Impostos… …Para Quê??. Impostos Segundo o sistema fiscal português, o imposto é uma prestação pecuniária, de carácter definitivo e coactivo. É devido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Despesas Públicas e Receitas Públicas
Advertisements

Evolução do Sistema Fiscal Português
_____________________
Economia Pública (Aula 5a)
Economia e Finanças Públicas Aula T13
Economia e Finanças Públicas Aula T12
INCENTIVOS ELEITORAIS E DESEQUILÍBRIO FISCAL DE ESTADOS E MUNICÍPIOS BASEADO EM TEXTO DE MENDES, MARCOS JOSÉ
DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
Noção e características dos impostos
Responsabilidade Fiscal e Planejamento Leis Orçamentárias Rio Verde, 07 de janeiro de 2009.
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
Regime de Financiamento das Autarquias Locais Propostas Legislativas
Atividade Económica e agentes económicos
Encargos na Gestão Empresarial
Espécies tributárias.
CAP3-3 O ESTADO E AS FINANÇAS PÚBLICAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS. POR QUE ESTAMOS FAZENDO ESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA? LRF, art. 9º, § 4° - Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro,
Alterações do PCASP Federação e Estendido.
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
Administração Tributária
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
Aspectos gerais de organização nas colectividades e associações
CARACTERIZAÇÃO IVA Imposto Geral sobre o consumo
Conceito de Direito Financeiro
Introdução Sistema Fiscal Luis Costa 2010
Imposto Municipal Sobre Imóveis
TÉCNICO DE CONTABILIDADE…
Ruben Claudino nº 9 Sec-D. Introdução:  No âmbito da disciplina Formação Tecnológica Especializada, estou realizar um trabalho, sobre o tema Legislação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de NEGÓCIOS Finanças e Contabilidade Pública Lei de Responsabilidade Fiscal – L.C.101/2000 Art.
PROGRAMA MAIS-EDUCAÇÃO (ESCOLA DA GENTE)
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
A QUESTÃO TRIBUTÁRIA NO BRASIL
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
Secretaria Municipal de Educação
Reforma da Fiscalidade Verde Instituto Superior Técnico Jornadas da Engenharia do Ambiente Associação de Estudantes IST 20 de Fevereiro 2015.
Escola Básica Sebastião da Gama
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
Câmara Municipal de São Carlos do Ivaí 1ª Audiência Pública – Janeiro a Abril de 2012 Despesas Executadas 1° Quadrimestre/2012 CRISTIANA MARTINS DE OLIVEIRA.
BENEFÍCIOS E OBRIGAÇÕES FISCAIS
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO IGUAÇU AUDIÊNCIA PÚBLICA GERAL.
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Criar um glossário(= dicionário) de CTF Em um arquivo no computador Deve ser alimentado a pedido do professor e/ou por iniciativa próprio do aluno(usando.
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Gestão Fiscal RECEITA CORRENTE LÍQUIDA EXERCÍCIO/2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Planeamento da Continuidade das Empresas Familiares ANJE 19 de Maio 2005.
Luísa Vilela – 2º Ano TSJ. é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos). O QUE É.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO Professor Manoel Cavalcante de Lima Neto.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública - PCASP.
Município de Cruzeiro do Sul 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA – 2014 REFERENTE AO 2º QUADRIMESTRE 2014 JANEIRO a AGOSTO de 2014 Em atendimento ao § 4º do Artigo 9º.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
O TRIBUTO e sua importância para a sociedade
Aula Teórica nº 10 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 3 Sumário: 5. O Estado e as Finanças Públicas 5.1. Definição e funções do orçamento.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
30 de maio de 2008 DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 1º QUADRIMESTRE 2008 Em atendimento ao artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, O Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL DESPESA EXECUTADA NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Transcrição da apresentação:

Impostos… …Para Quê??

Impostos Segundo o sistema fiscal português, o imposto é uma prestação pecuniária, de carácter definitivo e coactivo. É devido por quem demonstre capacidade contributiva a favor do Estado ou de instituições de poder público. A utilização do dinheiro proveniente da arrecadação de impostos não é vinculada a gastos específicos. O governo, é quem define o destino dos valores, através do orçamento.

Impostos em Portugal Para que o Estado possa cumprir o seu papel, é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos impostos cobrados para prestar serviços que atendem às necessidades públicas. Esses recursos vêm através do pagamento dos tributos pelas pessoas e são transformados em bens e serviços, tais como: -Educação, saúde, segurança pública, habitação, turismo, estradas, electricidade, comunicação, creches, saneamento básico, entre outros.

O imposto é uma maneira da sociedade (governo) arrecadar dinheiro para múltiplas funcionalidades. Uma sociedade sem impostos/receitas não tem viabilidade, pois é através destas que o estado pode ajudar todo e qualquer cidadão. Impostos como: IVA, IRS, IRC, IC, IMI, IMT e outros fazem com que o estado consiga governar o país, é dinheiro que entra nos cofres do estado e que a longo prazo, nós cidadãos iremos beneficiar.

Tipos de Imposto - impostos sobre o rendimento: das pessoas singulares (IRS) e das pessoas colectivas (IRC); - impostos sobre o património: Imposto municipal sobre imóveis, Imposto sobre as transmissões onerosas de imóveis; - impostos sobre a despesa: Imposto sobre o Valor Acrescentado; - outros impostos incidentes sobre factos e/ou bens específicos: Imposto do Selo, Imposto Sobre Veículos, Imposto sobre Produtos Petrolíferos, etc.

Conclusão Com este trabalho aprendi que o estado necessita de dinheiro para equilibrar as suas despesas. Este dinheiro é adquirido através dos impostos que as pessoas pagam. Existem vários tipos de imposto, cada um relativo a um serviço.