EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN

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Transcrição da apresentação:

EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN 1994 - 2005

PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA UFRN 1994 - Participação da UFRN no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB, instituído pela SESu/MEC Constituição da Comissão Executiva de Avaliação Institucional – Portaria do Reitor/UFRN Capacitação da Comissão

CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É uma atividade intrínseca ao processo de planejamento É contínuo, geral, específico e busca integrar ações É permanente e crítico das suas ações e dos resultados obtidos Procura conhecer e registrar as limitações e possibilidades do trabalho avaliado

É democrático, define e publica, apriori, os aspectos que serão avaliados Promove a participação dos atores envolvidos no processo É transparente quanto aos seus fundamentos e à utilização dos seus resultados

PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO DO PAIUB / UFRN Sensibilização da comunidade universitária Diagnóstico global das atividades fim e meio da UFRN Avaliação Interna ou Auto-Avaliação Etapas

AVALIAÇÃO INTERNA OU AUTO-AVALIAÇÃO É o momento em que a própria comunidade, de posse das informações coletadas e sistematizadas nas fases anteriores, deveria se posicionar

INSTRUMENTOS / INDICADORES Elaboração de Roteiros para Auto-Avaliação Centros Acadêmicos Departamentos Cursos de Graduação Hospitais Universitários Segurança Patrimonial

METODOLOGIA / PAIUB Concepção inicial: Partir da análise qualitativa dos dados quantitativos obtidos Envolver todos os membros do Centro ou Unidade em processo de avaliação entretanto...

a auto-avaliação foi entendida como um “questionário” a ser respondido pelos Centros e Unidades Acadêmicas... ...o que empobrecia o processo e não correspondia à concepção de avaliação proposta pela UFRN / PAIUB

REVISÃO DA METODOLOGIA

PROCESSO ATUAL DE AVALIAÇÃO NA UFRN SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES Lei nº 10.861 de 14 de abril / 2005

dos CURSOS DE GRADUAÇÃO SINAES - sistema global e integrado composto por 3 processos diferenciados de avaliação: das INSTITUIÇÕES dos CURSOS DE GRADUAÇÃO do DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE

O SINAES NA UFRN: etapas do processo 3ª etapa Auto-avaliação… 4ª etapa Sensibilização, Preparação e Divulgação… 3ª etapa Auto-avaliação… 4ª etapa Consolidação do relatório Global… 2 etapa esenvolvimento.

ESTRATÉGIAS Mobilizar e organizar os segmentos acadêmicos e a sociedade para pensar coletivamente a UFRN, no que ela faz, construindo uma rede que articule os sujeitos no processo de reflexão – ação...

DIMENSÕES EM PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO PÓS- GRADUAÇÃO ENSINO GRADUAÇÃO

ENSINO DE GRADUAÇÃO – Política e Operacionalização Projetos Político-Pedagógicos Estágio Curricular Monitoria PET- Programa Especial de Treinamento PAP- Projeto de Atualização Pedagógica A Docência na UFRN

ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Política e Operacionalização Perfil da pós-graduação Integração com a graduação e a pesquisa Realização de worshop com os coordenadores de cursos e programas

PESQUISA Política e Operacionalização Bases e Núcleos de Pesquisa Aplicação de questionário Pesquisadores Alunos de Iniciação Científica Realização de Seminário Elaboração de Relatório Parcial

EXTENSÃO Política e Operacionalização Análise de Projetos e Relatórios Delineamento do Perfil da Extensão na UFRN Realização de Seminário envolvendo os coordenadores de projetos, professores e alunos

INFRA-ESTRUTURA / Plano de obras POLÍTICAS DE PESSOAL / Docentes e Técnico- Administrativos APOIO AO ESTUDANTE PDI / SEMINÁRIO

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN: documentos elaborados e resultados obtidos 1) Plano de ação – 1995 / 1999 PDI – 1999 / 2008 Planos de Gestão: 1995 / 1999 1999 / 2003 2003 / 2007 Relatórios Anuais de Gestão

2) Registro das Atividades de Extensão e de Pesquisa 3) Orientações para elaboração de Projetos Político-Pedagógicos 4) Definição da concepção de extensão 5) Aquisição de Laboratório de Manequins para a área da saúde

6) Aquisição de Laboratório para o Curso de Comunicação Social 7) Reorganização Administrativa da Maternidade Escola Januário Cicco ( Regimento ) 8) Revisão da Portaria de Avaliação da Aprendizagem do Aluno na UFRN

10) Avaliação Externa do C. de Biociências 9) Avaliação do estágio curricular e proposição de uma política de estágio para a UFRN 10) Avaliação Externa do C. de Biociências 11) Avaliação Externa do Depto. e do Curso de Farmácia 12) Definição de Indicadores Institucionais 13) Elaboração do Relatório da Taxa de Sucesso na Graduação - TSG

ACERCA DA BIBLIOGRAFIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

“A avaliação institucional revitaliza o exercício da democracia”