Entraves burocráticos para o desenvolvimento do Brasil

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Transcrição da apresentação:

Entraves burocráticos para o desenvolvimento do Brasil Marcel van Hattem Blumenau, 15 de agosto de 2013

Etimologia

Um pouco de teoria Weber: forma RACIONAL e EFICIENTE de organização Alguns princípios: Funcionários não POSSUEM bens públicos mas são RESPONSÁVEIS por eles São investidos de autoridade, conquanto respeitem hierarquia Há separação estrita entre negócios públicos e privados O servidor é tecnicamente qualificado Segue normas escritas

Burocracia: para que serve? Garantir legalidade dos atos, formalidade das comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade e hierarquia Procedimentos e rotinas são padrão, há competência técnica e meritória, especialização da administração, profissionalização e previsibilidade

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É possível viver sem?

Relatório anual

With a handful of exceptions, every economy covered by Doing Business has narrowed the gap in business regulatory practice with the top global performance in the areas measured by the indicators. This is a welcome race to the top. Preface

Alguns princípios do DB Regulações inteligentes incentivam o crescimento econômico Registro de empresas mais simplificado promove maior empreendedorismo e produtividade Registros de baixo-custo melhora as oportunidades de formalidade na economia Um ambiente de regulação eficiente impulsiona o desempenho do comércio Infra-estrutura do mercado financeiro sólida melhoram o acesso ao crédito

Quem está no topo? Processos regulatórios eficientes Fortes instituições que protegem direitos de propriedade e dos investidores

Onde está o Brasil?

Brasil em perspectiva Texto Brasil: 121 Brasil: 130 Brasil: 105

Brasil: 2.600h

E na América Latina?

Inovações na burocracia

Despachante

Documentação pessoal

O que pensa o brasileiro? Pesquisa CNI-Ibope: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Julho de 2013

Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Combate à burocracia Pesquisa CNI-Ibope: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Julho de 2013

Percepção da burocracia no Brasil Pesquisa CNI-Ibope: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Julho de 2013

EIRELI - Brasil

Eenmanszaak - Holanda

Alteração de nome da empresa

Fatura

Fonte: http://www.dji.com.br/decretos/1979-083936/1979-083936-.htm Solução? Fonte: http://www.dji.com.br/decretos/1979-083936/1979-083936-.htm

Ideal: uma “boa” burocracia Visão do bem público como algo que é de todos, não “de ninguém” - muito menos “de poucos” ou de “alguém”. “Servir ao público” (com autoridade!), não “servir-se do público” (com prepotência). Res publica não se mistura com a vida privada Qualificação dos servidores Clareza nos textos oficiais Transparência nos atos públicos OU seja, RACIONAL e EFICIENTE

E o mais importante...

Muito obrigado! Marcel van Hattem Blumenau, 15 de agosto de 2013 marcelvh@argumentocons.com