PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Advertisements

Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
4.4 Igreja: Comunidade de comunidades. Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
ATP Vânia Cavalare/ Tem coisa melhor?
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PLANEJAMENTO ESCOLAR
Relações Humanas: Habilidade Essencial. Relacionamento Afetivo.
COMO AVALIAR ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Gênese: Universidade do Paraná Parcerias: Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais Estruturação do Projeto: Pró-reitoria de Graduação.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
Material preparado e de responsabilidade do professor Arão Sapiro AVANÇOS DO DIÁLOGO PARTICIPATIVO Prof. Arão Sapiro 2009 CONSELHO DELIBERATIVO DO SISTEMA.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
1.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Centro Universitário Franciscano Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente Gestão Escolar e Educação para a Paz Profª Esp. MÁRCIA ALVES DE OLIVEIRA Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivência (NEP/UEPG) NOVEMBRO/2009

Ponto de partida "Crescer como Profissional, significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nossos objetivos como profissionais da Educação".

É possível educar para a paz Fortalecer a democratização do processo pedagógico, valorizando a participação consciente e responsável de todos que fazem a escola, nas decisões sobre o planejamento e orientação do seu trabalho e sobre o funcionamento geral da escola, visando ao seu contínuo aprimoramento.

Formação Continuada "Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha". [...]aprender não é um ato findo.Aprender é um exercício constante de renovação...

Proposta Pedagógica Articular a construção coletiva de uma proposta pedagógica, priorizando não só o desenvolvimento profissional/técnico dos seus professores e funcionários, mas investir com o mesmo afinco, no desenvolvimento pessoal desses colaboradores, a partir de um plano de Formação Continuada de Educadores para a Paz.

Inacabamento do ser humano "A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando". "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".

É possível educar para a paz Relação escola/família/comunidade numa proposta de Educação para Paz. Espaços de diálogo, compreensão mútua, solidariedade, cooperação, integração coletiva, mediação e discussão objetiva de conflitos. Profissionais aprendem a fazer fazendo e refletindo sobre os problemas, vendo-os sobre diferentes pontos de vista, compartilhando idéias com um orientador mais experiente, verificando a validade das soluções construídas e suas implicações, pesquisando, etc.

Comportamento pró-social O comportamento pró-social é entendido em Psicologia Social como “um comportamento útil, construtivo ou altruísta em relação aos outros” (COON, 2006). COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL VARIÁVEL HABILIDADE EMPATIA Expressão de sentimentos AUTO-ESTIMA Auto-conhecimento e auto-conceito COOPERAÇÃO Cooperação COMUNICAÇÃO Comunicação CONCILIAÇÃO Resolução de conflitos

Intervenções na sala de aula Comportamentos pró-sociais apontam: Espaço privilegiado de encontro, diálogo, resolução pacífica de conflitos e, portanto, de Educação para a Paz. o aumento do autocontrole, assertividade, da cooperação; a diminuição dos comportamentos violentos; a melhoria na relação professor-aluno.

Parceria e conflitos Novo olhar docente: aluno como parceiro e o conflito como oportunidade pedagógica, é condição necessária para a construção da paz. Características do educador: proximidade com os alunos flexibilidade disponibilidade atenção às necessidades do aluno.

ÂMBITO DE ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ NA ESCOLA (OLIVEIRA,2009)

Alegria na escola "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". "O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".

Conclusão Proposta Pedagógica definida e assumida por todos. Clareza de funções e responsabilidades em todos os segmentos da comunidade escolar: equipe de gestão escolar, corpo docente e funcionários, alunos e comunidade de maneira geral. Disponibilidade do pessoal docente: atenção personalizada ao aluno e as suas necessidades individuais. Boa relação escola-comunidade: visitas diversas, trabalhos sociais, parcerias, abertura para a comunidade externa com exposições dos trabalhos dos alunos, confraternizações...

Conclusão Estímulo ao trabalho cooperativo: a cooperação em oposição à idéia de competição. Currículo adequado às capacidades dos alunos. Atenção às necessidades específicas e à diversidade. Educação extra-curricular: artes, esporte, cultura... Características do professor: flexibilidade, criatividade, boa auto-estima e tolerância à frustração. Metodologias de ensino gratificantes e motivadoras do estudo. Inovação e criatividade no planejamento docente.