TA 605 – Aditivos e Coadjuvantes na Indústria de Alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula - Uso de Aditivos no processo de alimentos
Advertisements

Aula - Uso de Aditivos no processo de alimentos
Frutas UBM – Nutrição Técnica Dietética e Culinária
Introdução ao estudo das Frutas e Hortaliças
Informação Nutricional Complementar
Curso sobre a Interpretação e Aplicação da Resolução-RDC ANVISA nº 175/03 Regulamento Técnico de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais.
Informação Nutricional Complementar
CORANTES E AROMATIZANTES
Conservação e Rotulagem de Alimentos
Conservação e Rotulagem de Alimentos
Alimentos. Área de Conhecimento: Ciências Área de Conhecimento: Ciências Nível: Ensino Fundamental Nível: Ensino Fundamental Série / Bimestre: 4ªsérie.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: ADITIVOS E COADJUVANTES.
Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados 03 de dezembro de 2008.
Observações: Este produto apresenta corante artificial caramelo, que é proibido pela IN 05 de 06/5/2005. Apresenta um índice de Carbono 13 (%c3) de 33,23,
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
Regulamentação para registro de produtos junto à ANVISA - Alimentos -
Análise de Alimentos Introdução à Análise de Alimentos
O que você deve saber sobre
Projeto sobre Confeitos - Bombons -
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
Uso de Edulcorantes em Produtos Diet e Light
Professor Cristofer A. Masetti
Alimentos com alegação Diet e Light
VITAMINAS E MINERAIS Frutas, os legumes e as verduras são especialmente ricos em várias vitaminas e minerais; substâncias orgânicas de composição química.
Rotulagem de alimentos
Antonia Maria de Aquino
Henriqueta Tereza do Sacramento
Escola Básica 2º e 3º Ciclos José Maria dos Santos
Dra. Henriqueta Sacramento
REQUISITOS DE ROTULAGEM GERAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA PRODUTOS LÁCTEOS.
Processamento do Leite e Derivados
A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS.
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Biscoitos e sorvetes costumam conter corantes.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
Segurança Alimentar junto à Agricultura Familiar
Suco, Néctar e Refresco.
Uso de Edulcorantes em Produtos Diet e Light
Quem somos A empresa foi criada em vista a demanda por artigos importados de qualidade dentro do mercado brasileiro, em busca de inovações ao consumidor.
NACIONAIS E IMPORTADOS
REQUISITOS DE ROTULAGEM GERAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA PRODUTOS LÁCTEOS.
Gerenciamento do Peso.
Alimentos industrializados
Iogurte Clívia Flávia Lenice Luciana Rocha Miriane Priscila.
Projeto “Rede de Bufetes Escolares Saudáveis”
GRUPO VIVA MAIS LEVE CARBOIDRATOS.
Alimentos Diet e Light CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Ludmila Santana Braz Bolsista de extensão do grupo Renascer
Diet x Light Adoçantes Equipe Nutrição 2009.
Vida saudável e alimentação
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Açúcares e Edulcorantes
Legislação de Alimentos
Alimentos e nutrientes
Produtos Herbalife Disposição e Hidratação
Produtos Herbalife Nutrição Complementar
REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS
Desenvolvimento de Produtos: aspectos legais
REFRIGERANTES E SAÚDE.
Análise mercado de soja no Brasil
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Aditivos Alimentares Ciclo de Palestras – 2014/1
CONSUMA FRUTAS DIARIAMENTE !!!
INTRODUÇÃO Á TÉCNICA E DIETÉTICA
Definições Alimento: qualquer substância que possa ser ingerida por humanos e fornecer nutrientes para manutenção da vida. Alimentos não processados:
Transcrição da apresentação:

TA 605 – Aditivos e Coadjuvantes na Indústria de Alimentos Projeto: Categoria de Produtos em Pó Produto: Refrescos em Pó Grupo: Andreza Boccardo Cynthia S. Pereira Juliana Oviedo Lilian Rinieri

Roteiro Produto Processo Análise de Rótulos Aditivos e suas Funções Fluxograma Análise de Rótulos Aditivos e suas Funções Análise Crítica Legislação, Tecnologias Alternativas, etc.

