Renata Opção. Tema: Aprendizado com números Conteúdos curriculares: adição, subtração Numero de alunos envolvidos: 35 Numero de professores: 1 professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
NOVAS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR E A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
A TECNOLOGIA NA NOSSA VIDA
Liliani Lecco Dettogni
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
Currículo : Noções introdutórias
As Sete Leis do Aprendizado
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Ivoti.
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Jogo do Boliche.
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Estratégias informais de cálculo
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Projeto anual de Matemática: Brincando com a matemática.
Marcia Mirian Ferreira Corrêa Netto
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Marcos da Silveira PUC-Rio CEEE2005.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
Resolução de problemas: concepções
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Equipe responsável pela produção
Divulgando a Pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PEAD REFLEXÃO-SÍNTESE
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Reunião coletiva com fundamental II e médio " É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento.
Ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações
do Professor Coordenador Pedagógico (PC)
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
Sequência Didática Adição até o número 20
Professor(es) Apresentador(es):
O uso das tecnologias na escola
Apresentação da Disciplina
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
USO DO CELULAR NA ESCOLA NOME: Renato Marques de Carvalho Nº 32 5º ano A Professora: Ludmila.
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS NIVELAMENTO 17/03
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

Renata Opção

Tema: Aprendizado com números Conteúdos curriculares: adição, subtração Numero de alunos envolvidos: 35 Numero de professores: 1 professor e coordenador OBJETIVO Levar os alunos a compreenderem o processo de adição e subtração através de brincadeiras METODOLOGIA Os alunos serão inseridos em grupos de 5 onde serão determinados como equipes. Estas equipes deverão se organizar com ordem de números para participarem de atividades diversas como amarelinha, caça ao tesouro e outras brincadeiras. O aluno que ganhar a prova terá um numero, este numero será acrescido aos seus pontos sempre que ele vencer, e em caso de competição individual, o competidor que perder, perde o mesmo numero que pontos que o outro ganhou. Os números nunca podem ser repetidos pelos alunos. DURAÇÃO: 1 período TECNOLOGIAS UTILIZADAS: som, celular

Esta atividade envolve os alunos em brincadeiras e ao mesmo tempo em aprendizagem. Neste tipo de brincadeira os alunos são levados, mesmo que sem querer a desenvolver o raciocínio para desenvolver estratégias de vitória e a somar os pontos. Esta soma e a subtração dos pontos fazem que os alunos discutam o resultado e com que eles se ensinem uns aos outros o que foi aprendido. Ponto fraco: os alunos devem estar preparados quanto ao uso dos números e cálculos.