Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professor: Cheli Mendes Costa Introdução a Programação Orientada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Advertisements

Análise e Projeto Orientado a Objetos
Desenvolvimento de aplicativos Orientados a Objetos: Definição e Características THIAGO IDEALI.
Programação orientada a objetos Introdução Paradigma de objetos e mensagens Classes e instâncias.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Princípios da Orientação a Objetos e a Linguagem UML
Paulo Marques Hernâni Pedroso
Programação Orientada a Objetos C++ Prof. Érico Olavo Weissheimer
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
UML Modelando um sistema.
LPOO Classe e objeto.
UML – MODELAÇÃO DA ESTRUTURA Professor Sandro Carvalho.
Análise Orientada a Objetos
Modelagem Orientada a Objetos
RV: Objetos e Implementação Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.
Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos
Introdução a diagrama de classes e UML
Linguagem de Programação II
Introdução à Programação Um enfoque orientado a construção de modelos em programas baseados em objetos Gustavo Motta Departamento de Informática - UFPB.
UMA ABORDAGEM SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS!
Análise e Projetos de Sistemas UML-Linguagem de Modelagem Unificada Modelo de Dados com UML Diagrama de Classes Professor: Armando Hage.
Diagrama de Estados.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
Curso de extensão em Desenvolvimento Web
Análise Orientada a Objetos
Princípios de Orientação à Objetos
Conceitos básicos de orientação a objetos
. Smalltalk HISTÓRICO . Década de 60 – POO . Dynabook (Alan Kay)
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Métodos de Construção de Software: Orientação a Objetos
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 2 Professores: Eduardo Mantovani Fábio de Paula.
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
Orientação a Objetos Parte I
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
Programação Orientada à Objetos
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Programação Orientada a Objetos - Java
Prof. Silvestri – todos os direitos reservados SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 5 Eduardo Silvestri
INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS EM JAVA
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Introdução a Programação.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
O Processo Unificado (UP)
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
Generalização e herança Agregação e composição
Paradigmas da Programação – Semestre 2 – Aula 1 Professores: Fábio de Paula Santos Eduardo Mantovani
Orientação a Objetos Programação Estruturada e Orientada a Objetos
Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos.
Introdução a Orientação a Objetos
Introdução à modelagem orientada a objetos
Programação Orientada a Objetos Uma breve introdução GX Aula01 1.
20/04/2017 Orientação a Objetos 1 1.
Projeto de Banco de Dados
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO Dilvan Moreira.  Objetos  Classes  Herança  Polimorfismo Lembrando: 4 Conceitos Básicos.
Engenharia de Requisitos Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Agosto de 2012.
Engenharia de Software Orientada a Objetos
Características Cor Combustível Num_Portas Potencia Comportamentos Acelerar Feiar Acender farol Dar seta Buzinar Características Cor Combustível Num_Portas.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Desenvolvendo sotfware com UML1 Visão Geral de Orientação a Objetos.
Análise Orientada a Objetos Por Patrícia Braga Centro Universitário Jorge Amado.
Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professor: Cheli Mendes Costa Introdução a Programação Orientada a Objetos I(cont.)

PROGRAMACÃO ORIENTADA A OBJETOS I (cont.)

Objeto é definido como qualquer “coisa” do mundo real. Uma definição formal pode ser conceituada da seguinte forma. Um objeto é uma abstração de estrutura do mundo real. Por exemplo: um carro, uma pessoa, um relógio, um produto.

Todo objeto é composto pelo seu estado, conjunto de dados que o caracterizam. Por exemplo: Um objeto carro pode possuir o seguinte estado uma placa XPT36789, a informação da quantidade de 40 litros no seu tanque e seu consumo de 10 Km litros.

Um objeto, também possui um Ciclo de vida, ou seja, ele nasce, modifica o seu estado ao longo do tempo e morre.  A modificação de um objeto no decorrer do seu ciclo de vida representa uma mudança no seu estado ou transição similar a um elemento do mundo real, um objeto é único por definição. Ciclo de Vida

Portanto um objeto CARRO pode até ter o mesmo estado de outro objeto CARRO, mas são objetos diferentes por definição. Cada um possui o seu ciclo de vida próprio, portanto nascem, mudam de estado e morrem de forma particular  Portanto, o objeto é uma estrutura semântica que agrupam dados e comportamentos.

