A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Advertisements

Sistemas de Administração da Produção (S.A.P.) Turma: A01
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
SISTEMAS DE PRODUÇÃO.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA A função produção Revolução industrial
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
A Experiência do Grupo Plantar
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Gestão de Gases de Efeito Estufa MUDANDO O FUTURO - FEA/USP, 24/08/2006 Vicente H. Schmall.
Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco1 MODELO INTEGRADO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA: CONCEITOS.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Fast Show.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Capítulo 9 Shop floor control (SFC), Manufacturing Execution Systems (MES) e Sistema de programação da produção com capacidade finita.
Implantação do Sistema MRP II
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Supply Chain Management
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Gestão Orientada para Resultado
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Produtos: Ciclo de Vida
B.2. As Habilidades Gerenciais
Arquitetura de Sistemas de Informação
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Clique.
O QUE É ISSO ? ISO POLÍTICA GESTÃO AMBIENTAL PROCEDIMENTOS
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Diretoria Operacional Diretoria Administrativa
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
DETERGENTES Principal função
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
Administração de Sistemas de Informação
Departamento de Engenharia Elétrica
FASE 3: Apresentação do Projeto FazGame Desenvolvimento de uma nova arquitetura para construção de games educacionais Carla Zeltzer
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Aluno: Israel Paulo Araujo Carvalho Mat.: Professor: Luis Sebastião – 2010/02 ESTÁGIO SUPERVISIONADO Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
26/05/11 1.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Introdução a Administração de Produção (cortesia de dunamath.com & betagama.com.br)
Produtividade Exercícios. Produtividade de Sistemas - Exemplos 1- Qual a eficiência de um transformador elétrico que no processo de redução de tensão.
Tríade cognitiva “ZERO”
Transcrição da apresentação:

A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação Inputs Outputs Recursos Humanos, Instalações e Processos, Materiais, Terra, Energia e Informação Bens Serviços Processo de transformação Medida de Performance (Qualidade, Custo, Produtividade, etc.)

Tipos de Operações Manufatura Exemplos Serviços Exemplos Descrição Longa duração,Volume unitário, Produtos customizados Projeto de Construção , Estaleiro, Fábrica Consultoria, Desenvolvimento de software Projeto Curta duração, baixo volume, Produto customizado Alfaiataria, Comunicação visual Restaurante, Oficina de re- paro de carros Job Shop

Conceito de Produtividade OUTPUT INPUT PRODUTIVIDADE = OUTPUT INPUT

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE ALGUNS FATORES DETERMINANTES DA PRODUTIVIDADE RELAÇÃO CAPITAL X TRABALHO ESCASSEZ DE RECURSOS MÃO DE OBRA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA RESTRIÇÕES LEGAIS FATORES GERENCIAIS QUALIDADE DE VIDA

Impacto econômico da melhoria da produtividade e qualidade AÇÃO GERENCIAL Melhoria na qualidade do produto Melhoria nos processos produtivos Aumento no “output” por unidade de “input” Redução no “input” por unidade de “output” Aumento no “output” e redução no “input” Maior valor percebido Preços mais altos Produtividade melhorada Maior participação no mercado Baixos custos de manufatura e serviços Aumento na receita Maiores lucros

SISTEMAS DE PRODUÇÃO

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE Relação capital-trabalho Escassez de alguns recursos Mudanças na mão de obra Inovação e tecnologia Restrições legais Fatores gerenciais Qualidade de vida

Ciclo da Produtividade Medida da Produtividade Planejamento Avaliação Melhoria Figura 1.3

Âmbitos de Medida da Produtividade Nacional PNB Renda PER CAPITA Empresa Produtividade Total Produtividade Parcial

Formas de se melhorar a produtividade Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs. Produzir a mesma quantia de output usando menor nível de inputs. Produzir mais output usando menor nível de inputs.

Tendências Recentes na Administração da Produção Produção Just-in-Time Gestão da Qualidade Total Tecnologias computador-dependentes Reengenharia dos processos de negócios Competição com base no tempo A Fábrica de Serviços Mapeamento do fluxo de valor

Produtividade – Exemplos 1- Qual a eficiência de um transformador elétrico que no processo de redução de tensão de 11.000 volts para 110 volts recebe energia de 850KWh e envia 830KWh? 2- Qual a eficiência econômica de uma empresa que incorreu em custos de $150.000,00 para gerar um receita de $176.000,00? 3- Determinar a produtividade parcial da mão de obra de uma empresa que faturou $70 milhões em um certo ano fiscal no qual 350 colaboradores trabalharam em média 170 horas/mês. 4- A empresa do exercício 3 produziu 1.400.000 toneladas do produto que comercializa. Qual a produtividade parcial da mão de obra?

Produtividade - Exemplos 5- No mês de janeiro, a empresa ABC produziu 1.250 unidades do produto Alpha, com a utilização de 800 homens.hora. Em fevereiro, devido ao número de dias úteis, produziu 1.100 unidades, com a utilização de 700 homens.hora Determinar a produtividade total nos meses de janeiro, fevereiro e sua variação 6- A indústria de papelão ondulado produziu, em 1997, 2 milhões de toneladas com o emprego de 15.466 empregados. Em 2002, sua produção foi de 2,6 milhões de toneladas, com a participação de 13.354 trabalhadores. Determinar as produtividades em 1997 e 2002 e sua variação.

MANUFATURA versus SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES FLUXO DE MATERIAIS, SERVIÇOS E CAPITAIS

OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES A fábrica do futuro Organização da produção Projeto dos produtos e dos processos Layout Comunicação visual Posto de trabalho Compromisso com o meio ambiente Gestão do conhecimento

ENGENHARIA/ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO ENGENHARIA/ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL ENGENHARIA/ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES PRODUÇÃO EM MASSA PRODUÇÃO ENXUTA

NOVOS CONCEITOS Just-in-time Engenharia simultânea Tecnologia de grupo Consórcio modular Células de produção Desdobramento da função qualidade (QFD) Comakership Sistemas flexíveis de manufatura Manufatura integrada por computador Benchmarking Produção customizada