Adolescentes na periferia do mundo digital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criminalização da Transmissão do HIV como Forma de Estigma e Discriminação Veriano Terto Jr. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA.
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
NOVA ANDRADINA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Inclusão Digital x Educação Digital
Tecnologia da Informação e a Sociedade
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
Maria de Fátima Rato Padin
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
Inclusão DIGITAL promovendo Inclusão SOCIAL
À TECNOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE FÍSICA
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Revisão para Avaliação I
Sala de Aula Virtual para Professores
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Conceitos e Gerações de EAD
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Inclusão Digital
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Profa. Reane Franco Goulart
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Mobilizando seus colegas de trabalho
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE MUDOU NA MINHA VIDA?
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Administração de Recursos Humanos II
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Analfabetismo Tecnológico
Inclusão que bicho é esse?
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
PEI – Programa Educacional Individualizado
Tecnologia e a Terceira Idade.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Comunicação Comunitária
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Tendências atuais do ECLE
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
H ISTÓRIA DO D ESIGN I NSTRUCIONAL Conteúdos para EaD Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Transcrição da apresentação:

Adolescentes na periferia do mundo digital Dra. Lesley S. J. Farmer Universidade do Estado da Califórnia, Long Beach lfarmer@csulb.edu

Introdução Rápido! Imagine um adolescente fera em tecnologia! A Exclusão Digital O papel da biblioteca Fomentando a inclusão digital Começando com os adolescentes Questões da tecnologia: acesso e uso Mãos à obra

Os adolescentes de hoje Turma de faculdade em 2010: Sempre assistiram a guerras e revoluções ao vivo na televisão. Noriega sempre esteve preso nos EUA. O que é um toca-discos, uma máquina de escrever, uma fita de 8 trilhas, um vídeo Beta? Atletas profissionais sempre competiram nas Olimpíadas. Sempre houve exame de Aids.

As fronteiras na vida dos adolescentes Família e escola Família e colegas (cultura, linguagem) Estrutura escolar que atrapalha o aprendizado Emoções que desviam a atenção do aprendizado Diferenças de expectativas entre meninos e meninas Visão do mundo sobre a sexualidade

Grupos na periferia do mundo digital Sem-teto: sexo inseguro e abuso de drogas Adolescentes negros: questões de saúde, educação, transitoriedade, normas diferentes Imigrantes: questões de raça, gerações Estudantes do idioma nacional População rural e isolada / Migrantes Membros de gangues / encarcerados / alunos que abandonaram a escola: urbanos, pobres, estressados, alienados Pais adolescentes Meninas: cultura masculina, estereótipos Adolescentes com deficiências físicas e mentais: menor probabilidade de ter empregos, sair de casa, desenvolver relações

Falta de informação Acham que não podem se ajudar Apresentam comportamento esquivo para proteger as informações que têm Não se arriscam socialmente Acham que as pessoas de fora de sua classe não vão compartilhar informações com eles Podem se dar bem na sua própria cultura A tecnologia pode capacitá-los e ajudá-los a se ligar com outros grupos

Acesso físico à tecnologia Acesso: hardware, software; conectividade Acesso a bibliotecas: distância, o ano todo, horários, programação, regularidade, duração de tempo, acesso remoto Internet gratuita vs. internet invisível

Acesso técnico à tecnologia O que há para aprender? mecânica, avaliação Como os adolescentes aprendem a tecnologia? fuçando, amigos, na prática Questões relativas à instrução: motivação, expectativas, interatividade, opção, variedade, ritmo/etapas, flexibilidade Onde aprender: biblioteca, comunidade, colaboração das empresas

Acesso intelectual à tecnologia O mundo da tecnologia Competência informacional Alfabetização midiática Questões: linguagem, alfabetização textual, contexto, propósito significativo

Conteúdo digital para adolescentes Conteúdo relevante Informações locais Educação Questões de linguagem: tradução, sites em línguas diferentes do inglês, dicas visuais, conteúdo/contexto significativo Criação de conteúdo

Uso da tecnologia pelos adolescentes Desenvolvimento do uso da tecnologia: interesse próprio>>interação>>criação Obstáculos: mecânica, tecnologia instável, sem e-mail/bate-papo, $$, tempo… Uso independente: e-mail, mensagens instantâneas, compras, entretenimento, educação Nas escolas Nas bibliotecas Nas comunidades

Fatores que promovem o uso pelo adolescente Espaço do adolescente Conectividade à Internet (velocidade!) Softwares úteis Tolerância a barulhos, aspectos sociais Regras (e custos) razoáveis de impressão, e-mail/bate-papo, download, tempo nas máquinas Oportunidades de voluntariado

Tecnologia e vida depois da escola Empregos Competência informacional e tecnologia da informação Tecnologia da comunicação Programas para carreiras e tecnologia Faculdade / ensino superior Cidadania / política

Assentando as bases Interagindo com adolescentes Interagindo com comunidades Plano de ação: Identifique o público e os motivadores. Envolva os interessados. Desenvolva e apresente uma visão e uma mensagem convincentes. Garanta recursos e apoio suficientes Acompanhe e avalie.

Tente conhecer os adolescentes Inclua-os Apóie-os …e DEFENDA-os! E, quando em dúvida…. Tente conhecer os adolescentes Inclua-os Apóie-os …e DEFENDA-os!