Perguntas que não calam...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
AVALIAÇÃO ESCOLAR.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Mediadora.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Educação Ambiental - GPEEA
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação no contexto do Trabalho
Parâmetros Curriculares Nacionais
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tipos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Trabalhando com Grupos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O aluno elaborando conceitos

Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Federal de Uberlândia
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
Perguntas de Modelação
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Procedimentos de Ensino
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Revisita ao PPP.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
O papel pedagógico do órgão gestor
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Perguntas que não calam... Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Laboratório de Currículo e Ensino LCE/NUTES/UFRJ Avaliação Perguntas que não calam... Victoria Brant

Os “nós críticos” da prática da preceptoria Antes, porém... Os “nós críticos” da prática da preceptoria distanciamento entre professores/gestores e preceptores ausência de diretrizes mínimas para o trabalho dificuldade para sistematização dos conteúdos ausência de definição dos objetivos educacionais precária interação dos profissionais da equipe pouca participação e dedicação do interno/residente dificuldades na avaliação dos internos/residentes

avaliação Não estaremos nós, professores, sendo responsabilizados pelo fracasso de alunos desinteressados e desatentos? Como é possível alterar nossa prática, considerando o número de alunos com que trabalhamos e o reduzido tempo em que permanecemos com os grupos/as turmas? Não é necessário, nessa proposta, uma enorme disponibilidade do professor para atendimento aos alunos? Em que medida formaremos um profissional competente sem uma prática avaliativa exigente e classificatória (competitiva)? Será possível alterar o paradigma da avaliação diante das exigências burocráticas do sistema? Não se deveria começar por alterá-las? Jussara Hoffmann

avaliação Devemos usar nota ou conceito para avaliar?

avaliação Como atribuir nota aos residentes?

avaliação Como fazer com que a nota represente o desempenho real do residente?

avaliação Qual a abordagem avaliativa devemos usar?

avaliação "O que pretendo introduzir neste texto é a perspectiva da ação avaliativa como uma das mediações pela qual se encorajaria a reorganização do saber. Ação, movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando idéias, reorganizando-as.” (HOFFMANN, 1991, p. 67)

avaliação Qual a relação dos objetivos educacionais com a avaliação? conhecer- compreender - descrever-analisar- sintetizar-julgar

avaliação O que mais deve contar na avaliação, além do aspecto cognitivo? Atitude? Habilidade motora? Valores?

O que é e como é avaliar competência? Devemos definir critérios? Como? avaliação O que é e como é avaliar competência? Devemos definir critérios? Como?

avaliação Qual instrumento avalia melhor? Prova? Portfólio? Seminário? Trabalho em grupo?

avaliação Como construir uma boa prova? Dissertativa? Objetiva? Subjetiva? Múltipla escolha? Qual tipo escolher?

questões discursivas Permitem ao aluno a livre expressão do pensamento e do raciocínio, e a integração de conhecimentos. Têm como referência as habilidades e os conteúdos do programa de ensino. Apresentam uma situação‐problema ou um estudo de caso em que o aluno constrói a resposta, com originalidade, e expressa idéias organizadas de maneira escrita.

São apropriadas para avaliar habilidades como: São apropriadas para avaliar habilidades como: . apresentar ou propor explicações e soluções; . aplicar o que aprendeu em situações novas; . elaborar hipóteses; . estabelecer relações de causa e efeito; . traçar planos ou projetos; . fazer comparações; . estabelecer relações entre conceitos, fatos, processos; . analisar informações, fatos ou fenômenos; . apresentar argumentos favoráveis ou contrários a algum fato ou procedimento; . defender idéias ou posições; . formular conclusões.

questões de múltipla escolha - cuidados na elaboração do enunciado Evitar que a questão: - induza o aluno ao erro (formulação negativa; controvérsias...); - favoreça o acerto por exclusão (alternativas incoerentes com o enunciado; uso de palavras como: totalmente, geralmente, apenas, somente, sempre...); - apresente frases idênticas às dos livros; - solicite a expressão de opiniões; - seja elaborada na perspectiva da memorização.

