Gestão de Pessoas com Deficiência Trajetória e Desafios

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Pessoas com Deficiência Trajetória e Desafios Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Secretaria de Recursos Humanos Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas Núcleo de Acompanhamento Funcional 2011

Apresentação Institucional  Justiça Comum  6328 servidores ativos e mais de 1000 estagiários  275 Magistrados  15 Fóruns e unidades descentralizadas  Lei 11.697/2008 que amplia o quadro em 2730 vagas até 2012 (5% de vagas reservadas)

Núcleo de Acompanhamento Funcional  Subordinado à Presidência, à Secretaria de Recursos Humanos e à Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas  Competências: Orientação para o diagnóstico e manejo de inadaptações funcionais diversas; Suporte ao gestor e servidor para o manejo das restrições laborais em contexto de trabalho; Localização assistida dos servidores em acompanhamento funcional e do servidor com deficiência; (...)

Cenário em 2007  Ingresso esporádico de servidor com deficiência;  Ausência de política e práticas voltadas para inclusão da pessoa com deficiência;  Ações específicas mediante demanda do servidor com deficiência;  Gestão das demandas sob responsabilidade exclusiva do gestor;  Ações de acessibilidade descoordenadas;  Localização com os mesmos critérios que os demais servidores

Demanda inicial Ampliação do escopo  Solicitação formal para vaga de estacionamento reservada  Constatação de lacunas institucionais para atender demandas específicas destes servidores  Sugestão para realização de pesquisa interna pela SERH  Definição e deferimento pela Presidência do Projeto da Pesquisa “Conhecer para Incluir” Ampliação do escopo O tema inclusão passa a ser contemplado no Plano Estratégico por meio do projeto Inclusão de Servidores e Magistrados com Deficiência

Projeto Inclusão de Servidores e Magistrados com Deficiência  Meta 1: Pesquisa bibliográfica  Meta 2: Visitas técnicas  Meta 3: Pesquisa Conhecer para Incluir  Meta 4: Proposição de ações  Meta 5: Elaboração do Projeto de Gestão de Pessoas com Deficiência  Meta 6: Criação do Núcleo de Inclusão

Pesquisa Objetivo Conhecer o perfil dos servidores, o seu contexto de trabalho e suas principais demandas funcionais.  pesquisa de campo, de caráter exploratório, com os servidores e gestores  coleta de dados por meio de entrevistas individuais  resultados e recomendações apresentados à Presidência, aos Secretários e servidores - Identificação dos eixos de ação: Gestão de Pessoas, Acessibilidade e Suporte Institucional - Proposição da Criação do Núcleo de Inclusão

Produtos da Pesquisa  Monografia “Revisitando a Gestão de Desempenho no TJDFT”  Criação do Núcleo de Inclusão Vinculado estrategicamente à Presidência Comissão Multidisciplinar de Inclusão Competências  Projeto de Gestão de Pessoas com Deficiência

Projeto de Gestão de Pessoas com Deficiência  Ação 1: Recepção diferenciada  Ação 2: Definição de localização  Ação 3: Orientação Gerencial e adaptação de fluxo de trabalho  Ação 4: Sensibilização da equipe de trabalho  Ação 5: Gestão do Ingresso do estagiário  Ação 6: Priorização na tramitação dos processos

Ação 1: Recepção diferenciada Adoção de procedimentos visando à acessibilidade ao cumprimento dos requisitos legais relativo à nomeação de candidatos aprovados no concurso público, bem como, viabilizar o ato de convocação e posse no cargo efetivo dos servidores com deficiência  Envio de telegrama  Previsão de espaço físico diferenciado  Necessidade de acompanhante para a posse  Canais de comunicação  Parcerias para o evento de posse

Ação 2: Definição de localização Identificação da necessidade de localização assistida e sua viabilização considerando as especificidades de cada deficiência.  Entrevista de triagem  Identificação de restrições – laudo e perícia admissional  Definição de localização Sem recomendações, por indicação técnica ou assistida  Comunicado ao gestor  Vinculação ao Programa de Acompanhamento Funcional, se necessário

Ação 3: Orientação Gerencial e adaptação de fluxo de trabalho Suporte ao gestor quando do ingresso do servidor na unidade e repasse das recomendações médicas.  sensibilização do gestor para o recebimento de pessoas com deficiência;  identificação das atividades e dos fluxos de trabalho já estabelecidos na unidade;  discussão das principais restrições do servidor e das possibilidades de adequação das atividades;  adaptações de fluxo de trabalho necessárias ao ingresso do servidor a unidade  monitoramento das adaptações e do desempenho do servidor.

Ação 4: Sensibilização da equipe de trabalho Ação 5: Gestão do ingresso do estagiário Ação 6: Priorização na tramitação dos processos

Cenário 2011 Gestão de Pessoas Secretaria de Saúde Núcleo de Inclusão

Cenário 2011  Política institucional voltada para inclusão em desenvolvimento  Ações articuladas para atendimento das demandas desde o ingresso  Unidade administrativa de referência para o servidor e gestor  Difusão das ações internas de inclusão  Estratégias administrativas diferenciadas para localização  Qualificação das equipes envolvidas em andamento  Primeiros sinais de mudança de cultura

Desafios atuais Gestão de pessoas  Desconhecimento do impacto das deficiências no contexto de trabalho  Aprimoramento de estratégias administrativas para equilibrar a demanda de força de trabalho e as especificidades do servidor  Definição de parâmetros para avaliação de desempenho e avaliação da adaptação do servidor

Desafios atuais Institucional  Desenvolvimento de uma cultura inclusiva  Gestão da diversidade versus cumprimento de metas  Aquisição e implementação das adaptações dos postos de trabalho  Manejo e revisão dos contextos de trabalho sob olhar da inclusão  Ampliação das ações para público externo

Reflexões sobre Inclusão Complexidade Aprendizado institucional Contempla dimensão ética e produtiva

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Secretaria de Recursos Humanos Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas Núcleo de Acompanhamento Funcional nac@tjdft.jus.br (61) 3031 6272/ 6245