COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Dois modos de ler a Bíblia.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Escola do Comportamento Humano
Alteridade.
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Os comportamentos na relação interpessoal
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Os tipos de comportamento no meio social
GENTILEZA.
Trabalho em equipe Resultados dobrados
Afectos e família.
Cortesia ao Telefone.
Questionário Sociolinguístico
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Mensagem aos amigos..
APREDENDO A ORAR.
Desenvolvimento de Pessoas
Esse TANTRA veio da Índia.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Comunicação Empresarial
Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica.
Escolhas e Decisões....
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Este dia conversava com um amigo e ele falou que tinha saudade de uma ex- namorada. Ele falou na saudade que tinha dela e ao mesmo tempo no medo de.
REQUISITOS EXIGIDOS DOS QUE INTERAGEM COM OS CLIENTES
Estilos educativos e comunicação
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Violência? Diga não!.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Solidificando seus relacionamentos
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Trimestrais 2012 Escola Sabatina - ABS.
Lições para bem viver Autor: GURDJIEFF Música: The sound of silence
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
Estudo para reunião de célula
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
As intervenções verbais do terapeuta
Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei Agora alguns momentos para “Perdoar”.
Atendimento ao Telefone
Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Oportunidades e Ideias
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Liderança e Relacionamento.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL FEED-BACK
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

COMUNICAÇÃO Comunicação interpessoal: O estabelecimento de uma unidade social entre seres humanos pelo uso de signos de linguagem. Pode significar, o processo de partilhar experiências para que se tornem patrimônio comum. A comunicação interpessoal é aquela que se dá entre duas ou mais pessoas, portanto, tem a finalidade de estabelecer, entre essas pessoas, uma associação ou ligação, um entendimento ou identificação, ainda que momentâneo.

Processo da Comunicação Fórmula de Lasswell (psicólogo e cientista político), propunha que o processo de comunicação se comporia de cinco elementos, a saber: Emissor – Quem comunica? Mensagem – O que comunica? Canal – Por qual meio comunica? Receptor – A quem comunica? Impacto da mensagem – Com que efeito comunica?

Relacionamento (Network) Como formar sua rede de relacionamentos pessoais que o ajudarão, por exemplo, a achar o trabalho que procura ou resolver problemas profissionais de todo tipo: Procure conhecer o maior número de pessoas, mesmo superficialmente. Na vida prática, é bem mais importante a quantidade de pessoas que você conhece, do que o grau de intimidade que tem com elas.

Relacionamento (Network) Parta do princípio que as pessoas que você conhece apenas superficialmente lhes são mais úteis para obter trabalho, informação etc. do que as pessoas que você conhece intimamente. As pessoas que você não tem tanta intimidade conhecem outras pessoas que você não conhece; por isso elas lhes são bem mais importantes nesse aspecto. Tente conhecer pessoas que pertençam a vários outros ambientes e lugares que você não frequenta.

Relacionamento (Network) Trate de conseguir um cartão de visitas, ou pelo menos o nome e o telefone de cada pessoa que ficar conhecendo. Sempre que receber um cartão de visitas de outra pessoa, anote no verso dele algum detalhe ou referência que o ajude ase lembrar dessa pessoa. Sempre entre em contato com cada pessoa que fica conhecendo, tão logo seja possível. Afaste a ideia de que vai incomodá-la. Mantenha essa pessoa na lista dos seus contatos periódicos daí pra frente.

Relacionamento (Network) Faça espontaneamente alguma coisa por essa pessoa. Dê-lhe alguma informação útil. Leve-a a lembrar-se de você , e ter a ideia de que você é uma pessoa amável, atenciosa. Prepare-se para, mais tarde, pedir algo em troca sem se sentir culpado, se precisar fazê-lo. Em cada lugar aonde for, esforce-se por trocar algumas palavrinhas com algumas pessoas. Tenha alguns assuntos engatilhados para falar e puxar conversa.

Teoria X versus Teoria Y Douglas McGregor ( psicólogo social norte americano), lançou, em 1960, o livro “O Lado Humano da Empresa”, em que apresenta a dicotomia conhecida como teoria X versus teoria Y, que pressupõe duas abordagens básicas para gerenciar pessoas: Teoria X: Não gostam de trabalhar e evitam responsabilidades tanto quanto possam; Não são dignas de confiança e tem de ser policiadas para não cometerem atos fraudulentos;

Teoria X versus Teoria Y Preferem ser dirigidas em vez de autodirigir-se e pensar por si próprias; Procuram a segurança acima de tudo e não se arriscam nem se comprometem. Teoria Y Gostam de trabalhar e procuram espontaneamente assumir responsabilidades no trabalho; São confiáveis e podem ser deixadas trabalhando sozinhas, sem supervisão;

Teoria X versus Teoria Y Gostam de tomar suas próprias decisões e atuar autonomamente; Querem viver desafios. Em linhas gerais, McGregor está nos dizendo que aquilo que você pensa sobre as pessoas o levará a tratá-las dessa forma.

Ser Assertivo Atitude ou forma de agir pela qual pretendemos suprir satisfatoriamente nossas necessidades e, ao mesmo tempo, nossas inter-relações e nossas relações construtivas com o meio em que vivemos. A assertividade pressupõe que o indivíduo seja capaz de: Sentir-se livre para revelar, nas situações em que se envolve: “Eu sou isto, isto é o que sinto, penso e quero”.

Ser Assertivo Comunicar-se com outras pessoas, em nível social, afetivo ou profissional, comunicação esta que é realizada de forma aberta, direta, sincera e adequada. Adotar uma orientação ativa diante da própria vida; isto é, sair em busca da satisfação de suas necessidades em vez de simplesmente esperar que as circunstâncias ou o acaso as promovam.

Ser Assertivo Ter consciência de que nem sempre triunfará; aceitar suas limitações e, no entanto, ainda assim esforçar-se por fazer uma tentativa segura de vencer; e ser capaz de conservar o respeito por si mesmo, caso vença, perca ou empate. Assertividade é o ponto de equilíbrio entre passividade e agressividade Passividade Assertividade Agressividade

Etiqueta no trabalho A etiqueta surgiu na corte europeia (em especial na corte francesa, antes da revolução), com a finalidade de distinguir os nobres dos plebeus. Entende-se por etiqueta social: “Um conjunto de regras mínimas necessárias para orientar o convívio em sociedade”. A etiqueta tem a função de impor limites à liberdade de ação, igualando seus gestos, palavras e atitudes, uniformizando-os de acordo com aquilo que é considerado apropriado para a situação. Pode variar de acordo com o ambiente ou a situação.