DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Prof. Celso Gramática.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
4.4 Igreja: Comunidade de comunidades. Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
ATP Vânia Cavalare/ Tem coisa melhor?
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Controle de Gastos Públicos
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Juiz de Fora, 08 de Outubro de 2009.
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LITERATURA NA ESCOLA.
Toda manhã, na África, uma gazela acorda
Autores: Sandra Sarue e Marcelo Boffa
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA

Prevenção Também se Ensina Objetivo Estabelecer, na rede estadual de ensino, um programa de educação permanente que propicie condições para a redução das vulnerabilidades dos alunos e das alunas em relação à gravidez na adolescência, às DST/HIV/Aids, ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, às situações de violência e que estimule o reconhecimento e respeito à diversidade sexual, articulando-se com as esferas Federal, Estadual e Municipais.

Comunidade Presente Objetivo Fortalecer as Diretorias de Ensino e as Oficinas Pedagógicas das escolas da rede pública estadual de São Paulo na busca por estratégias voltadas para a reversão de situações de conflito e violência , participação comunitária e comunicação não violenta.

Papel da Escola na Prevenção Ambiente privilegiado para reflexão e formação de cidadãos e cidadãs cientes de seus direitos e responsabilidades. Espaços propícios para o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e, particularmente, para a prevenção de situações em que exista risco, dentre elas, o uso de álcool, tabaco e outras drogas e a prevenção das DST, HIV e Aids.

Pontos a serem observados Reconhecer que o objetivo da prevenção não é ditar comportamentos, e sim, contribuir para que cada pessoa encontre modos de lidar e reduzir suas próprias vulnerabilidades. Trabalhar a prevenção no sentido de cultivar uma rede cuidadora permanente, na qual a pessoa possa sempre se colocar em questão, facilitando a formação de uma consciência crítica, capaz de identificar os riscos. Posicionar-se criticamente perante as informações veiculadas pela mídia sobre a questão das drogas. Buscar compreender permanentemente os fatores que aumentam e reduzem a vulnerabilidade dos jovens.

Materiais disponibilizados às escolas A Prevenção na escola: relatos de experiências - SEE/FDE. Alcoolismo (O) - Ronaldo Laranjeira - Ed. Contexto Boleiros (vídeo) - Ugo Giorgetti - SP Filmes. Diário de um Adolescente (vídeo) - Scott Kalvert - Vídeo Astros. Drogas: Maconha, Cocaína e Crack - Ronaldo Laranjeira - Ed. Contexto. Drogas: Mitos e Verdades - Beatriz Carlini Cotrim - Ed. Ática. Drogas: O que é preciso saber para prevenir - Richard Bucher - Ministério da Saúde. Drogas, Aids e Sociedade - CN-DST/Aids do Ministério da Saúde. Fresh (vídeo) - Boaz Yakin - Videolar. Manual do Multiplicador Adolescente - CN-DST/Aids do Ministério da Saúde.

Materiais disponibilizados às escolas Prevenção Também se Ensina: um documentário (vídeo) - SEE/FDE. Prevenindo contra as drogas e DST/Aids - Cartilha do Educador - Richard Bucher - CN-DST/Aids do Ministério da Saúde. Revista IDEIAS nº 29 - SEE/FDE. Se liga - O livro das drogas - Myltainho Severiano Silva - Ed. Record. Teleconferência: drogas na escola (vídeo) - SEE/FDE. Um soco no estômago - Luiz Puntel - Ed. Palavra Mágica. Vulnerabilidaids, Vulneradolescente (vídeo) - José Ricardo Ayres - Faculdade Medicina USP. Liberdade é poder decidir – Maria de Lurdes Zemel, Maria Eliza de Lamboy - Editora FTD. O homem que não parava de crescer – Marina Colasanti - Ediouro. Pássaro contra a vidraça - Giselda Laporta Nicolelis - Editora Moderna.

Materiais disponibilizados às escolas Minha Vida de João - Vídeo e CD-ROM – Instituto Promundo / Ecos / Papai / Salud y Gênero. Drogas - prevenção à dependência química - LOG-ON – Editora Multimídia. Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas – CEBRID Saúde e Prevenção nas Escolas – Diretrizes e Guia para o Educador – Ministério da Saúde/Ministério da Educação/UNESCO/UNICEF/UNFPA Manual Práticas e Valorização das Ações Preventivas; Subsídios para o Educador – Equipe dos Projetos – FDE Manual Apoio ao Trabalho Preventivo na Escola e na Comunidade – Equipe dos Projetos – FDE Preconceito e discriminação no contexto escolar: guia de atividades preventivas para HTPC e sala de aula.

