Textos dos media Maria Serafina Roque

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Transcrição da apresentação:

Textos dos media Maria Serafina Roque (adaptado do material que integra o manual Novas Leituras – 7)

Textos dos media Crónica Notícia Reportagem Entrevista Publicidade

Notícia Uma notícia é a narração objetiva e sem comentários pessoais de uma situação ou de um acontecimento verdadeiro e atual (duração de 24 horas), de interesse público.

Estrutura Antetítulo (nem sempre) Título Subtítulo (nem sempre) Assinatura do jornalista (quase sempre) Lead – Quem? O quê? Quando? Onde? Corpo da notícia – Como? e/ou Porquê?

Linguagem Simples, clara, objetiva/unissignificativa; Uso da norma padrão; Frases de tipo declarativo; Predomínio do nome e do verbo; Discurso na 3.ª pessoa gramatical.

Reportagem Uma reportagem tem por base uma notícia de grande impacto, em que se faz o relato pormenorizado e aprofundado de um acontecimento atual. Implica a deslocação do repórter ao local do acontecimento, para anotar o que vê, ouve e sente. Apresenta, normalmente, a descrição do ambiente, integrando falas das pessoas ligadas ao assunto. Não raro, possui manifestações de subjetividade do jornalista, derivadas da sua interpretação dos factos, daí que seja sempre assinada.

Estrutura Antetítulo (nem sempre) Título Subtítulo (nem sempre) Lead – normalmente destacado Assinatura (do repórter) Corpo da reportagem – normalmente, com suporte de imagens, como complemento da informação

Linguagem Objetiva, mas com traços de subjetividade; Recurso à adjetivação; Predomínio do discurso de 3.ª pessoa, embora também haja marcas da 1.ª pessoa gramatical; Presença da narração, mas também da descrição; Uso da norma padrão (embora se notem preocupações estilísticas).

Entrevista A finalidade de uma entrevista é, fundamentalmente, dar a conhecer alguém de um modo mais pessoal, fornecendo aspetos importantes da sua vida e personalidade, ou, então, mostrar o(s) seu(s) ponto(s) de vista sobre um determinado assunto.

Estrutura Título (entrevista impressa) Introdução (quase sempre): apresentação da(s) pessoa(s) entrevistada(s), do lugar e do motivo da entrevista Pergunta/resposta (entrevistador/entrevistado) Conclusão (nem sempre): comentário do entrevistador sobre a personalidade do(s) entrevistado(s) e/ou do seu trabalho

Linguagem Frases do tipo interrogativo; Discurso nas 1.ª e 2.ª pessoas gramaticais; Utilização do discurso direto; Uso da norma padrão (embora o registo de língua dependa dos intervenientes na conversa).

Publicidade A publicidade é uma forma de comunicação que consiste num conjunto de técnicas, atividades e meios utilizados para divulgação e promoção de um produto ou serviço, comercial ou não. Finalidade – influenciar o recetor, levando-o a comprar algo ou a agir de determinada forma.

Publicidade Comercial Tem a função induzir o recetor a adquirir um produto ou serviço.

Publicidade não Comercial Procura modificar o comportamento do recetor, de modo a que haja um benefício individual ou coletivo, sem qualquer fim lucrativo.

Princípios Publicitários Despertar a Atenção Suscitar o Interesse Criar o Desejo Facilitar a Memorização Levar à Ação (AIDMA: acrónimo que define os objetivos da publicidade)

Estrutura Slogan: frase ou expressão original, concisa, simples, de tal modo que facilite a sua memorização e desperte empatia. Imagem (icónica ou acústica): preferencialmente colorida/harmoniosa para chamar a atenção. Texto argumentativo: complemento do slogan e da ilustração, que fornece pormenores mais detalhados sobre o que é anunciado. Símbolo/marca: facilmente identificável com o produto.

Linguagem Linguagem concisa, simples (aparentemente) e original; Incidência na 2.ª pessoa gramatical; Frases curtas e incisivas; Reforço das afirmações pela sugestão; Poder evocativo, persuasivo; Recorrência à polissemia/conotação e à rima; Uso privilegiado do imperativo/conjuntivo e do vocativo; Emprego de vários recursos expressivos.

Exemplos de Recursos de Retórica Trocadilhos: “Vá para fora cá dentro!” Rima: “Portugal ouve a Comercial!” Adjetivação abundante e expressiva: “Bilhete de um dia… económico, prático, saltitante.” Metáforas: “Azeite, o sol à sua mesa!” Personificações: “Pousadas de Portugal… Aqui até o campo descansa.”