AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR

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Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO - 2012

Resolução SE Nº 70/2010 Atribuições Gerais Compete ao Diretor, em parceria com o Supervisor de Ensino e, em sua esfera de competência, garantir, a concretização da função social da escola, liderando o processo de construção de identidade de sua instituição, por meio de uma eficiente gestão, nas seguintes dimensões:

Dimensões constantes da Resolução SE Nº 70/2010: Gestão Pedagógica; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão Participativa; Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros; Gestão de Resultados Educacionais do Ensino e da Aprendizagem.

CINCO DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR

Para que os diferentes aspectos que envolvem a gestão escolar sejam contemplados, é proposto que o diagnóstico seja feito para cada dimensão, a partir de análise e discussão de questões centrais do dia-a-dia de uma escola – TEMÁTICA DA DIMENSÃO.

DIMENSÃO ESCOLAR - GESTÃO PEDAGÓGICA Avalia o trabalho pedagógico realizado na escola: atualização e enriquecimento do seu currículo, pela adoção de processos criativos e inovadores, implementação de medidas pedagógicas que levem em conta os resultados de avaliação dos alunos e a atuação dos professores articulada à Proposta Pedagógica e com as necessidades de melhoria do rendimento escolar.

TEMÁTICA - GESTÃO PEDAGÓGICA Planejamento da Escola Proposta Pedagógica e Plano de Gestão definidos e conhecidos por todos Currículo Oficial – Proposta curricular contextualizada Planejamento das aulas articuladas entre si, com Proposta Pedagógica e Currículo Professor Coordenador Formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos

TEMÁTICA - GESTÃO PEDAGÓGICA Dificuldades de ensino (professores) e de aprendizagem (alunos) Recuperação Utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos Respeito às diferenças individuais e à promoção da diversidade (inclusão) Funcionamento da HTPC

GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Avalia os resultados obtidos pela escola em sua função de propiciar a formação integral de seus alunos e assegurar o acesso, a permanência e o sucesso escolar da sua aprendizagem. Considera a qualidade do ambiente escolar e a adoção de mecanismos de monitoramento e avaliação desses resultados, com o objetivo de melhorá-los, em compatibilidade com a proposta pedagógica escolar.

TEMÁTICA - GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Avaliação do rendimento escolar Taxas de aprovação e de retenção Acompanhamento dos resultados da Escola Análise dos resultados das diversas avaliações internas e externas - (IDEB, SAEB, outros) Faltas de alunos, evasão e abandono

Gestão Participativa Avalia o nível de envolvimento dos vários segmentos da escola na tomada de decisões, a real participação no Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e o grau de socialização das informações.

TEMÁTICA - GESTÃO PARTICIPATIVA Conselho Escolar e APM atuantes Formação para os membros dos Colegiados Proposta Pedagógica, Plano de Gestão e Plano de Recursos Financeiros. Participação de pais, mães e responsáveis Protagonismo juvenil Reflexão sobre temas potencialmente geradores de conflitos Parcerias com outras instituições

Gestão dos Recursos Humanos Avalia o trabalho de gestão tendo por referência o compromisso das pessoas (gestores, professores, funcionários, pais e alunos) com a Proposta Pedagógica, levando em conta as formas de incentivo a essa participação, o desenvolvimento de equipes e lideranças, a valorização e motivação das pessoas, a formação continuada e a avaliação de seu desempenho

TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Professor Coordenador Reunião da Equipe Gestora Assiduidade, suficiência e estabilidade da equipe escolar Rotinas de trabalho e responsabilização Formação externa

Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros Avalia os serviços prestados pela escola em relação ao atendimento ao público, à manutenção do prédio, dos equipamentos, bem como a utilização e aplicação dos recursos financeiros.

TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS Instalações, equipamentos, recursos tecnológicos e materiais pedagógicos Conservação da Escola Uso dos ambientes da Escola Recursos financeiros Acessibilidade

TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS Ambiente escolar Atendimento prestado pela Escola Equipamentos e materiais pedagógicos Acessa Escola Espaço para a prática de esportes Espaço para refeições e merenda

PARA REFLETIR “Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obtenha êxito e seja plenamente feliz.” Mário Quintana

COMPONENTES DO GRUPO DE REFERÊNCIA FRANCISCA DUARTE DA SILVA MATINS JUSSARA DE SOUZA CORTEZ LIDIANE EIKO HASHIKA FOGAÇA MARIA APARECIDA MAZARO DA COSTA ABRIL - 2012