PRODUTO Produto à base de: Definição: Preparado Sólido para Refresco - suco ou extrato vegetal de sua origem e açúcares; - podendo ser adicionado de edulcorantes hipocalóricos e não-calóricos; - destinado à elaboração de bebida, para o consumo imediato, pela adição de água potável.

Classificação/Designação: - os preparos sólidos para refresco devem seguir as normas segundo sua composição. Por exemplo: - Preparado Sólido para Refresco ou Bebida de (nome da fruta) , o que contiver por base suco desidratado da fruta. - Preparado Sólido para Refresco Misto ou Bebida Mista de (nome das frutas), o que contiver por base dois ou mais sucos ou polpas de frutas desidratados.

Classificação/Designação (Continuação): O Preparado Sólido para Refresco Artificial terá sua denominação seguida da palavra "Artificial", e da expressão "Sabor de..." acrescida do nome da matéria - prima substituída. Aos Preparados Sólidos para Refrescos Artificiais é vedado o uso da denominação "bebida de fruta, ou de extrato vegetal ou de parte do vegetal" em substituição à denominação" refresco" .

Composição Ingredientes básicos: Suco de fruta desidratado quando contiver por base o suco de fruta. Polpa de fruta desidratada, para o preparado sólido que contiver polpa de fruta. Suco de vegetal ou de parte do vegetal desidratado, quando contiver por base suco de verduras, legumes, e de parte de vegetais. Extrato de Vegetal, quando contiver por base o Extrato de Vegetal.

Composição Açúcares - sacarose (açúcar refinado ou cristal) que poderá ser substituída total ou parcialmente por sacarose invertida, frutose, glicose, dextrose, maltodextrina e outros açucares aprovados por legislação específica.

Composição Ingredientes opcionais: Aromatizante: Poderão ser utilizados os aprovados em legislação específica. Edulcorantes hipocalóricos e não calóricos: legislação especifica, poderão substituir parcialmente os açúcares. Vitaminas, sais minerais e outros nutrientes, em conformidade

Requisitos Para cada sabor e tipo de suco existem quantidades mínimas específicas, em peso, de suco desidratado da fruta correspondente, como por exemplo: Laranja/ Uva/ Tangerina/ Abacaxi/ Maça = deve conter 5% em peso de suco desidratado da fruta correspondente; Limão/ Maracujá = 2,5% em peso de suco desidratado da fruta correspondente;

Requisitos (Continuação): Guaraná = 0,02 % (dois centésimos por cento) em peso, de semente de guaraná ou seu equivalente em extrato de guaraná. Os Preparados Sólidos para Refrescos Sabor de Fruta ou do Vegetal, deverão conter uma quantidade mínima de 1 % (um por cento) em peso, de suco da fruta ou polpa de fruta vegetal correspondente.

Produtos Light Atributos e respectivos limites para os preparados sólidos para refresco que contiver associação de açúcares, edulcorantes hipocalóricos e não calóricos: redução mínima de 25% de açúcares e diferença> 5g açúcares /100 ml e mesmas condições exigidas para os atributos reduzido ou baixo valor calórico;

PROCESSO Processo bem simples; Todos os ingredientes utilizados são previamente desidratados; Processo engloba apenas as etapas de mistura dos ingredientes, secagem e envase.

Fluxograma Equipamentos Açúcar Entrada dos Acidulantes Ingredientes Polpa desidratada Aromas Etc. Entrada dos Ingredientes em pó   Misturador (Ribon Blender) Equipamentos Secador (Spray Dryer)   Envasadeira

Rotulagem segundo a Legislação O Preparado Sólido para Refresco que contiver matéria - prima natural e for adicionado de corante e aromatizante artificiais, deverá conter em seu rótulo as expressões "colorido artificialmente" ou "aromatizado artificialmente ". Quando não contiver a matéria prima natural de sua origem terá sua denominação seguida da palavra "Artificial ", e da expressão "Sabor de ..." acrescida do nome da matéria-prima substituída.

Fresh: Preparado sólido para refresco sabor de limão. Análise de Rótulos Fresh: Preparado sólido para refresco sabor de limão. Claim: com vitamina C e polpa de fruta. Ingredientes: Açúcar polpa de limão desidratada (1%) ácido ascórbico (vitamina C) acidulantes: ácidos cítrico e fumárico, aromatizantes aroma natural de limão, regulador de acidez citrato de sódio, antiumectante fosfato tricálcico, corante inorgânico dióxido de titânio e corante artificial tartrazina.

