MERCADO FARMACÊUTICO MUNDIAL VENDAS - 2002 Fontes : IMS/ONU
VENDAS POR CLASSE TERAPÊUTICA 32 % das vendas globais Fonte: IMS
PRINCIPAIS PRODUTOS VENDAS 2001 Fonte : ACS/CEN * Enantiômeros simples - chirais
BRASIL : MAIS VENDIDOS 2002/2003 Fonte : IMS
Pesquisa Desenvolvimento Comercialização Pré-comercialização Objetivos Identificação mol. Farmacodinâmica Farmacocinética Rotas químicas Modelos animais Desenvolvimento escala piloto semi-comercial BPF e BPL Comercialização 150-200 US$ Mi 30-50 US$ Mi Pré-comercialização Testes Clínicos Protocolo Fase I Fase II Fase III Dossier de Registro P : 5 - 6 anos D : 5 – 7anos R : 1,5 anos
BIOFÁRMACOS Cerca de 30% do atual “pipeline” é de biofármacos; Estima-se que biofármacos terão 15% do mercado em 2006; Biofármacos podem ser mais específicos e obter sucesso no controle de males para os quais não se encontrou um farmoquímico eficaz; Biofármacos são constituidos por moléculas grandes: proteinas, monoclonais, peptídeos. Sua administração é por via injetável ao contrário de farmoquímicos que são, em geral, moléculas pequenas, administradas por via oral. Biofármacos tendem a ser mais caros em função da tecnologia e das exigências de controle de qualidade.
CHIRAIS As vendas de medicamentos baseados em enantiômeros simples foram de 139 US$ Bi em 2001. Destas vendas, 2/3 referem-se a moléculas simples, obtidas por síntese química e 1/3 referem-se a biofármacos; Dois dos três medicamentos mais vendidos em 2001 – LIPITOR e ZOCOR – são enantiômeros simples; Em 2002, pelo menos 10 medicamentos baseados em enantiômeros simples tiveram vendas superiores a 1,0 US$ Bi.
FARMACÊUTICA GLOBALIZAÇÃO SEGMENTAÇÃO CONCENTRAÇÃO FOCALIZAÇÃO TERCEIRIZAÇÃO COLABORAÇÃO INOVAÇÃO REGULAÇÃO
POLÍTICA : FOCALIZAÇÃO ANTIVIRAIS ANTIBIÓTICOS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS FITO/TOXINOTERÁPICAS HIPERCOLESTEROMIA ÚLCERAS ARTRITE DEPRESSÃO BIOFÁRMACOS CHIRAIS
CONCENTRAÇÃO 28,4 45,2 1990 2000 POSIÇÃO COMPANHIA PARTIC. MERCADO Merck & Co 3,8 Pfizer 7,1 2 Bristol-Myers 3,5 GlaxoSmithKline 6,9 3 Glaxo 3,3 5,1 4 SmithKline Beecham 2,9 AstraZeneca 4,4 5 Ciba-Geigy 2,8 4,1 6 AmericanHome 2,6 Novartis 3,9 7 Hoechst J & J 8 2,2 Aventis 3,6 9 Eli Lilly Pharmacia 3,2 10 Bayer Wyeth ( AHP) TOTAL 28,4 45,2
CONSOLIDAÇÃO - 2002 PFIZER GLAXOSMITHKLINE ASTRAZENECA NOVARTIS Agouron, Kabi, Monsanto( Searle), Pfizer, Pharmacia, UpJohn, Warner-Lambert GLAXOSMITHKLINE Allen &Hamburys, Beckman, Beecham, Burroughs, Wellcome, Glaxo, SmithKline ASTRAZENECA Astra, Zeneca ( ICI ciências da vida) NOVARTIS Biochimie, Ciba, Geygi, Sandoz AVENTIS Fisons, Hoechst, Marion Merrel, Dow, Rhone Poulenc, Rorer, Roussel Uclaf WYETH (American Home Products) American Cyanamid, Ayerst, Lederle, Whitehall, Genetics Institute
TERCEIRIZAÇÃO O MERCADO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS PARA FARMACÊUTICOS ALCANÇOU 30 US$ Bi EM 2002. Fonte : Pharmsource, CEN
TERCEIRIZAÇÃO O MERCADO PRINCÍPIOS ATIVOS PARA GENÉRICOS JÁ É DE 35% DE UM MERCADO GLOBAL DE CERCA DE 42 US$ Bi, EM 2001 Fonte : Arthur D Little / CEN
COLABORAÇÃO
INOVAÇÃO Produtos em desenvolvimento em outubro de 2002 Fonte ; ACS/CEN
INOVAÇÃO Investimentos em R&D de companhias americanas - 2001 Fonte : ACS/CEN
PRODUTOS DE MAIOR CRESCIMENTO Fonte : ACS/CEN
EXPIRAÇÃO DE PATENTES Produtos com vendas maiores que 1 US$ Bi em 2001 Fonte : CEN, sept 2002 * Produtos com litígios patentários
BALANÇA COMERCIAL SETOR FARMACÊUTICO – 3003/3004 Fonte : Sistema Alice
MERCADO BRASILEIRO MERCADO TOTAL ENTRE JUNHO DE 2002 E MAIO DE 2003: 4,5 US$ Bi PARA 7.041 PRODUTOS RELACIONADOS Fonte IMS
MERCADO BRASILEIRO 2002/2003 Fonte : IMS
MORBIDADE - BRASIL 2000 Doenças de notificação obrigatória- nº de casos Fonte : MS
INTERNAÇÕES HOSPITALARES - 2001 Fonte : MS
IMPORTAÇÕES 2920-2940 POR ÁREA Fonte : Sistema ALICE