Materiais disponibilizados

Materiais disponibilizados em 2009

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA E-mail: edison.almeida@fde.sp.gov.br jurema.panza@fde.sp.gov.br daniela.galvao@fde.sp.gov.br norma.luciano@fde.sp.gov.br Av. São Luis, 99 – 14º andar - CEP 01046-905 Fone (11) 3158-4249/4255/4280/ – Fax (11) 3158-4287

Autores: Sandra Sarue e Marcelo Boffa E se Fosse com Você? Autores: Sandra Sarue e Marcelo Boffa   O tema tratado nessa história é o do bullying, ou seja, situações onde a diferença é tratada como desigualdade por meio de xingamentos, gozações e ofensas. Em um colégio, onde uma determinada turma de estudantes se “diverte” provocando e aterrorizando os demais colegas, a professora descobriu uma forma eficiente de acabar com esse tipo de atitude.

Menina Bonita do Laço de Fita Autora: Ana Maria Machado Este livro, um dos mais premiados e traduzidos da obra de Ana Maria Machado, conta a história de um coelhinho branco que faz de tudo para mudar de cor. Coloca em cena diversos aspectos relacionados a questão étnica/racial possibilitando, assim, um amplo debate sobre a auto-estima, a igualdade e a fraternidade.

Sexo & Cia - As Dúvidas Mais Comuns (e as Mais Estranhas) que Rolam na Adolescência - Publifolha Autor: Jairo Bouer Nesse guia, os/as adolescentes encontrarão, na forma de perguntas e respostas, explicações para as dúvidas mais frequentes sobre sexualidade, saúde reprodutiva, DST e aids, métodos contraceptivos, uso de drogas, relacionamentos afetivos e identidade sexual.                                                                                           O livro de Jairo Bouer

O Corpo das Garotas Autor: Jairo Bouer De forma clara e objetiva, o autor esclarece as principais dúvidas que uma garota tem na pré-adolescência, como a anatomia dos órgãos femininos internos e externos, a reação dos hormônios, o crescimento dos seios e o desenvolvimento rápido do corpo. Traz também dicas para eliminar os pêlos indesejados, para tratar de cravos e espinhas, para diminuir os efeitos da TPM e enfatiza que o/a ginecologista é um aliado importante.

O Corpo dos Garotos Autor: Jairo Bouer Explica ao menino que, de repente, o corpo dele passa por uma revolução: pêlos e espinhas aparecem por todos os lados, a voz desafina, ele se sente inseguro com relação a sexo. Uma fase tumultuada, mas que tem começo, meio e fim. Como essas mudanças não vêm com aviso prévio, o autor explica como encarar tudo isso com naturalidade.

A Adolescência – Publifolha Autor: Contardo Calligaris Nesta publicação, o psicanalista Contardo Calligaris parte da idéia de que a adolescência é sobretudo uma criação sócio-cultural relativamente recente. Com texto leve, didático e simples, possibilita ao/a educador/a decifrar, além da mística que envolve este fenômeno, seus problemas intrínsecos e aparentemente insolúveis.

Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz - Ed. Versus Autora – Cleo Fante Trata do conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, ocorrido em um determinado ambiente, especialmente no contexto escolar, conhecido como Fenômeno Bullying. Oferece um panorama mundial sobre bullying, destacando a realidade vivida hoje nas escolas brasileiras e apresentando uma proposta de programa pautado em valores como tolerância, respeito e solidariedade.

Violência Urbana Autores: Paulo Sérgio Pinheiro e Guilherme Assis de Almeida A violência de caráter endêmico, implantada num sistema de relações assimétricas não é um fenômeno novo: dá continuidade a uma longa tradição de práticas de autoritarismo. Este livro apresenta os patamares da violência urbana no Brasil, o contexto maior em que ela se apresenta e indica os caminhos para sua superação.

Diversidade Sexual na Escola: uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens Autores: ECOS/CORSA A partir de textos e de propostas de oficinas, esta publicação possibilita aos/às profissionais da educação informações importantes sobre questões relacionadas à diversidade sexual. Favorece, ainda, o questionamento e a desconstrução de uma série de preconceitos e discriminações existentes no contexto escolar tais como: a homofobia, lesbofobia e transfobia.

Saúde e Prevenção nas Escolas – Guia para Educadores e Diretrizes para Implementação do Projeto. Autores: Ministérios da Saúde e da Educação com o apoio da UNESCO, UNICEF e UNFPA Traz textos e oficinas sobre os diferentes aspectos da sexualidade e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, tendo com base o respeito aos direitos humanos. As diretrizes para a replicação do projeto são apresentadas didaticamente reforçando-se a necessidade do envolvimento dos níveis federal, estadual e municipal,

Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas Autor: Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas Com o objetivo de promover a cidadania e reduzir a vulnerabilidade da comunidade escolar em relação à ao uso indevido de drogas e à infecção pelas DST e HIV, esta publicação traz informações atualizadas sobre os diferentes tipos de drogas, seus efeitos e índices sobre o uso das diferentes substâncias no país.