Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
Advertisements

CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Controle Jurisdicional de Políticas Públicas Eduardo Vilar.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos Liderando os rotarianos Troca de ideias.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL Um Convite à Cidadania.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
A ATUAÇÃO DO TCU NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DO CONTROLE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR Ministro Ubiratan Aguiar Diálogo Público/2006.
EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL- PNEF E FORMA DE ADESÃO DAS PREFEITURAS.
Programa Nacional de Educação Fiscal
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
1MAIO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
O TCU e o controle dos gastos públicos
Estrutura do Controle: organização do sistema de controle no Brasil e o papel de órgãos incumbidos da fiscalização de recursos públicosEstrutura do Controle:
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Controle de Gastos Públicos
DIÁLOGO PÚBLICO EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: O PNEF JOSÉ VALTER
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Secretaria de Comunicação
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Do MEIO AMBIENTE CONFERÊNCIANACIONAL 28, 29 e 30 Novembro 2003 VAMOS CUIDAR DO BRASIL Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Legislativo, Democracia e Liberdade Seminário. Legislativo e Sociedade: uma perspectiva educacional Rildo Cosson.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Transcrição da apresentação:

Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal

O cenário em que vivemos 30 mil crianças morrem no mundo a cada dia por falta de condições básicas de saúde; 674 milhões de crianças ( 37% da população infantil do planeta) vivem em pobreza absoluta; 76 milhões de pessoas precisam caminhar 15 para ter acesso à água ou bebem água imprópria para consumo. 1 Fonte: UNICEF,2003.

O cenário em que vivemos Concentração da Propriedade +Renda = 53 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza; 34% da população brasileira vivendo na miséria; 10% dos mais pobres detêm 0,9% da renda nacional; 10% dos mais ricos acumulam 47,2%. 2 Fonte: Banco Mundial, 2003.

Educação Fiscal Um dos caminhos....

E afinal, o que é cidadania?

Novo Conceito de Cidadania Aquele que tem direito a ter direitos É possível identificar na sociedade 4 tipos de cidadão 3 3 Texto de Francisco Witaker, Secretário Executivo da Comissão de Justiça e Paz de SP.

Meio Cidadão Meio Cidadão Aquele que não conhece os seus direitos, porque não lhe foi proporcionada tal consciência por meio do sistema educacional.

Cidadão Passivo Aquele que tem consciência dos seus direitos, mas tem forte descrença nas instituições, especialmente nas públicas, e por isso não luta por esses direitos.

Cidadão Ativo Aquele que conhece os seus direitos e luta para defendê- los,porém age na perspectiva individual e com a preocupação intensa de aumentar seu patrimônio.

Cidadão Ativo e Solidário Aquele que luta incansavelmente pelos seus direitos e pelos direitos dos outros.

Programa Nacional de Educação Fiscal Programa Nacional de Educação Fiscal

Estrutura do PNEF * MEC ESAF SRF STN SEFAZ SEDUC SEFAZ SEDUC Demais Órgãos SRF Nacional SRF Regional Demais Órgãos SEFAZ SEDUC Demais Órgãos GEF GEFE GEFF GEFM * Portaria Interministerial, Nº413 / 2002

NOSSA MISSÃO Propiciar a formação de cidadãos ativos e solidários, na construção de um Estado mais justo, igualitário e democrático.

Nosso Objetivo Geral Promover a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania.

Nossos Objetivos Específicos Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; Levar aos cidadãos conhecimentos sobre administração pública; Incentivar o acompanhamento, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos; Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

Abrangência Ensino Fundamental – 1ª à 8ª Série Ensino Médio – 1º ao 3º Ano Ensino Superior- Universitários Secretarias de Estado e Município - servidores Sociedade em Geral- ONGS,associações, sindicatos, clubes.

Grupo de Educação Fiscal Municipal Sec. Finanças Sec. Educação Outros Órgãos

Plante você também esta idéia!

PARTICIPE DESTA IDÉIA Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)

Chefia do Programa de Educação Fiscal Telefones ,