A ENGENHARIA NO PROJETO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

TRANSPORTES; MATÉRIA-PRIMA; ENERGIA; MÃO-DE-OBRA; MERCADO CONSUMIDOR.
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
CONTABILIDADE DE CUSTOS
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Plano Diretor de Sistemas de Informação
PCP TRADICIONAL MRP, MRP II e ERP.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Ambiente Novos concorrentes Novas Tecnologias
3. Sistemas de Informação e a Produção
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Aviação Civil S I S T E M A S AEROPORTUÁRIOS.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Engenharia Clínica Dr. Gustavo Grottone
Contabilidade de Custos
Empreendimentos de construção civil
Treinamento Industrial
Lavratti.com Localização por importância. lavratti.com Slide 2/2 Localização por importância Principais métodos de localização de instalações HEIZER,
Custeio da Produção.
Dinâmica intraorganizacional
Módulo de Gestão Aplicada à TIC
O CONTEXTO DO PROJETO Político Estabilidade Institucional
Arranjo Físico - Layout
ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO.
ENGENHARIA DO PROJETO Prof.º Ernesto Paulella.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Localização do Projeto
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Conceitos Básicos de Estoques
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
O Processo de Negócio da Athalaia Gráfica Grupo Vermelho.
Coordenação Regional de Santa Catarina
Planejamento e Controle e obras
Logística Planejamento e Programação Logística
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Orçamento de Produção.
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Sistema de Planejamento de Produção
Ir p/ primeira página n Objetivo: apresentar de forma sucinta e analisar preliminarmente os elementos relacionados ao projeto, com vistas ao credenciamento.
Papel dos Estoques Os estoques têm a função de atuar como reguladores do fluxo de negócios Unidade 3.
Curso: Engenharia de Produção
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 8ª aula 27/05/15.
Canteiro de Obras.
Projeto de Introdução à Engenharia - Ensino Médio 2010
Avaliação econômica do projeto
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Projeto de Edificações
Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Matéria – SEP 201 – Projeto de Fábrica Prof. Oswaldo Luiz Agostinho.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Técnico em Edificações
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Administração de Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO DE INTERIORES I
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
Etapas do processo orçamentário
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Infraestrutura e Logística Seminário - Geografia do Brasil Professor: Dilermando.
PLANO DE VENDAS E OPERAÇÕES Prof. Glauco Carvalho.
Transcrição da apresentação:

A ENGENHARIA NO PROJETO Etapas Ensaios e investigações preliminares Consultas a tecnólogos e outros entendidos do negócio Visitas a empresas similares Pesquisas diversas (revistas e livros especializados, órgãos empresariais e governamentais, etc.) Seleção e especificação do processo de produção O processo a ser utilizado já é aplicado por outras empresas? Consulta INPI Royalty Verificar os fatores determinantes do processo Escala de produção; tipo de matéria prima; disponibilidade de mão de obra qualificada; disponibilidade de recursos financeiros; tipo de tecnologia que se dispõe; regulamentações de órgãos governamentais; etapas terceirizadas.

Seleção dos equipamentos Seleção dos equipamentos principais juntamente com a definição do processos Definir equipamentos secundários ou auxiliares Fatores relevantes na definição dos equipamentos Produtividade do equipamento; consumo do equipamento (energia elétrica, gás, óleo, etc.); alternativas no uso de matéria prima; possibilidade de ampliação futura da capacidade; custos (compra, transporte, instalação); qualificação exigida da mão de obra, treinamento; garantias; assistência técnica e peças de reposição; possibilidade de financiamento; prazo de entrega dos equipamentos.

Construção civil e infra-estrutura Definir o tamanho a a partir de: Definição do layout de produção (linha de produção) necessidade de espaço para estocagem; entrada e saída de veículos de transporte; exigências da prefeitura local e CREA. Definir a infra-estrutura Dimensionamento da carga elétrica e definição da entrada e instalações; serviços hidráulicos (água e esgoto); telecomunicações (telefonia e internet); tratamento especial de resíduos. Considerar Possibilidade de crescimento no longo prazo; não definir tamanho maior que o possível crescimento.

Análise de rendimento Matéria prima Materiais indiretos e secundários Quais as matérias-primas necessárias no processo? Qual a quantidade necessária para obtenção de uma unidade do produto acabado? Origem da matéria prima? Custo de uma unidade da matéria prima? Custos de transporte e manejo de uma unidade da matéria prima? Como devem ser armazenadas as matérias primas e qual o custo desta armazenagem? Materiais indiretos e secundários Outros insumos Eletricidade, água, combustíveis, lubrificantes, artigos de escritórios, etc. Mão de obra Qualificação; quantidade; disponibilidade.

Relatório de apresentação da engenharia Demonstração clara e objetiva do processo físico de transformação Descrição do processo Permitir ao leitor a compreensão de todas as fases em que passam os insumos até se chegar ao produto final Descrição técnica detalhada da matéria prima, insumos, produto final e dos subprodutos Origem, oferta, tamanho, forma, cor, composição química, etc. Apresentar fotografias, desenhos, diagramas Mão de obra Qualificação, oferta, salários de mercado, legislação específica, forças sindicais, necessidades de treinamento. Construção civil Tamanho (total e utilizado), custos, cronograma, projeto arquitetônico, layout. Análise de rendimentos Quantidade de entrada de matéria prima, saída de produto acabado e perdas; determinação dos coeficientes técnicos de produção .