A ESPIRAL HERMENÊUTICA:

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Transcrição da apresentação:

A ESPIRAL HERMENÊUTICA: Homilética e Contextualização

“O estudo das Escrituras não pode ser completo até se move do texto até o contexto.” Grant Osborne A Espiral Hermenêutica

O QUE É CONTEXTUALIZAÇÃO? “ O processo dinâmico que interpreta a significação de uma norma religiosa ou cultural para um grupo que tem uma herança cultural diferente.” Significa comunicação transcultural Um processo “dinâmico” que vai da cultura de origem até a cultura receptora. Normalmente é facilitado por um “transmissor” que tem conhecimento das suas culturas.

CULTURA DE ORIGEM TRANSMISSOR CULTURA RECEPTORA

EXEMPLOS BÍBLICOS: Atos 8 Atos 10 Atos 15 1Cor. 8-10

AS QUESTÕES PRINCIPAIS: A prioridade do texto/cultura receptora A tendência é para a prioridade do texto diminuir progressivamente quando se move do texto para a cultura receptora. O conteúdo e forma O conteúdo da revelação bíblica não muda mas a forma pela qual é apresentada sempre muda. Normas culturais/supraculturais O que pertence principalmente à cultura antiga original e os elementos eternos da revelação

A ESPIRAL HERMENÊUTICA TEXTO AGENDA PERGUNTAS INTÉRPRETE

A ESPIRAL HERMENÊUTICA O TEXTO O texto é o ponto de partida e estabelece a agenda. A AGENDA Os temas/tópicos a serem considerados à luz do texto O INTÉRPRETE Aplica uma metodologia apropriada para extrair sentido do texto à luz da agenda AS QUESTÕES Formuladas pelo intérprete à luz do texto

O CÍRCULO AMPLIDADO: FONTE SIGNIFICAÇÃO SENTIDO CULLURA RECEPTORA

O PAPEL DO PREGADOR/INTÉRPRETE TEXTO AGENDA PERGUNTAS PREGADOR/INTÉRPRETE SIGNIFICAÇÃO SENETIDO CULTURA RECEPTORA

MODELO HERMENÊUTICO Identifiquem os elementos supra- culturais. Determine o “nível” do vínculo com a cultura, isto é, o grau de influência da cultura origem na cultura contemporânea. Determine a distância entre os elementos supra culturais e culturais.

UM CASO ESPECÍFICO: 1Timóteo 2.11-15 Paulo apelou à criação, indicando que ele considerou a questão vinculada a princípios eternos. Algumas questões em Paulo são vinculadas a práticas culturais (1Cr.11.2-16; 14.34,35). Uma questão a ser considerada é se estas práticas ainda ameaçam a vida familiar no séc. 21. A distância entre os elementos supraculturais e culturais é considerável. Paulo estava “contextualizando” estes princípios? A proibição do ensino é normativa? Por exemplo, como missionárias cristãs devem se comportar em países mulçumanos?

ALGUNS PRINCÍPIOS: Passagens didáticas (cartas) devem ser utilizadas para interpretar narrativas históricas. O contexto original deve ser compreendido antes de determinar significação. Declarações individuais devem ser colocadas no contexto mais amplo das escrituras.