Dissertação: Estudo da noção de taxa de variação no ensino médio. Autora: Liliane Dufau (Agosto de 2009) A dissertação aqui apresentada é uma pesquisa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2.1. Curvas e Superfície de Nível
Advertisements

Aplicações da Integral da Integral
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
Retas Tangentes Para definirmos tangência para curvas em geral, precisamos de um método dinâmico que leve em conta o comportamento das secantes que passam.
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
ESTUDO DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES
Nice Maria Americano da Costa
FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU OU FUNÇÃO QUADRÁTICA
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
ANÁLISE GRÁFICA DA FUNÇÃO E DE SUA DERIVADA
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
FUNÇÃO DE 1º GRAU FORMA GERAL: f(x) = ax + b y = ax + b ou
Oficina de Apropriação de Resultados
Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Profª Drª Dayse Regina Batistus - UTFPR
Tópicos em Matemática Aplicados à Expressão Gráfica I
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
Aula 07 – Limite e Continuidade
Função derivada e derivadas de ordem superior
Oficina de Apropriação de Resultados
FUNÇÕES: NOÇÕES BÁSICAS
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Curso de pedagogia CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
TÍTULO Área do trabalho
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Prof° MSc. Lourival Gomes
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Tecnologias - Matemática
Interpolação e Ajuste de Curvas
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
2.3. Aplicações das Integrais Simples
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Título do Artigo Científico
Biometria Básica (Matemática)
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Winplot Helena Carina Malaguez Gomes, Mariana Lima Duro e
Pesquisa realizada por Gilda de La Rocque Palis (PUC-RIO)
Definição de Estatística
Fundação Universidade Federal de Rondônia PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Departamento de Matemática e Estatística-
VT Nome da Disciplina Título do Trabalho
Estatística Descritiva
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Distribuição de Frequências
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
Cálculo Diferencial e Integral I
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Calculo II Prof Me Carlos Bifi
Laboratório de Mecânica
REPRESENTAÇÃO FUNÇÃO.
Cálculo Diferencial e Integral I Aula de apresentação Profª Adriana Tozzi Primeiro Semestre 2014.
Trabalho de Conclusão de Curso
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
5ª MOSTRA CIENTÍFICA Ensino Médio DATA DO EVENTO: 16/06/2016 A CIÊNCIA NO ESPORTE.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
SUPERFÍCIE DE RESPOSTA Pâmela Serra de Souza
Função Polinomial do 1º Grau PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Transcrição da apresentação:

Dissertação: Estudo da noção de taxa de variação no ensino médio. Autora: Liliane Dufau (Agosto de 2009) A dissertação aqui apresentada é uma pesquisa sobre o uso da taxa de variação no estudo das funções afins, quadráticas e cúbicas.

Motivação para a escolha do assunto: Apresentar uma nova abordagem de função real de variável real no Ensino Médio, utilizando o conceito de taxa de variação que, segundo a autora da obra: “ torna possível o estudo de uma classe importante de função não vista neste nível de ensino: a classe das funções cúbicas.”

Onde e com quem as informações foram obtidas (processo de coleta de dados): No Colégio de Aplicação da UFRGS, com uma turma de 8 alunos do 3º ano do E.M. A coleta de dados foi realizada através de uma atividade prática que a autora intitulou da seguinte forma: “ Oficina: O estudo da noção de taxa de variação no ensino médio.”

Cronograma da experiência: Foram realizados quatro encontros de 1h e 30min, cada um, uma vez por semana, entre outubro e novembro de 2008.

Oficina: A oficina foi desenvolvida através de material de apoio entregue aos alunos em cada encontro e discussões realizadas no grupo. Por exemplo: no primeiro encontro os alunos receberam gráficos de funções impressos, e analisaram sob a mediação da pesquisadora, os pontos de crescimento, decrescimento e de mudança das curvas apresentadas. Primeiramente, fizeram uma análise bem intuitiva até chegarem a uma definição matemática destes conceitos.

A partir da inclinação da reta secante à curva a pesquisadora definiu, junto aos alunos, taxa de variação. No decorrer da oficina os alunos construíram esboços de gráficos de funções (quadráticas e cúbicas) a partir dos intervalos de crescimento e decrescimento e do ponto de mudança, utilizando o conceito de taxa de variação que haviam definido.

1º encontro: pontos de crescimento, decrescimento e de mudança, intervalos de crescimento e decrescimento, variação da função em um determinado intervalo e taxa de variação. A pesquisadora definiu taxa de variação em x com relação ao incremento h como sendo a inclinação da reta secante à curva em dois pontos dados. Assuntos estudados em cada encontro:

2º encontro: Construção do esboço do gráfico da função quadrática a partir do estudo da taxa de variação. 3º encontro: Construção do gráfico da função cúbica a partir da noção de taxa de variação. Pontos de máximo e mínimo de uma função ( local e absoluto ). 4º encontro: Resolução de problemas de otimização através do estudo de pontos de máximo e mínimo. ( 1ª etapa de resolução: organização dos dados para obtenção da função que descreve a situação apresentada e determinação de seu domínio contextual. 2ª etapa: resolução do problema a partir da função obtida na etapa anterior.

Conclusão Nas atividades desenvolvidas durante as oficinas, os alunos construíram gráficos de funções quadráticas e cúbicas sem a utilização de fórmulas e roteiros. Além disso, demonstraram interesse no conteúdo estudado e apresentaram dificuldade apenas no desenvolvimento algébrico do cálculo da taxa de variação. A partir daí, a pesquisadora concluiu que é possível o ensino de funções através do conceito de taxa de variação, no Ensino Médio.

Organização (forma de apresentação) da dissertação: Introdução – da página 12 à página 15. Conteúdo Matemático (conceitos, definições,teoremas) - da página 16 à página 106. Descrição da experiência (Oficina) – da página 107 à página 120. Conclusão (Análise da oficina) – páginas 121 e 122. Referências – páginas 123 e 124. Apêndices – página 125 à página 136.

Algumas referências bibliográficas: - Anton, Howard. Cálculo : um novo horizonte ( vol.1). 6. ed. São Paulo: Bookman Companhia Editora, Dante, Luís Roberto. Matemática – Contexto e Aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, Gerbaum, B Ernard R. ; Olmsted, John M. Counterexamples in Analysis. New York: Dover Publications, Lima, E. L.; Carvalho, P. C.; et al. A Matemática do Ensino Médio ( vol. 1). Rio de Janeiro: SBM, 2000.