LEITURA COMPARTILHADA METODOLOGIA CLE ETAPA I LEITURA COMPARTILHADA - Leitura expressiva do texto, enfatizando as ilustrações e a seqüência dos acontecimentos. - Perguntas a respeito do texto. - Resgate do contexto.
LEITURA EXPRESSIVA DIÁLOGO - Ênfase nas ilustrações do livro. - Uso de gestos e expressão facial. DIÁLOGO Os alunos dialogam com o professor sobre o texto que está sendo lido. Nesta fase, enfatiza-se a necessidade de: ouvir o outro (professor e colegas); respeitar os diferentes pontos de vista; expor idéias e rever os conceitos. É fundamental que os alunos exercitem a capacidade de ouvir, discordar ou concordar, porém respeitando a vez e a voz do outro.
FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA II ABSORVENDO O SIGNIFICADO DO TEXTO RECONTANDO A HISTÓRIA Perguntas sobre a história Aspectos relevantes para o aluno Conversa sobre a história Neste momento, os alunos falam de suas experiências, contam seus casos, fazendo conexões com a história lida.
FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA II ABSORVENDO O SIGNIFICADO DO TEXTO ENCENANDO A HISTÓRIA A professora organiza os alunos para encenação da história lida. Todos os alunos participam da encenação, independente dos papéis.
Seqüência e acontecimentos da história FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA III DISCUTINDO E NEGOCIANDO O TEXTO Seqüência e acontecimentos da história Atividade compartilhada Registro das falas do aluno Momento importantíssimo Quando a professora registra a fala dos alunos Os alunos são estimulados a reproduzirem o texto coletivamente.
Divisão do texto em cenas FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA IV CONSTRUÇÃO DO GRANDE LIVRO Divisão do texto em cenas O que escrever? Como ilustrar? Ordenação dos acontecimentos e de páginas. Professor faz o registro na parte inferior do papel. Cada grupo recebe uma folha para ilustrar.
VALORES A SEREM TRABALHADOS cada um, dentro de suas possibilidades, tem importantes contribuições para o grupo. cada grupo tem a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho do grupo anterior. Respeito às opiniões dos outros.
FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA V JOGOS E ATIVIDADES EM GRUPO Reconhecendo palavras no grande livro. Explorando as convenções gráficas do sistema de escrita: (alinhamento, direcionamento e segmentação) Trabalhando a (de)codificação de forma lúdica e diversificada: jogos de cartões, bingo, dominó, caça-palavras, cruzadão, escrita espontânea...