QUALIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento de 79% no total de empregos.
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Qualidade Total.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
Planejamento e Controle de Qualidade
Objetivos: Atributos Qualificadores Nível mínimo para ser competidor
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
SISTEMAS DE QUALIDADE I
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Definições de Qualidade - Transcendental - Focada no produto - Focada no usuário: “qualidade é a adequação ao uso” - Focada na fabricação: “qualidade é.
Gestão do Conhecimento na prática
CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE
Qualidade em Serviços de Informação
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Control Objectives for Information and related Technology
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
U. Desenvolvimento e Inovação - Serviços
Instrutor: Objetivos:.
Projeto: Capacitação em GP
Atividade: Unidade 02 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/ Márcia Ferreira – 07/53840.
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Introdução Ao Marketing
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Introdução à Qualidade
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Melhoria do processo de software brasileiro
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Administração da Qualidade
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Engenharia de Software
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Logística Integrada Engenharia de Produção
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Função produção.
Disciplina: Controladoria
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Qualidade dos serviços - SERVQUAL
Avaliação da qualidade
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
Marketing de Serviços Qualidade dos serviços Natália Xavier Bueno.
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Disciplina: Garantia da Qualidade - GQ
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Qualidade em Serviços Aula 2
4.4 Implementação e Operação
Contabilidade Gerencial
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE

O que é Qualidade?

DEFINIÇÕES DA QUALIDADE Deming: "a produção eficiente da qualidade na expectativa do mercado". Juran: "adaptação ao uso" e "desempenho do produto, livre de defeitos". Crosby:"conformidade com as especificações". Harrington: "satisfazer ou exceder as expectativas do consumidor, por um custo que represente valor para ele".

DEFINIÇÕES DA QUALIDADE Feigenbaum: “Focada no valor, ou seja, para o consumidor a qualidade é uma questão de o produto ser adequado com relação ao uso e ao preço”. Zeithaml: “tem duas dimensões. Qualidade objetiva(medição e verificação) e qualidade subjetiva ou percebida(julgamento do consumidor) Reichheld: “qualidade como filosofia estratégica. A criação de valor gera lealdade e lealdade gera crescimento, lucros e mais valor .

Controle burocrático para Controle pelas pessoas Deming, Juran, 1985.

Sucesso Empresarial 1. Um compromisso irremovível e totalmente sincero da alta administração em inovar e melhorar continuamente a qualidade e a produtividade na organização. 2. Uma estrutura organizacional enxuta e flexível, capaz de aproximar as pessoas da alta direção e incrementar a inovação, a qualidade e a produtividade. 3. O ensino constante de atitudes e a capacitação de habilidades a todas as pessoas para inovar e resolver os problemas operacionais, desde o topo até a base. 4. A oferta de constantes oportunidades para que as pessoas possam inovar e resolver os problemas operacionais da organização. 5. Uma nova cultura de inovação, de participação e de envolvimento emocional de todas as pessoas no negócio da organização, através do esforço coletivo e do trabalho em equipe.

Sucesso Empresarial 6. Liderança na inovação e na utilização das técnicas de solução de problemas operacionais. 7. Recompensa organizacionais às pessoas pela inovação e pelas soluções bem sucedidas dos problemas operacionais. 8. Total focalização no cliente e no atendimento de suas expectativas e necessidades. 9. Continuidade a longo prazo do programa de inovação e de melhoria contínua da qualidade e produtividade. Deming, Juran, 1985.

Qualidade de um produto Características operacionais principais (primárias); Características operacionais principais (secundárias); Confiabilidade; Conformidade (normas e especificações); Durabilidade; Assistência técnica; Estética; Qualidade percebida.

Qualidade em Serviços Confiabilidade; Cortesia; Comunicação; Capacidade para entender as necessidades dos cliente; Credibilidade; Ser competente; Segurança; Rapidez na resposta; Aspectos visíveis.

Qualidade em Serviços Os 5 GAPs que devem ser removidos para que o serviço apresente qualidade: GAP 1: Divergência entre a expectativa do cliente e o que a empresa ou o prestador de serviço entendeu como sendo a expectativa do cliente; GAP 2: Divergência entre o entendimento da empresa e as especificações que elabora para atender o cliente; GAP 3: Divergência entre as especificações elaboradas e o serviço gerado; GAP 4: Divergência entre o serviço gerado e a comunicação externa ao cliente; GAP 5: Divergência entre o serviço esperado e o serviço fornecido. Zeithami, Parasuraman e Berrry, 1990

Qualidade em Serviços

Custos da Qualidade Custos de prevenção: Relativos às atividades desenvolvidas para manter em níveis mínimos os custos das falhas e de avaliação. Custos de avaliação: Relativos às atividades desenvolvidas para avaliar a qualidade, associadas com a medição, avaliação e auditoria dos produtos e ou serviços para garantir que os mesmos atendam aos requisitos especificados. Custos de falhas internas: Resultantes das falhas, defeitos ou falta de conformidade às especificações de um produto e ou serviço antes da entrega. Custos das falhas externas: Resultantes de falhas, defeitos ou falta de conformidade às especificações de um produto e ou serviço após a entrega.

Custos da Qualidade nos Serviços Elaboração de questionário ou de perguntas a serem respondidas pelos clientes. Tempo de resposta; Tempo de execução; Quantidade de reclamações; Solicitações por cliente; Quantidade de erros.

Processo de Melhoria da Qualidade Escolher uma área de trabalho. Administrar a implementação das melhorias. Organizar a equipe de melhoria da qualidade. Desenvolver um estudo piloto. Identificar benchmarks. Analisar o desempenho do método atual.