas. COGE Estadual: participação SC para lipodistrofia Reunião com CONASS e CONASEMS Reunião Ampliada: COGE, CGAC, CNS, SBI, CONASS, CONASEMS, RNP+, MNCP, SBCP. Seminário Nacional de Lipodistrofia.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde OBRIGADA! Rio Tapajós