O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A classe-que-vive-do-trabalho (Ricardo Antunes)
Advertisements

Apoio Integrado e Coletivo MS
Educação Permanente como estratégia de gestão
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Ações Estratégicas na Atenção Básica
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Descrever sistema de saúde
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Bases Políticas para novas relações político - pedagógicas em saúde
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
GESTÃO ESCOLAR.
HUMANIZA CEPAC.
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
Educação no contexto do Trabalho
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Oficina - Humanização.
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
Introdução à Questão Social
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
“POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS”
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Projetos Comunitários Lilian Kelian
PODER, LINGUAGEM E AÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
GESTÃO EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade Preceptora: Linvalda Tutora: Sandra Residente: Pâmela Eva Teixeira de Aguiar (enfermeira)
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
BOM DIA.
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE FARMÁCIA DO PLANALTO CENTRAL – FARMPLAC
Transcrição da apresentação:

O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA OFICINA DE TUTORES PAINEL 2 O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA Julho/2004

QUAL O SIGNIFICADO DO TRABALHO É a expressão de funcionamento, “metabólica”, entre o ser social e a natureza. O homem através do trabalho transforma a natureza e produz coisas – com valor de uso. O trabalho tem, desde o seu nascimento, uma intenção voltada para o processo de humanização do homem em seu sentido amplo – nas inter(ações) que realiza Ë através do trabalho que o homem se reconhece enquanto sujeito histórico capaz de agir e transformar a sua realidade.

QUAL O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO O trabalho se transforma em valor de troca O homem vende sua força de trabalho para realizar a reprodução social – consumir e produzir É um trabalho alienado – o trabalhdor não se reconhece naquilo que produz, não conhece nem domina todo o processo de produção O trabalhador não é o dono dos meios de produção e de trabalho Baseia-se no lucro e na mais-valia, ou seja no excedente do trabalho humano, que não é repassado ao trabalhador

PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE O QUE ENTENDEMOS POR PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE E POR PRÁTICAS SANITÁRIAS ?

O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE É semelhante a qualquer outros processos, compartilha carcterísticas comuns Faz parte da economia terciária, é um serviço Trabalha com um forte componente relacional – inter-pessoal Voltado para a saúde-doença-cuidado O objeto da ação são pessoas e não coisas O consumidor (paciente-usuário) contribui para o processo de trabalho Sofre as mesmas mundanças que outros setores quando há modificações no modelo ecocômico-político

AS PRÁTICAS SANITÁRIAS Tem uma dimensão técnica coletiva Volta-se para a ação compartilhada Insere no processo de trabalho a ação dialógica e participativa Constóe a noção de produção social de saúde pela diversificação de atores, ações e tecnologias O saber que embasa as ações-cuidado é sistematicamente re-contruído pelo aprendizado nos serviços Intervém sobre problemas e necessidades de acordo com o contexto sócio-sanitário e econômico-político Não atende a lógica de mercado embora a ele esteja submetido

QUAL O CONTEXTO ATUAL DO TRABALHO GLOBALIZAÇÃO - mudanças no mundo do trabalho – paradigma taylorista-fordista - desemprego estrutural, reestruturação do mercado, flexibilização, terceirização, empregos precários, desemprego, informalidade. NEOLIBERALISMO – desregulamentação economia, diminuição do Estado, dos gastos com as políticas públicas, ênfase no mercado - Fragmentação social. PARADOXO – desemprego + emprego precário e informal = trabalho complexo + trabalhadores qualificados (diagnóstico, enfrentar incerteza, autorganização, trabalho em equipe, resolver problemas, tomar decisão e intervir – processos, produtos e serviços para melhoria da qualidade de vida. O SETOR SAÚDE – economia terciária, serviço de consumo coletivo – alterações significativas – novas formas do organização do trabalho e investimentos – programas, projetos, focalização.

QUAL A SINGULARIDADE DO TRABALHO EM SAÚDE REFLEXIVO – articula saberes para ação (científicos, instrumentais, técnicos, sociais e tácitos), mediados pela dimensão ética e política. INCERTO – indeterminação da demandas e clientela, processo de trabalho descontínuo no tempo. COMPLEXO – várias profissões, profissionais, usuários, tecnologias, relações sociais e interpessoais, organização do trabalho, espaços e ambientes de ação. HETEROGÊNEO – diversidade dos processos de trabalho e instituições de saúde – desarticulação e irressolutividade.

QUAL A A SINGULARIDE DO TRABALHO EM SAÚDE FRAGMENTADO – conceitual: pensar x fazer; técnico: maior especialização; social: relações rígidas, hierarquia e subordinação. FORTE COMPONENTE TAYLORISTA-FORDISTA – postos de trabalho separados; tarefas simples, rotineiras e prescritas; divisão técnica do trabalho – separação concepção x execução; pouca qualificação e autonomia. BUSCA DA QUALIDADE - planejamento estratégico x participação e comprometimento com melhoria da atenção à saúde.

COMPONENTES DO PROCESSO DE TRABALHO Fazendo uma torta de frutas com tomate SUJEITO: cozinheiro, confeiteiro OBJETO: ingredientes - farinha, açucar, ovos , fermento, abacaxi, maçã, tomates, leite e outros BOLO & TORTA

COMPONENTES DOPROCESSO DE TRABALHO Fazendo uma torta de frutas com tomate MEIOS DE TRABALHO: panelas, batedeira, liquidificador, fôrma TRABALHO: Não materiais – a receita do bolo

COMPONENTES DO PROCESSO DE TRABALHO Fazendo uma torta de frutas com tomate O PRODUTO A TORTA

OS COMPONENTES DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE OBJETO: riscos, necessidades, danos (doenças e acidentes), determinantes dos modos de vida e saúde SUJEITO: equipe de saúde e a comunidade

COMPONENTES PROCESSO DO TRABALHO EM SAÚDE TRABALHO: Tecnologia da comunicação social. Planejamento e a programação local. MEIOS DE TRABALHO: Tecnologia médico-sanitária Saber popular