SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA USP – SIBi/USP Avaliação Institucional – 2005 (Análise dos pareceres de assessores externos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Serviços Eletrônicos Sistema de Bibliotecas
4ª CONTROLADORIA ADMINISTRATIVA
BIBLIOTECA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Avaliação Externa – agosto de 2005 Análise das Observações das Comissões Avaliadoras de Departamento sobre Tecnologia da Informação Prof. Dr. Paulo Cesar.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Secretaria de Educação Básica
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Política Nacional de Saúde Bucal.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Departamento de Tecnologia da Informação
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL
Implantação e reorganização de ouvidorias.
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Programa de Apoio a Aquisição de Periódicos A construção de um projeto nacional Luiz Valcov Loureiro Fórum Nacional de Padronização e Divulgação da Produção.
CURRICULO +.
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Liliana de Oliveira Granemann Rosa
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
PORTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Histórico SIBi/USP Surgimento. 6 milhões de volumes espalhados pelos 9 “campi” da USP.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Reestruturação Biblioteca AGU Escola da Advocacia Geral da União – EAGU.
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA USP – SIBi/USP Avaliação Institucional – 2005 (Análise dos pareceres de assessores externos)

Avaliação Institucional Vinculação Sistêmica do SIBi

Avaliação Institucional Missão Promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação especializada para o desenvolvimento das atividades do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de conhecimento da Universidade de São Paulo.

Avaliação Institucional Visão Ser um modelo brasileiro de excelência para gerenciamento de bibliotecas universitárias.

Avaliação Institucional Principais Atividades Dar cumprimento aos programas em âmbito sistêmico dependentes dos recursos orçamentários da Universidade; Gerenciar os recursos financeiros para aquisição de material bibliográfico, preservação de acervos; Participar de atividades cooperativas e de compartilhamento de recursos computacionais; Promover a capacitação de recursos humanos; Manter atualizado o Portal do CRUESP/Bibliotecas, com destaque para o UnibibliWEB disponível em Dar continuidade à implantação da política de aquisição de periódicos (racionalização da assinaturas em papel).

Avaliação Institucional Principais Atividades Aprimorar a SIBiNet – Rede de serviços do SIBi/USP disponível em Aperfeiçoar os serviços de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade; Participar de Comissões USP; Elaborar e implementar projetos para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços do SIBi/USP;

Avaliação Institucional Principais Atividades Obter recursos financeiros complementares para aquisição de livros para os novos cursos de graduação e ampliação de vagas nos cursos já existentes; Participar do Comitê Gestor do Portal do Conhecimento; Promover a automação plena das bibliotecas (hardware e software).

Avaliação Institucional Principais Indicadores Acervo (itens) (*) Destaque para crescimento da coleção de periódicos eletrônicos no período, hoje com cerca de títulos disponíveis em texto completo pela SIBiNet

Avaliação Institucional Principais Indicadores Circulação

Avaliação Institucional Principais Indicadores Freqüência de Usuários

Avaliação Institucional Principais Indicadores Capacitação de Equipes Técnicas

Avaliação Institucional Principais Indicadores Capacitação de Usuários * * (*) Inclui dados de assistência ao usuário

Avaliação Institucional Aspectos positivos destacados na avaliação das Bibliotecas do SIBi/USP, efetuada por assessores externos

Avaliação Institucional Aspectos positivos destacados na avaliação das Bibliotecas do SIBi/USP, efetuada por assessores externos - Área de Ciências Biológica Do total de 15 bibliotecas da área de Ciências Biológicas analisadas observam-se os aspectos positivos apontados: acervo, infra-estrutura e serviços prestados (100%) e ainda publicação de revista (6,67%).

Avaliação Institucional Aspectos positivos destacados na avaliação das Bibliotecas do SIBi/USP, efetuada por assessores externos - Área de Ciências Exatas e Tecnologia Do total de 11 bibliotecas analisadas na área de Ciências Exatas e Tecnologia, observam-se como pontos positivos: acervo, infra-estrutura e serviços prestados (90%) e horário de atendimento adequado (10%).

Avaliação Institucional Aspectos positivos destacados na avaliação das Bibliotecas do SIBi/USP, efetuada por assessores externos - Área de Ciências Humanas Do total de 7 bibliotecas analisadas na área Ciências Humanas observam-se 3 aspectos positivos apontados: serviços prestados (85,71%), acervo e infra- estrutura (71,43%).

