SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Advertisements

SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Exemplo de Plano de Ação
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
Balanced Scorecard (BSC)
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
PDE PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PLANEJAMENTO ESCOLAR
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
CAE.
Secretaria de Comunicação
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES GRUPO DE REFERÊNCIA 1ª REUNIÃO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
PLANO PLURIANUAL 2012 – 2015 Glória Maria da Silva Melo Gestora Governamental - SEPLAN Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral – SEPLAN-MT.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Diretoria Regional de Ensino Coordenação Regional de Gestão Pedagógica Técnicos de Monitoramento da Gestão Pedagógica

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Informações complementares à elaboração do Projeto de Ensino e Aprendizagem

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Sugerimos o preenchimento dos instrumentos 1, 2 e 3 do PDE, (em anexo), visto ser um instrumento diagnóstico que abrange as diversas dimensões da escola, oferecendo subsídios para detectar as situações-problema e estabelecer os objetivos geral e específicos. DiagnósticoDiagnóstico

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Após a coleta de dados a partir dos instrumentos acima citados e a análise situacional apresentada no anexo V do Edital nº 03 de fevereiro de 2009 do PEA, a escola fará um texto descritivo da situação diagnosticada bem como as proposições da U. E. para a superação das dificuldades apresentadas. Após a coleta de dados a partir dos instrumentos acima citados e a análise situacional apresentada no anexo V do Edital nº 03 de fevereiro de 2009 do PEA, a escola fará um texto descritivo da situação diagnosticada bem como as proposições da U. E. para a superação das dificuldades apresentadas.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar A escola deverá listar, no plano de ação, até duas situações-problema por disciplina/nível de ensino explicitando, a seguir, as principais causas da problemática. Para cada situação-problema deverá listar até três ações. A escola deverá listar, no plano de ação, até duas situações-problema por disciplina/nível de ensino explicitando, a seguir, as principais causas da problemática. Para cada situação-problema deverá listar até três ações. Plano de Ação

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Para cada ação deverá ser designada apenas uma pessoa, que não será a única envolvida, mas será a referência, a pessoa responsável para articular o desenvolvimento da ação. No campo local explicitar o espaço onde será desenvolvida a ação: sala de aula, biblioteca, laboratórios, aula de campo...

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Campo início/término determinar os meses em que será realizada a ação (por exemplo: se a ação for bimestral deverá especificar os meses em que a ação acontecerá). Operacionalização: é a metodologia, como a ação será realizada. Meta física: são os recursos materiais que serão adquiridos para subsidiar a ação.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Meta financeira: são os recursos financeiros. Fonte: de onde proverão os recursos financeiros (PEA/SEDUC, parcerias e etc.).

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar É imprescindível que todo o processo de planejamento, implementação e avaliação do Projeto de Ensino Aprendizagem seja feito de forma coletiva, garantindo a efetiva participação de todos os segmentos escolares. É imprescindível que todo o processo de planejamento, implementação e avaliação do Projeto de Ensino Aprendizagem seja feito de forma coletiva, garantindo a efetiva participação de todos os segmentos escolares. Metodologia: algumas considerações

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Nesse contexto, o Conselho Escolar (Associação de Apoio) é uma instância que contém a representatividade de todos os segmentos e que tem entre suas atribuições a função de deliberar sobre questões político-pedagógicas, e a responsabilidade de acompanhar práticas educativas que se desenvolvem na escola, não podendo ficar à margem desse processo. É fato que a participação da Associação de Apoio precisa ser fortalecida em nossas UEs. Nesse contexto, o Conselho Escolar (Associação de Apoio) é uma instância que contém a representatividade de todos os segmentos e que tem entre suas atribuições a função de deliberar sobre questões político-pedagógicas, e a responsabilidade de acompanhar práticas educativas que se desenvolvem na escola, não podendo ficar à margem desse processo. É fato que a participação da Associação de Apoio precisa ser fortalecida em nossas UEs.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Sugerimos a inclusão de ações dos projetos desenvolvidos pelos cursistas do Programa Profuncionário no plano de ação, e também que sejam inseridas ações referentes ao compromisso assumido pela escola na Conferência do Meio Ambiente, a fim de que estas ações tenham continuidade. As escolas deverão também definir e elaborar instrumentos para avaliação do projeto no decorrer da execução. As escolas deverão também definir e elaborar instrumentos para avaliação do projeto no decorrer da execução.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar A possibilidade de sucesso de uma boa proposta depende, em grande parte, de seus ajustes às reais possibilidades e necessidades e da atuação dos agentes envolvidos.