Professor Douglas Pereira da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Ciência e tecnologia.
O indivíduo e As Organizações: Sucessos e Fracassos.
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Identidade em Rede “Não somos seres finalizados, mas sim um leque de possibilidades inesgotáveis.” Martin Heidegger Filosofo Alemão.
A SINERGIA ENTRE A PSICOLOGIA NO ESPORTE ADAPTADO E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO. Profa. Ms. Eliane Lemos.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Aprender ao Longo da Vida
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Sociologia
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
Teoria Geral de Sistemas
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Respostas Tema: O que é Filosofia?
A atitude e a experiência filosófica
educação NA ERA DIGITAL
ESTÉTICA Arte e realidade
“Ágora” Atividade - STC.
Existencialismo – Parte II
Sociologia e Antropologia em Administração
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
MERCADO DE TRABALHO.
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
O Estado Qual é a sua função.
O que é ensinar história?
Desafios do itinerário vocacional
História geral Introdução ao estudo de história
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS
O que semear, colherás.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Gabriel Bastos Machado
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Repensando a Logística
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Karl Marx e as modos de produção social
Subjetividade e Trabalho
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
CURSO: Licenciatura em Educação Física
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
“Criatividade sob vários pontos de vista”
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
A Liderança e seus Conceitos
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Professor Douglas Pereira da Silva
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Material para avaliação Professor Douglas Pereira da Silva 1º Bimestrte DPE DPS.aula
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Período Cosmológico ou Período Naturalista
Professora luciana miranda
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
RIO – Arnaldo Antunes Poesia Visual.
Professor Douglas Pereira da Silva
Professor Douglas Pereira da Silva
Transcrição da apresentação:

Professor Douglas Pereira da Silva Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade Aula 1 Parte 1 DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

O mundo em que vivemos Talvez a primeira pessoa a utilizar a expressão “visão de mundo” tenha sido o filosofo alemão Immanuel Kant, na obra Crítica do juízo, de 1790. Para ele,visão de mundo significa a percepção do mundo e das artes por meio dos sentidos. DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

Cada Indivíduo cria a própria visão de mundo. Com as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais as visões vão mudando rapidamente Não podemos julgar certas ou erradas. A dualidade é uma questão que se faz presente na busca do homem em compreender o mundo no qual esta inserido. DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

A preocupação com a mudança A preocupação com os eventos que fazem parte da existência e do dia a dia do homem, assim como com suas constantes transformações, vem sendo o foco de atenção desde os primeiros filósofos da Grécia antiga, há cerca de 2,5 mil anos. Podemos citar por exemplo Heráclito de Éfezo (c.540-480 a.C), que expressou a seguinte frase: “Tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo” DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

A cada Instante o mundo muda assim como a realidade ao seu redor Outro exemplo de Heráclito para esse fenômeno é a frase “Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sobre ti” A cada Instante o mundo muda assim como a realidade ao seu redor Uma força que impulsiona as transformações é o conflito entre os opostos. Veja os exemplos: Valorizamos a saúde quando ficamos doente. Só lutamos pela paz porque conhecemos as conseqüências da Guerra DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

Transformação do Homem a partir da revolução tecnológica Na era pós industrial(1950), a capacidade física do homem foi substituída pelas máquinas, e parte de sua capacidade mental , como memória, pôde ser ajudada pelos sistemas informatizados, com milhões de cálculos sendo feitos a cada segundo. DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

O de criação e não repetição de tarefas. Uma vez que a as máquinas podem fazer o trabalho braçal, foram atribuídos ao homem novos papéis: O de criação e não repetição de tarefas. O de iniciativa, e não de passividade. O de flexibilidade, e não de rigidez. E o de ética na convivência. DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

Um novo tipo de ser humano emerge: Um ser que necessita ser versátil e rápido o suficiente para gerenciar o volume de informações a que esta exposto e buscar soluções para desafios que lhes são colocados diariamente. DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

A tecnologia é um recurso que veio parara ficar Nas cidades ou no campo, ela se faz presente e é ate mesmo vital, em alguns casos. Pensamos na tecnologia aplicada à medicina, que possibilita salvar vidas DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

No entanto, aqui surge um contraponto: A tecnologia aplicada ao cotidiano facilita nossa vida, porém cria um embate entre criatura e criador, entre as novas tecnologias e o ser humano, tal como mostrado no Filme tempos modernos de Chaplin. Aí fica a pergunta quem controla quem? DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

Conforme (Lévy, 1999). “A velocidade com que surgem e se atualizam as informações e conhecimentos é grande, e muito do que aprendemos no início de nossa carreira estará ultrapassado ao seu final” DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

Diante dos novos cenários que se apresentam, é importante ter a atitude de olhar o mesmo fenômeno sob diversos pontos de vista e compreender que tudo o que foi desenvolvido pelo homem foi para o próprio homem. Por esse motivo, uma das formas de aumentar nossa auto-estima diante dessa enxurrada de novas tendências e tecnologias é melhor a de compreensão dos fatos que permeiam nossa cotidiano, seja ele no mundo real ou no virtual. DPP dps 1ª aula FNC 2015.1

Devemos ressaltar os pontos importantes desta mudança: A educação. Flexibilidade e resíliência Soluções Inovadoras. Identificar e resolver problemas. A era da informação e do conhecimento, que tornou tudo acessível a todos, transforma-se e permite que o ser humano suba mais um degrau na sua evolução e entre na era da consciência, levantando questões como: O que fazer com tanto conhecimento? Em prol de quem serão utilizados esses conhecimentos? DPP dps 1ª aula FNC 2015.1