Avaliação Institucional Aspectos negativos destacados na avaliação das Bibliotecas do SIBi/USP, efetuada por assessores externos

Avaliação Institucional Aspectos negativos destacados na avaliação das Bibliotecas do SIBi/USP, efetuada por assessores externos - Área de Ciências Biológicas Do total de 15 bibliotecas analisadas observam-se os aspectos negativos nas 3 primeiras posições acervo - ampliação do número de exemplares (53,33%), atualização do acervo (20%) e ampliação da área física (13,33%).

Avaliação Institucional Aspectos negativos destacados na avaliação das Bibliotecas do SIBi/USP, efetuada por assessores externos - Área de Ciências Exatas e Tecnologia Do total de 11 bibliotecas analisadas observam-se os 6 aspectos negativos: acervo (ampliação do número de exemplares), área física (ampliação) com 30%, atualização do acervo e infra-estrutura (20%), acesso eletrônico (perenidade), e necessidade de ampliação do horário de atendimento (10%).

Avaliação Institucional Aspectos negativos destacados na avaliação das Bibliotecas do SIBi/USP, efetuada por assessores externos - Área de Ciências Humanas Do total de 7 bibliotecas analisadas observam-se 8 pontos negativos apresentados, sendo que acervo (ampliação do número de exemplares) e atualização do acervo (42,86%), e os outros aspectos: equipamentos (ampliação), infra-estrutura, reprografia, recursos humanos insuficientes e sistema duplo de acesso (14,29%).

Avaliação Institucional Aspectos positivos Comparativo Avaliação de Assessores Externos e Avaliação das Unidades

Avaliação Institucional Comparativo Avaliação de Assessores Externos e Avaliação das Unidades Aspectos negativos

Avaliação Institucional Principais ações do SIBi/USP Acervos Investimentos (Manutenção e Preservação) TOTAL R$ Material bibliográfico[1][1] , , , , ,00 Material bibliográfico/ projetos[2][2] , , , ,00 Preservação e Conservação de materiais bibliográficos [3] [3] , , , ,00 TOTAL GERAL , , , , ,00 [1][1] Inclui verba suplementar de R$ ,00 destinada para complementar e ampliar o número de exemplares das bibliografias básicas dos cursos oferecidos em nível de graduação e pós-graduação. [2][2] Verba destinada para aquisição de material bibliográfico para os cursos novos/ampliação de vagas nas Unidades. [3][3] Verba para aplicação na preservação das coleções, inclui encadernação, higienização e/ou restauro. Pode se adquirir equipamentos que auxiliem no armazenamento adequado das coleções. Quadro I

Avaliação Institucional Quadro II 1998/ /2004 Material BibliográficoR$ ,00R$ ,00 Preservação e Conservação de Materiais Bibliográficos R$ ,00R$ ,00 TOTALR$ ,00R$ ,00 Principais ações do SIBi/USP Acervos

Avaliação Institucional Principais ações do SIBi/USP Serviços Prestados Capacitação equipes bibliotecárias Capacitação de usuários Trabalho cooperativo (COMUT, CRUESP/Bibliotecas, BIREME, IBGE, Conselho entre outros) Modernização DEDALUS Outros produtos na SIBiNet – Rede de Bibliotecas do SIBi/usp

Avaliação Institucional Principais ações do SIBi/USP Infra-estrutura Informatização plena (hardware e software) Hardware Aquisição microcomputadores (943 já distribuídos) 40 impressoras 40 licenças software comutação Em fase aquisição está outros equipamentos. Software: novo aplicativo para o Banco de Dados Bibliográficos da USP - DEDALUS

Avaliação Institucional Programa de Avaliação da Qualidade 2ª fase PAQ Avaliação da SIBiNet Prevista para setembro Continuidade da implementação do Sistema de Gestão - com princípios da qualidade (15 bibliotecas do Sistema) Principais ações do SIBi/USP Infra-estrutura

Avaliação Institucional Maior uso dos recursos disponíveis na SIBiNet pela comunidade Proposta: Crédito Biblioteca – principalmente para alunos de graduação Criação de portais de integração – UNIBIBLI WEB – Manutenção da política de investimentos do SIBi/USP Gestão de pessoas (número de colaboradores ideal e capacitação contínua) Desafios

Avaliação Institucional O padrão de excelência está intimamente relacionado com o trabalho conjunto do SIBi/USP, Reitoria e Unidades de Ensino e Pesquisa.

Avaliação Institucional Muito Obrigada ! Sugestões/comentários