avaliação – exemplos de questões De um determinado ponto de vista, os processos de avaliação produzem debate e conflito, pois envolvem dispositivos que ultrapassam a dimensão meramente técnica. Caracterize, no processo de avaliação, pelo menos, duas outras dimensões. (F) Critério de correção O candidato deverá incluir em sua resposta as dimensões individual (subjetiva) e coletiva (sócio-política) de forma a caracterizar a avaliação como um processo que não pode ser tomado isoladamente de seu contexto social.

avaliação – exemplos de questões questões de múltipla escolha - cada questão terá cinco alternativas, apenas uma correta. A questão deve ser formulada na forma direta, afirmativa. Exemplo: O resultado de 2 + 4 – 5 é: ( ) 1; ( ) 2; ( ) 3; ( ) 4; ( ) 5.  

avaliação – exemplos de questões Por vezes é mais fácil perguntar se alguma das alternativas está errada. Nesse caso, sugerimos a seguinte forma: Em relação aos números primos, NÃO é correto afirmar que: (A) nem todo número primo é impar; (B) todo número primo tem apenas dois divisores; (C) se há n números primos menores que um número primo p, então há 2n números primos menores que 2p; (D) se p e q são dois números primos distintos, então pq tem apenas quatro divisores; (E) todo número primo maior que 100 é impar.  

avaliação – exemplos de questões Há casos em que fica difícil pensar em quatro alternativas erradas e uma certa. Uma possibilidade, nesse caso, é usar o seguinte recurso: Observe as afirmativas a seguir, em relação a números que são quadrados perfeitos: I – todo quadrado perfeito tem um número impar de divisores. II – se p e q são quadrados perfeitos, então pq é quadrado perfeito. III – se p é quadrado perfeito, então existe q tal que p = 2q. Assinale a alternativa correta: (a) apenas a afirmativa I está correta; (b) apenas a afirmativa II está correta; (c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; (d) apenas as afirmativas II e III estão corretas; (e) todas as afirmativas estão corretas.  

Quais as competências do preceptor? Saber-conhecer Saber-fazer Saber-ser Saber-conviver (uma homenagem ao Thiers)

Quais as competências do preceptor? Saber-conhecer DCN SUS objetivos da residência organização do curso médico métodos de ensino e de avaliação processo de trabalho do profissional de saúde/preceptor

Quais as competências do preceptor? Saber-fazer orientar alunos/internos/residentes nas ações assistenciais incentivar compromisso e participação conduzir aprendizagem por métodos ativos planejar estratégias de ensino avaliar habilidades motoras

Quais as competências do preceptor? Saber-ser ativar mais do que facilitar proporcionar ambiente acolhedor admitir suas próprias lacunas de conhecimento servir de exemplo de conduta profissional preservar a adequada relação profissional de saúde-paciente

Quais as competências do preceptor? Saber-conviver oferecer feedback estimular a troca de ideias provocar reflexão interagir com a equipe, com paciente e famílias

Requisitos necessários ao exercício da preceptoria Projeto Formação Pedagógica dos Formadores dos Profissionais de Saúde. A preceptoria do Internato em questão NUTES-FM-IPPMG/UFRJ - Financiamento: CNPq Requisitos necessários ao exercício da preceptoria alunos compromisso com a aprendizagem (91%) domínio teórico (71%) capacidade de promover discussões clínicas (46%) preceptores domínio do conhecimento da especialidade postura ética e de compromisso com o serviço 92% disposição para discutir casos em andamento

Razões do mal estar a estrutura do serviço? o despreparo do preceptor? Projeto Formação Pedagógica dos Formadores dos Profissionais de Saúde. A preceptoria do Internato em questão NUTES-FM-IPPMG/UFRJ - Financiamento: CNPq Razões do mal estar a estrutura do serviço? o despreparo do preceptor? a natureza do conhecimento buscado?

Encerro aqui... “(...) aquilo que deve ser realmente central à Educação Permanente em Saúde é sua porosidade à realidade mutável e mutante das ações e dos serviços de saúde; é sua ligação política com a formação de perfis profissionais e de serviços, a introdução de mecanismos, espaços e temas que geram auto-análise, autogestão, implicação, mudança institucional, enfim, pensamento (disruptura com instituídos, fórmulas ou modelos) e experimentação (em contexto, em afetividade – sendo afetado pela realidade/afecção).” (Ceccim, 2005, 162)