OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Formas de Planejamento
Passos para Revisão do PPP
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Afinal, o que é Planejamento?
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Plano de Trabalho Docente
Planejamento.
Projeto político-pedagógico
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
O PLANEJAMENTO NA ESCOLA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Profa Dra Renata Maria Moschen Nascente DEd – Departamento de Educação
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Sala do Educador 7º e 8º Encontro
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Roteiro de observação de estágio
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Planejamento de Ensino
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI Sala do Educador 7º Encontro
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Professor Coordenador de Apoio
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Projeto Pedagógico.
OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO O QUE É O PLANEJAMENTO? O planejamento escolar é um processo de reflexão sobre os desafios.
Transcrição da apresentação:

OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO O QUE É O PLANEJAMENTO? O planejamento escolar é um processo de reflexão sobre os desafios do cotidiano tendo em vista o comprometimento com a transformação da prática. “Sem a clareza de qual é esse desejo e sem a entrega a ele nada poderá ser construído satisfatóriamente e sadiamente. Não é pela vontade que vamos construir as coisas. Da vontade decorre o esforço, mas não prazer de ser, viver e agir. Com o esforço da vontade se constrói resultado; porém resultados mirrados, no limite, sem tesão. Com a entrega, torna-se tudo possível, devido ao fato de que o universo nos apoia totalmente em cada pensamento que escolhemos ter e acreditar” (Luckesi, 1995)

Níveis de abrangência (Celso Vasconcelos) Planejamento do Sistema de Educação: níveis federais; estaduais; municipais, ex: PCNs; [LDB/Art. 9º A União incumbir-se-á de: I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios]; O PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola: plano integral de cada instituição; [Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I - elaborar e executar sua proposta pedagógica; II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente]; Planejamento Curricular: grade ou matriz de conteúdos; Projeto de Ensino-Aprendizagem: [LDBArt. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino]; Plano de curso Plano semanal ou diário Projetos; Módulos

PPP-Projeto Político Pedagógico O PPP é o plano integral da instituição. Sistematização de um planejamento participativo que se aperfeiçoa e se concretiza ao longo da caminhada da instituição de ensino, definindo claramente que tipo de ação quer se realizar. Segundo Danilo Gandin (2001) o “planejamento participativo, enquanto instrumento e metodologia, isto é, enquanto processo técnico, abre espaços especiais para a questão política”

Modelo de PPP – segundo Gandin PARTES SIGNIFICADO ASPECTOS A CONSIDERAR 1. MARCO REFERENCIAL O ideal da instituição Marco situacional Marco doutrinal Marco operativo Realidade global existente Realidade global desejada Realidade do campo de ação da instituição 2. DIAGNÓSTICO Comparação entre o ideal e o real Confronto entre a realidade desejada e a existente: os limites do possível 3. PROGRAMAÇÃO Proposta de ação Transformações propostas para a realidade institucional existente

PPP segundo Ilma Passos A. Veiga O PPP é: Uma forma de organização do trabalho pedagógico para facilitar a busca de melhoria de qualidade de ensino; Ocorre em dois níveis: a escola como um todo e na sala de aula; A IMPLANTAÇÃO DO PPP DEVE CONSIDERAR OS SEGUINTES ASPECTOS: ANÁLISE DE CONFLITOS ROMPIMENTO COM A BUROCRACIA NEUTRALIZAÇÃO DE AÇÕES CORPORATIVAS E AUTORITÁRIAS REFORMULAÇÃO DA DIVISÃO DO TRABALHO RESPONSABILIDADES COMPARTILHADAS AUTONOMIA E IDENTIDADE

Princípios Norteadores do PPP 1) IGUALDADE – condições de acesso e permanência na escola 2) QUALIDADE – alcançada com: Definição clara de que tipo de escola os educadores, funcionários, alunos e pais desejam; Definição dos fins a serem alcançados pela escola; Definição do perfil de cidadão que a escola formará; avaliação das condições de viabilidade dessa escola ideal, com definição de metas, etapas para alcança-la; 3) GESTÃO DEMOCRÁTICA – princípio consagrado na constituição que abrange dimensões: pedagógica, administrativa e financeira; 4) LIBERDADE – autonomia também prevista constitucionalmente 5) VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO – mediante a: Formação inicial e continuada; condições de trabalho: fisicos, humanos e materiais; Remuneração

Elementos constitutívos do PPP Finalidade da Escola; Estrutura Organizacional; Currículo; Tempo/ Calendário Escolar; Processo Decisório; Relações de Trabalho; Avaliação

ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO DOCENTE: Plano de curso e aula Plano de aula é um tipo de planejamento que busca o detalhamento do plano de curso, definindo objetivos específicos, procedimentos, materiais e ações específicas. Plano de curso é um tipo de planejamento que busca a previsão mais global para as atividades de uma disciplina e/ou série no período do curso letivo, bimestral ou semestral. ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO DOCENTE: OBJETIVOS: possuem dois níveis de abrangência: os gerais e os específicos. Podem ser divididos também por domínios como por exemplo: cognitivos, afetivos, psicomotores CONTEÚDOS: Além dos conhecimentos específicos de cada disciplinas, fazem parte: hábitos, habilidades, atitudes, valores. Para Libâneo: conhecimentos sistematizados; habilidades e hábitos; atitudes convicções; Para Amorim e Gomes: conceituais, procedimentais e atitudinais;

Método e metodologia ALGUNS MÉTODOS DE ENSINO: Metodologia é o princípio que norteará a escolha dos métodos segundo seus príncípios. “logia” é o estudo de, então metodologia estuda quais os métodos adequados a cada objetivo. Podemos ter uma metodologia e vários métodos. Método é o meio pelo qual se busca atingir um objetivo, é o caminho que se segue. ALGUNS MÉTODOS DE ENSINO: Aula expositiva, exposição compartilhada, seminários, palestras, vídeos, Trabalho independente: estudo dirigido, pesquisa, leitura e interpretação; Interação conjunta: orientação de trabalho, debates sobre texto, video, passeio Trabalhos em duplas ou grupos (maquetes,pesquisas,entrevistas,cartazes,etc) Aula passeio com roteiro de observação, com coleta de dados, com relatório de observação

Diagnóstica ou inicial Formativa ou de processo AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem ser um processo sistemático, contínuo e integral para determinar a extensão em que os objetivos de ensino são alcançados. A medida é a representação quantitativa, uma busca por certa “objetividade” na expressão dos resultados do processo de ensino aprendizagem A avaliação históricamente vem se constituindo como o ato de comparar uma medida com um padrão e a partir desta comparação emitir um juizo de valor, fazer um julgamento sobre esta comparação. Diagnóstica ou inicial Usada ao inicio de qualquer aprendizagem para: Determinar a presença ou ausência de habilidades/ pré-requisitos; Identificar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem; Formativa ou de processo Usada durante o processo de ensino aprendizagem para: Verificar se os objetivos estão sendo alcançados; Identificar possíveis dificuldades no caminhos e agir sobre elas Somativa ou de produto Usada ao final do curso, unidade, semestre ou período letivo para: Identificar se os objetivos traçados foram alcançados ou não; Visa classificar os alunos, atribuir notas ou conceitos.