PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação no contexto do Trabalho
Parâmetros Curriculares Nacionais
Linguagem, alfabetização e letramento
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sou o que sou pelo que nós somos
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Atuais Propostas Curriculares.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SILVANA BERBEL FERNANDES
Rethinking Literacy Education in New Times:
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Língua Estrangeira Moderna
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Lugares (im)possíveis de se aprender inglês no Brasil:
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
Atividade complementar 04
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Tendências atuais do ECLE
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Psicologia da Educação
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1 MOITA LOPES, L. P. A nova ordem mundial, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: BARBOSA, L.; RAMOS, R. C. G. (Org.). Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 29-57. PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1

Introdução Situacionalidade da educação linguística no mundo social Relevância de o professor de línguas, notadamente o de inglês (discursos majoritariamente construídos em inglês), tomar consciência do mundo em que está situado Sem a compreensão do que se vive, não há vida política Artigo: desenhar nova ordem mundial sob a qual vivemos e situar o papel do professor de inglês nesse mundo, traçando relações com os PCN-LE – construção de uma visão do professor de inglês baseada na compreensão do mundo social contemporâneo, no qual o discurso se tornou central, com vias a sua atuação política na prática de ensinar/aprender línguas

A nova ordem mundial e o processo de ensino-aprendizagem de inglês “Gostem ou não, os professores de inglês estão no âmago dos temas educacionais, culturais e políticos mais cruciais de nossos tempos” (GEE, 1994, p.190) O acesso que o espaço cibernético dá à “complexidade, diversidade e total multiplicidade das subjetividades humanas e formas culturais de vida, juntamente com a natureza altamente fluida da identidade e as muitas possibilidades de construir a identidade pessoal” (LANKSHEAR; KNOBEL, 1997, p. 154)

A nova ordem mundial e o processo de ensino-aprendizagem de inglês Como diz Gee (2000a, p. 121), “no novo capitalismo, a riqueza e o poder tendem a estar relacionados ao acesso que se tenha a redes específicas de pessoas e da informação espalhadas pelo país e pelo mundo e às experiências específicas conectadas a essas redes”. A inteligência não é mais vista como estando em um indivíduo, mas sim em uma comunidade de prática (WENGER, 1998) da qual ele participa, muitas vezes transglobalmente ou em projetos locais e temporários.

A nova ordem mundial e o processo de ensino-aprendizagem de inglês “No novo capitalismo, não é realmente importante o que os indivíduos sabem por si próprios, mas, ao contrário, o que possam fazer com os outros em colaboração para efetivamente agregar ‘um valor’ ao empreendimento em que estão envolvidos” (GEE, 2000b, p. 49). Como chegar ao mundo da tecnologia sem passar pelo mundo da industrialização? Como educar as pessoas para esse novo mundo em que uma série de mudanças tecnológicas, sociais, culturais, econômicas e políticas afeta nossa vida privada e pública?

O que nós, professores de inglês, temos a ver com tudo isso? Se o discurso tem tal importância na vida contemporânea, os professores de línguas estão intrinsecamente imbricados nessas mudanças. Os discursos que circulam internacionalmente, em todos os campos, são primordialmente construídos em inglês. Os discursos criam necessidades sem as quais não se pode mais viver, afetando nossas identidades e práticas sociais. O letramento computacional em inglês constitui um tipo de conhecimento central na vida contemporânea. Ele envolve inteligência que requer a habilidade de trabalhar em redes com os outros, de saber buscar a informação de quem tem, de saber que a inteligência está na comunidade de prática com que se atua rede. Ele oferece possibilidade de participação em práticas discursivas variadas , de experenciar outras e novas identidades sociais.

Os pcns para o ensino de inglês e a nova ordem mundial Como os professores de inglês, uma língua crucial na vida contemporânea, podem colaborar na construção de uma outra globalização? Como se pode usar essa língua que dá acesso a tantos discursos que circulam globalmente, para construir outros discursos alternativos que possam colaborar na luta política contra a hegemonia e pela diversidade, e, ao mesmo tempo, colaborar na inclusão de brasileiros que estão excluídos de competências necessárias para a vida contemporânea (inglês)?

QUESTÕES REPRESENTADAS NOS PCN-LE Três aspectos importantes nos PCNs de LEs que vêm ao encontro das questões levantadas: A visão de que os PCNs têm o objetivo central de construir uma base discursiva que possibilita o engajamento discursivo do aluno. O desenvolvimento de consciência crítica em relação à linguagem. O tratamento dado aos temas transversais nos PCNs de Les.