Noções sobre Psicologia do Trânsito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Congresso Luso Galaico
Advertisements

SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Clima e cultura de escola
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
RISCO OBJETIVO X RISCO SUBJETIVO
Quem é o homem ?.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
24/03/2017 DETRAN Skanska Brasil Ltda 1.
Regina Célia Baptista Belluzzo
I- Concepção de Educação
Aula 3 : Noções do Código de Trânsito Brasileiro
Profª Dra. Maria Helena Hoffmann
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade
Emergências e Desastres
DIREÇÃO DEFENSIVA PARTE 1 INTRODUÇÃO
GESTÃO ESCOLAR.
MELHORIA NA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A CONDUTOR
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Tempo de festas é tempo de álcool e acidentes?
FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Efeitos da Lei Seca.
APRESENTA.
Trabalhando com Grupos
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
PSICOMOTRICIDADE.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
ATRAVESSANDO SEGURAMENTE NA FAIXA DE PEDESTRES
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 96 Desenvolvimento de Competência dos Condutores Elektro (DIREÇÃO DEFENSIVA.
Fórum Segurança Rodoviária Assembleia da República Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações Subcomissão da Segurança Rodoviária Miguel Neves.
Por que estudar Psicologia?
ACIDENTES DO TRABALHO.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Conceito de higiene, saúde e segurança no trabalho
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓGICA DA VIOLÊNCIA E DO CRIME
Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil
Valores S olidez É tica R espeito E mpreendedorismo U nião
Capítulo 7 Direção.
MÓDULO V – O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE – Postura do diretor na condução do CFC. Responsabilidade social do CFC na construção de um trânsito mais seguro.
O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE
O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
1.4 - ANÁLISE ERGONÔMICA DAS ATIVIDADES 1. ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO Considerações gerais sobre as atividades: 3A atividade de trabalho.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Noções sobre Psicologia do Trânsito Paulo André Sousa Teixeira Psicólogo do TJPE Mestrando em Psicologia pela UFPE Professor do Cursinho para PSICOLOG@

Histórico do automóvel 26 de janeiro 1986 – Alemanha – criação do automóvel Maior intercambio comercial e contato entre os seres humanos. Mudança de valores culturais Mudança de conceito de distância entre espaço e tempo Relações humanas e padrões de comportamento social diferentes Avanços tecnológicos e científicos

Histórico do automóvel GRAVES PROBLEMAS: Alterações ecológicas Ruídos Redação de espaços de pedestres Acidentes

Psicologia do Trânsito brasileira 1951 – exame psicológico para habilitação de motoristas 1962 – exame psicotécnico para todos os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Crítica ao termo “psicotécnico” (excesso de preocupação com traços, aptidões e habilidades) Além do “psicometrista e testólogo”. Rozestraten como marco teórico na Psicologia do Trânsito. 1997 – Código de Trânsito Brasileiro – visão mais humanizada de circulação.

Psicologia e Ambiente Ambiente material: engenharia, arquiteto e urbanista. Ambiente social: psicologia social Interação do animal com o ambiente: etologia Ambiente material e vivo agindo sobre o homem e vice-versa: psicologia ambiental.

Conceitos essenciais HOMEM x VEÍCULO x VIA x REGRAS E NORMAS SOCIAIS* OBJETO: comportamento dos cidadoas que participam do trânsito. Os antecedentes dos eventos do trânsito não devem se restringir a sua subjetividade, mas sua inserção no contexto ambiental, reciprocamente. Com relação a personalidade, não se pode dizer que um determinado tipo de personalidade (não patológica) implique necessariamente em maior risco para a condução.

Possíveis Ações Trabalhar com fobias. Propor intervenção com alcoólatras. Atividades com adictos. Trabalho com comunidades. Empresas de ônibus. Educação escolar. Promoção da educação ambiental.

Funções psicológicas no trânsito A) capacidade perceptiva e atencional B) correta interpretação e avaliação C) tomada de decisão D) performance E) presença de mediadores: personalidade, inteligência, estilos cognitivos, motivação, aprendizagem, experiência, memória.

Acidentes de trânsito Otimismo irrealista X aceitação fatalista. Acidente é sempre uma consequência. COMPLEXA RELAÇÃO: veículo, ambiente, normas, sinalização, fiscalização, comportamento do condutor. Os perigos do álcool ao volante são bastante evidentes na dimensão psíquica, pois o condutor que dirige alcoolizado infravalora os efeitos do mesmo sobre sua capacidade de rendimento; o álcool produz nele um sentimento subjetivo de acreditar que possui a melhor capacidade de conduzir. Aparece uma falsa segurança em si mesmo, que o faz aumentar a tolerância ao risco, levando-o a tomar decisões mais perigosas.