LEITURA COMPARTILHADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESPERTANDO O GOSTO PELAS HISTÓRIAS INFANTIS
Advertisements

ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Essa sequência didática foi baseada
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Dialogismo e Polifonia
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
O conteúdo.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Estudante, pesquisador, autor.
Quando falamos em aprender...
Aprender com jogos e situações-problema
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
A ENTREVISTA.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Profa. Cristina Araújo de Farias
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Organizando o trabalho pedagógico
Sequência Didática Diversidade de Organismos Vertebrados
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas:
PROJETO.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
PROFª Leila de Souza Ganem
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Apropriação do Sistema de Escrita
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Reflexões sobre Produção Textual
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
PROFª. Leila de Souza Ganem
Procedimentos Psicopedagógicos
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Por que o jornal na escola?
Professora: Janine Fernandes
OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para.
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
O cinema na vida de cada um
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Caminhando pelo mundo dos Enigmas
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHO COLABORATIVO
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

LEITURA COMPARTILHADA METODOLOGIA CLE ETAPA I LEITURA COMPARTILHADA - Leitura expressiva do texto, enfatizando as ilustrações e a seqüência dos acontecimentos. - Perguntas a respeito do texto. - Resgate do contexto.

LEITURA EXPRESSIVA DIÁLOGO - Ênfase nas ilustrações do livro. - Uso de gestos e expressão facial. DIÁLOGO Os alunos dialogam com o professor sobre o texto que está sendo lido. Nesta fase, enfatiza-se a necessidade de: ouvir o outro (professor e colegas); respeitar os diferentes pontos de vista; expor idéias e rever os conceitos. É fundamental que os alunos exercitem a capacidade de ouvir, discordar ou concordar, porém respeitando a vez e a voz do outro.

FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA II ABSORVENDO O SIGNIFICADO DO TEXTO RECONTANDO A HISTÓRIA Perguntas sobre a história Aspectos relevantes para o aluno Conversa sobre a história Neste momento, os alunos falam de suas experiências, contam seus casos, fazendo conexões com a história lida.

FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA II ABSORVENDO O SIGNIFICADO DO TEXTO ENCENANDO A HISTÓRIA A professora organiza os alunos para encenação da história lida. Todos os alunos participam da encenação, independente dos papéis.

Seqüência e acontecimentos da história FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA III DISCUTINDO E NEGOCIANDO O TEXTO Seqüência e acontecimentos da história Atividade compartilhada Registro das falas do aluno Momento importantíssimo Quando a professora registra a fala dos alunos Os alunos são estimulados a reproduzirem o texto coletivamente.

Divisão do texto em cenas FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA IV CONSTRUÇÃO DO GRANDE LIVRO Divisão do texto em cenas O que escrever? Como ilustrar? Ordenação dos acontecimentos e de páginas. Professor faz o registro na parte inferior do papel. Cada grupo recebe uma folha para ilustrar.

VALORES A SEREM TRABALHADOS cada um, dentro de suas possibilidades, tem importantes contribuições para o grupo. cada grupo tem a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho do grupo anterior. Respeito às opiniões dos outros.

FASES DA METODOLOGIA CLE ETAPA V JOGOS E ATIVIDADES EM GRUPO Reconhecendo palavras no grande livro. Explorando as convenções gráficas do sistema de escrita: (alinhamento, direcionamento e segmentação) Trabalhando a (de)codificação de forma lúdica e diversificada: jogos de cartões, bingo, dominó, caça-palavras, cruzadão, escrita espontânea...