Entraves burocráticos para o desenvolvimento do Brasil Marcel van Hattem Blumenau, 15 de agosto de 2013
Etimologia
Um pouco de teoria Weber: forma RACIONAL e EFICIENTE de organização Alguns princípios: Funcionários não POSSUEM bens públicos mas são RESPONSÁVEIS por eles São investidos de autoridade, conquanto respeitem hierarquia Há separação estrita entre negócios públicos e privados O servidor é tecnicamente qualificado Segue normas escritas
Burocracia: para que serve? Garantir legalidade dos atos, formalidade das comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade e hierarquia Procedimentos e rotinas são padrão, há competência técnica e meritória, especialização da administração, profissionalização e previsibilidade
Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia “Mal necessário” Pesquisa CNI-Ibope: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Julho de 2013
É possível viver sem?
Relatório anual
With a handful of exceptions, every economy covered by Doing Business has narrowed the gap in business regulatory practice with the top global performance in the areas measured by the indicators. This is a welcome race to the top. Preface
Alguns princípios do DB Regulações inteligentes incentivam o crescimento econômico Registro de empresas mais simplificado promove maior empreendedorismo e produtividade Registros de baixo-custo melhora as oportunidades de formalidade na economia Um ambiente de regulação eficiente impulsiona o desempenho do comércio Infra-estrutura do mercado financeiro sólida melhoram o acesso ao crédito
Quem está no topo? Processos regulatórios eficientes Fortes instituições que protegem direitos de propriedade e dos investidores
Onde está o Brasil?
Brasil em perspectiva Texto Brasil: 121 Brasil: 130 Brasil: 105
Brasil: 2.600h
E na América Latina?
Inovações na burocracia
Despachante
Documentação pessoal
O que pensa o brasileiro? Pesquisa CNI-Ibope: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Julho de 2013
Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Combate à burocracia Pesquisa CNI-Ibope: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Julho de 2013
Percepção da burocracia no Brasil Pesquisa CNI-Ibope: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia Julho de 2013
EIRELI - Brasil
Eenmanszaak - Holanda
Alteração de nome da empresa
Fatura
Fonte: http://www.dji.com.br/decretos/1979-083936/1979-083936-.htm Solução? Fonte: http://www.dji.com.br/decretos/1979-083936/1979-083936-.htm
Ideal: uma “boa” burocracia Visão do bem público como algo que é de todos, não “de ninguém” - muito menos “de poucos” ou de “alguém”. “Servir ao público” (com autoridade!), não “servir-se do público” (com prepotência). Res publica não se mistura com a vida privada Qualificação dos servidores Clareza nos textos oficiais Transparência nos atos públicos OU seja, RACIONAL e EFICIENTE
E o mais importante...
Muito obrigado! Marcel van Hattem Blumenau, 15 de agosto de 2013 marcelvh@argumentocons.com