Além do estado e ciclo de vida, o objeto possui comportamentos. Comportamentos são mecanismos que são normalmente baseados no estado, permitem que o objeto faça algo e ou responda sobre uma determinada AÇÃO.  A mudança de estado de um objeto é realizada através de um comportamento. Comportamentos

Exemplo: A redução da quantidade de litros no tanque do Carro é uma mudança de estado efetuada por um comportamento do próprio objeto. Em programação OO o comportamento é escrito através de FUNÇÕES que são denominadas de MÉTODOS DO OBJETO.

Exemplo cor cilindrada velocidadeMax acelerar() placa cor númeroChassi aplicarMulta() Métodos(comportamento s /ações) Estado / Variáveis

O Carro deve possuir o método double get.AutonomiaKm() para responder sobre sua autonomia. Esta ação é processada sobre a responsabilidade do objeto CARRO que através do seu estado pode responder a este questionamento. *Assim como base no exemplo anterior, para saber a autonomia seria feita o cálculo da (Quantidade de litros x Consumo) então (40 litros e 10km/litros)=400km. Exemplo Java

Em programação OO um objeto é um modelo individual e atômico com métodos (comportamentos/ações) e seu estado que são variáveis que mapeiam informações compartilhadas por todos os métodos. Os métodos e o estado de um objeto são agrupados no mesmo local sobre uma semântica única ou seja, em um objeto.

Classes

Um conjunto de objetos do mesmo tipo é denominado de CLASSE. A CLASSE é uma forma natural de agrupar os objetos que possuem as mesmas características. Diferente do objeto a Classe não possui estado, assim pode-se conceituar Classe como uma estrutura estática utilizada para a construção de objetos. Classe

Classes Visão do mundo real: Moldes para criação de objetos; Especificam propriedades e ações em comum a todos seus objetos. Classe Automóvel

Quando um objeto é gerado a partir de uma classe este herda todas as características da classe, adicionando o seu estado particular. Assim, uma classe determina os padrões estruturais do objeto. Uma classe é construída de atributos (variáveis compartilhadas) e comportamentos apresentados pelas funções denominadas na concepção de um objeto como métodos. Classe

Objetos são instâncias de classes, que determina qual informação um objeto contém e como ele pode manipulá-la. E uma entidade capaz de reter um estado (informação) e que oferece uma séria de operações (comportamento) ou para examinar ou para afetar este estado. É através deles que praticamente todo o processamento ocorre em sistemas implementados com linguagens de programação orientados a objetos. Lembrar!

Objeto Carro Pode se definir a classe Carro com os atributos placa, combustível, consumo e comportamento representado através do método double get.Autonomiakm(). Exemplo

Sobre o questionamento de quem nasce primeiro, um objeto ou uma classe, ressalta-se que é necessário primeiro a definição da classe para posteriormente, se efetuar a geração dos objetos com base na classe.

Objetos são instâncias de classes, que determina qual informação um objeto contém e como ele pode manipulá-la. E uma entidade capaz de reter um estado (informação) e que oferece uma séria de operações (comportamento) ou para examinar ou para afetar este estado. É através deles que praticamente todo o processamento ocorre em sistemas implementados com linguagens de programação orientados a objetos.

Classe Atributos Métodos Objeto Estado Métodos

Assim, entende-se também o conceito classe como uma fabrica de objetos do mesmo tipo. A criação de um objeto com base em uma classe também é conhecida com a nomenclatura de INSTÂNCIA DE CLASSE.

Analogia com a Planta de uma Casa. Com base nesta planta são construídas n casas (objetos) com as mesmas características básicas, diferenciando-as através do seu estado particular, por exemplo cada casa pode ter uma cor diferenciada. Ilustração de Classe

Planta da Casa ( Classe) Objetos Representação lúdica para o Conceito de Classe Exemplo 1

Exemplo 2 Um protótipo que define os atributos e os métodos comuns a todos objetos de um determinado tipo e da própria classe, com a finalidade de servir como molde para a criação de objetos. Classe Objetos JoaquimJoséMaria Empregado

Através da análise comparativa entre Classe e Objeto concluem-se os seguintes pontos:  Classe é uma estrutura estática composta por atributos e métodos  Uma Classe tem como finalidade principal ser uma estrutura genérica para a construção de objetos, ou seja, uma fabrica de objetos.  Um objeto é gerado sempre a partir de uma classe (instância de Classe), herdando todas as suas características atributos e métodos, adicionando mais o estado.  O estado do objeto é entendido como os valores assumidos ao longo do tempo pelos atributos, sendo utilizados como os dados para os métodos.

Vamos agora, Construir as classe com seus métodos e objetos no DIA. Atividade

Vamos em frente !!! UFA !!!