Clight: Preparado sólido para refresco sabor de tangerina de baixa caloria. Claim: Baixas Calorias Alerta: Contém fenilalanina. Ingredientes: Maltodextrina, polpa de tangerina desidratada (1%) acidulante ácido cítrico aromatizante aroma idêntico ao natural regulador de acidez citrato de sódio, antiumectante fosfato tricálcico, edulcorantes artificiais: aspartame(27,5mg/100ml), ciclamato de sódio(11,2mg/100ml), acessulfame de potássio (2,8mg/100ml) e sacarina sódica(1mg/100ml), corante inorgânico dióxido de titânio, espessantes: goma xantana e carboximetilcelulose, corantes artificiais: amarelo crepúsculo e bordeaux.

Tang: Preparado sólido para refresco sabor de abacaxi. Claim: Fonte de Ferro, Vit C e Vit A Alerta: Contém fenilalanina Ingredientes: Açúcar cristal acidulante ácido cítrico polpa de abacaxi desidratada (1%) regulador de acidez citrato de sódio aromatizante aroma artificial de abacaxi antiumectante fosfato tricálcico corante inorgânico dióxido de titânio espessantes carboximetilcelulose e goma xantana edulcorantes artificiais aspartame e acesulfame-k ácido ascórbico vitamina C corantes artificiais amarelo tartrazina e amarelo crepúsculo.

MID: Refresco em Pó de Graviola Ingrediente: Açúcar polpa de graviola desidratada (1%), vitamina C ácido ascórbico acidulante ácido cítrico, regulador de acidez (citrato de sódio), aromatizante aroma indêntico ao natural de graviola antiumectante fosfato tricálcico corante inorgânico dióxido de titânio corantes artificiais tartrazina. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM FENILALANINA.

Refresco em Pó de Morango CAMP Ingredientes: Açúcar cristal acidulante ácido cítrico polpa de morango desidratada (1%) aromatizante aroma artificial de morango edulcorante artificial ciclamato desódio estabilizantes carboximetilcelulose e goma xantana antioxidante ácido ascórbico- vitamina c corante inorgânico dióxido de titânio corantes artificiais amarelo tartazina e vermelho 40 CONTÉM AÇÚCAR

Aditivos – Análise Crítica Maltodextrina – Agente de massa  Ácido cítrico – Acidulante  aspartame- acessulfame ciclamato de sódio - edulcorante aromas naturais de laranja, tangerina, limão e maracujá - aromatizantes Ácido ascórbico - antioxidante

Aditivos – Análise Crítica Fosfato tricálcico - antiumectante Citrato de sódio – regulador de acidez Amarelo crepúsculo,vermelho bordeaux – corante Goma xantana, carboximetilcelulose - espessante

Quantidades permitidas Ciclamato de sódio : EDULCORANTE- Limite máximo: 0,50% Aspartame: EDULCORANTER ARTIFICIAL Limite máximo: 23mg/100ml Goma xantana ESPESSANTE/ ESTABILIZANTE: L. Max:0,50% Carboximetilcelulose ESPESSANTE Limite máx: 0,50% Corantes lim. Máx:Quantum satis corante inorgânico dióxido de titânio, corante artificial amarelo crepúsculo e vermelho bordeaux

Quantidades permitidas Fosfato tricálcico: Antiumectante Limite máx: 1% Ácido ascórbico: Antioxidante Limite máximo: 0,03 % Aromas naturais de laranja, tangerina, limão e maracujá Aromatizante : Quantum satis Maltodextrina: Polidextrose Limite máximo: Quantum satis Ácido cítrico Acidulante Limite máximo: 0,02

Referências - Normas estabelecidas pelo Regulamento da Lei n° 8.918 de 14 de julho de 1994, aprovado pelo Decreto n° 2.314 de 04 de setembro de 1997. - MERCOSUL/GMC/RESOLUÇÃO N o 86/96 - Regulamento Técnico do MERCOSUL sobre aditivos a serem empregados segundo as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

FIM

Equipamentos Misturador em Y Ribon Blender                        Spray Dryer