Psicologia do Desenvolvimento Uma área da psicologia

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Transcrição da apresentação:

Psicologia do Desenvolvimento Uma área da psicologia A Psicologia do Desenvolvimento “Psicologias” Uma introdução ao estudo de Psicologia M. Bahia Ana Bock, Odair Furtado. Maria de Lourdes t. Teixeira Saraiva 1995 Psicologia do Desenvolvimento Uma área da psicologia

Estuda o desenvolvimento do ser humano em todos seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social –desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.

Existem várias teorias construidas à partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diversas idades ou culturas, estudos clínicos acompanhando indivíduos desde o nascimento até a idade adulta.

Dentre elas destaca-se a teoria de Jean Piaget (1896-1980, psicólogo e biólogo suiço, pela sua produção e rigor científico e pelas implicações práticas de sua teoria: como e porque o individúo se comporta de determinada forma O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.

O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais, formas de organização da atividade mental, que vão se aperfeiçoando até todas estarem plenamente desenvolvidas, levando a um estado de equilíbrio quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.

Algumas dessas estruturas permanecem por toda a vida Algumas dessas estruturas permanecem por toda a vida.Por exemplo, a motivação sempre desencadeia a ação, quer seja por necessidades fisiológicas, quer por necessidades afetivas ou intelectuais. Elas garantem a continuidade do desenvolvimento.Outras são substituidas a cada nova fase.

Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar, próprias de cada fase etária: existe uma assimilaçãoprogressiva do meio ambiente que implica uma acomodação das estruturais mentais a este novo dado do mundo exterior.

Planejar o que e como ensinar implica em saber quem é o educando e levar em conta os diversos fatores que o influenciam: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio em que vive. A desenvolvimento pode ser estudado a partir de quatro aspectos:

Os fatores do desenvolvimento que permanecem em constante interação são: Hereditariedade - carga genética estabelece potencial do indivíduo Crescimento orgânico – aspecto físico Maturação neurofisiológica – torna possível determinado padrão de comportamento Meio – conjunto de influências e estimulações ambientais

Aspecto físico motor: crescimento orgânico e maturação neufisiológica aspecto intelectual: capacidade de raciocínio e pensamento Aspecto afetivo-emocional: modo particular como o indivíduo integra suas experiências, é o sentir. A sexualidade faz parte desseaspecto Aspecto social:reação diante de situações que envolvem outras pessoas

A teoria de desenvolvimento de Jean Piaget Divide os períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, o que interfere no desenvolvimento global 1º sensório-motor - 0 a 2 anos 2º pré-operatório – 2 a 7 anos 3º operações concretas – 7 a 11-12 anos 4º operações abstratas – 11-12 anos em diante

Vigotsky foi um teórico que buscou uma alternativa dentro do materialismo dialético para o conflito entre as concepções idealista e mecanicista da Psicologia Um pressuposto básico é que a origem das formas superiores de comportamento consciente – pensamento, memória, atenção voluntária, etc.devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém;

Entendia o homem como ser ativo, que age sobre o mundo e transforma essas ações segundo um plano interno. O desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos: instrumental, cultural e histórico. E Luria esclarece:

O instrumental se refere à natureza mediadora das funções psicológicas complexas O aspecto cultural envolve os meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza os tipos de tarefa que a criança enfrenta O elemento histórico funde-se com o cultural pois os instrumentos usados foram criados e modificados ao longo da história social da civilização

Através da mediação dos adultos os processos psicológicos mais complexos tomam forma. Inicialmente, são interpsíquicos. A medida que a criança cresce acabam por ser executados dentro dela, - intrapsíquicos.