Por quê o Brasil não inova? Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br O ronco do boi ou Por quê o Brasil não inova? Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br
Não se trata de “papo-furado”, reflexões acadêmicas Não se trata de “papo-furado”, reflexões acadêmicas.... É fruto de trabalho, experiência concreta, vida! 2 2
AGENDA Sociedade do conhecimento: por quê o Brasil não inova? (vou falar obviedades...) Como inovar?
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Exportações EUA CONTEXTO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Vivemos uma mudança de era... CONHECIMENTO TERRA CAPITAL TRABALHO “Não vivemos numa era de mudanças... Vivemos uma mudança de era... Chris Andersen
“Most companies die not because they do the wrong things but because they keep doing the right things too long!” (Yves Doz, Insead, França)
Inovação é a chave para a competitividade! Ipea: empresas que inovam faturam mais ............................................................. Apesar de representarem apenas 1,7% da indústria, elas já são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial e por 13,2% do emprego gerado Eliane Oliveira O Globo Online BRASÍLIA. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito com 72 mil empresas industriais com mais de dez funcionários, constatou que as empresas que inovam e diferenciam produtos faturam mais, pagam maiores salários, têm vantagens competitivas e mais facilidades na hora de exportar.
O que será do Brasil na sociedade do conhecimento??? 8
Nunca antes na história deste país... Se reduziu tanto a pobreza e a desigualdade Se investiu tanto em ciência, tecnologia e inovação Tantas crianças estiveram na escola Fomos valorizados no cenário internacional Escolaridade Ensino Fundamental 1990-86% 2001-97% 2009-98% Ensino Médio 1990-15% 2001-71% 2009-75% IDH (saúde, educação e renda) 1995-0,64 2000-0,76 2009-0,81 Inflação 1994-1082% 2005- 5.69%
Desculpas por desafinar o coro dos contentes...
TERRA CAPITAL TRABALHO CONHECIMENTO ? 11
Exportações BRASIL Produtos 2000 2009 Básicos 20% 45% Semi-manufaturados 15% Manufaturados 60% 40% Manufaturados 2000 2009 Baixa e média-baixa tecnologia 65% 68% Média-alta tecnologia 25% 27% Alta tecnologia 10% 5%
A área plantada aumenta! A saída para o Brasil é o agro-negócio! O que acontece quando o preço da soja sobe? A área plantada aumenta! (é relativamente “fácil” se tornar um produtor de soja!) O preço cai!!!!
No médio e longo prazo...
Balança comercial BRASIL US$ médio/ton Balança comercial BRASIL 15
Mercados Emergentes 16
O que queremos ser?? Exportador de commodities / importador de produtos intensivos em conhecimento; Produtor de produtos e serviços de alto valor agregado; 17
Desculpas por desafinar o coro dos contentes... Por que Lula é “O” cara ?
Mudar duas vezes ! “Para mudar temos que mudar o modo como vemos as coisas e conseguir operacionalizar a mudança Luc de Brabandere Ex: parar de fumar, emagrecer, ... 19
1. TER ESTRATÉGIA ! Biotecnologia Agronegócios Saude / cosméticos Energia Cultura, Entretenimento e turismo Software Aeroespacial Agregar valor aos produtos
“Sociedade do conhecimento não é para nós !” 2. Operacionalizar a mudança Mito 1: a sociedade do conhecimento não é para nós (superar) Complexo de inferioridade “Sociedade do conhecimento não é para nós !”
2. Operacionalizar a mudança Mito 1: a sociedade do conhecimento não é para nós 1980 Não estava entre 50 maiores PIB Qual a “riqueza natural” ??? Hoje: 13o PIB (à frente do Brasil) Renda per capita 3 vezes maior que o Brasil Qual o “segredo” ???
2. Operacionalizar a mudança Mito 2: Estamos no rumo certo! Índice de Competitividade global (IMD – International Institute of Management and Development / WEF – World Economic Forum 2001: 45o 2002: 47o 2003: 54o 2004: 57o 2006: 59º 2008: 62º Peso do Brasil no PIB mundial 2000: 2,15% 2009: 1,95%
Índice de Desenvolvimento Humano Mas na área social... ANO IDH Pos 1990 0.706 1995 0.729 2000 0,757 69o 2005 0,790 68o 2008 0,807 70o 2009 0,813 75o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 24 24
ONU: Em 2009 o Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade do mundo O Brasil, com (0,56), é o sétimo país em desigualdade social, na frente apenas da Bolívia, Camarões, Madagascar (0,60), África do Sul, Haiti, e Tailândia (0,59), segundo o coeficiente de Gini, parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda. Fonte: PNUD 25
2. Operacionalizar a mudança Mito 3: Não temos dinheiro Investimento em C,T&I (2005) Coréia do Sul : 3,0% Austrália : 1,5% Cingapura : 2,2% Israel : 3,5% Investimento médio p/ pesquisador TI (2000)/ U$ 1.000 EUA : $195 Canadá : $162 Japão/UK : $153 Austrália : $118 Brasil : 1,0% Brasil : $193
2. Operacionalizar a mudança Mito 4 : “O País só cresce se o governo reduzir gasto” Raul Velloso (Revista Indústria Brasileira – CNI) MITO!!! O Governo não gasta muito, gasta MAL!!!
30 mil !!!! SUS... Congresso Brasil: R$ 6 bilhões Quantos funcionários? SUS... 28
Somos criativos mas... POR QUÊ NÃO SOMOS INOVADORES????
Pesquisa básica -> inovação Visão / Estratégia Inovação acontece nas empresas ! Pesquisa básica -> inovação Quais as duas maiores inovações (radicais) do final do século XX?
O RONCO DO BOI (academicismo) Visão / Estratégia O RONCO DO BOI (academicismo) Johanna Döbereiner Gluconacetobacter diazotrophicus SCPB SBPC
2 - Como transformar conhecimento em valor? Construindo ambiente favorável à inovação e aos empreendedores ? mkt $$$ adv emp inv Abrir empresas Financiamento adequado Capacitação gerencial Acesso a tecnologia ...
Porque não fazemos isto ? Visão de mundo (pensamento cartesiano) Estratégia Cultura/valores Indicadores (ditadura dos artigos) Processos
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa
Prof. Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br OBRIGADO! Prof. Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br http://oglobo.com.br/blog/inteligenciaempresarial 35