Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
A Psicologia Sócio-Histórica
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
Prof. Renato Medeiros MAF/UCG. Insucesso na aprendizagem: Professores : Métodos de ensino Não modernidade Alunos : Desenvolvimento cognitivo Deficiência.
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
O Cenário Virtual.
Fundamentos de Educação a Distância
O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet
Comunicação e Coordenação
Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Estilos e Abordagens.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Plano de Trabalho Docente
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA/NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Por Ana Paula Moreira.
Disciplina: Prática Profissional II
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MEIOS ELETRÔNICOS, VÍNCULO E DISTÂNCIA TRANSACIONAL
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
E SE DEUS MANDASSE PARA VOCÊ UM ASSIM?
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Experiências das Três Leis de Newton
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar Professor:
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
SITUAÇÕES.
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba Coordenação de Informática Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Psicologia Pós-graduação em Psicologia Construção do espaço virtual na Internet Como as pessoas se localizam em ambientes de chat Lafayette B. Melo

Objetivo Explicar como é construído o espaço virtual na Internet, especificamente em ambientes de chat, através de uma abordagem sócio-cultural da psicologia. Ex.: A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem?

Tópicos que podem ser abordados A noção de espaço: do físico até o virtual O uso de instrumentos e de signos e a teoria da atividade na construção do espaço virtual O materialismo dialético e a construção do espaço físico e do espaço virtual na Internet O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet O lugar do espaço na interface homem-máquina … o percurso da pesquisa

Percurso da pesquisa Concepções de mundo Espaço virtual na Internet Formação espaço-virtual Fenômeno/ Objeto Teoria Experiências intuitivas Materialismo dialético Abordagem sócio-cultural Estudos da linguagem Método Dados Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais Gráfico Adaptado de Valsiner (2000)

Espaço virtual na Internet Uso Aristóteles A matéria e a forma Galileu O instrumento Interface do chat Newton e Leibniz Mudança e movimento Linguagem (textual) Einstein Tempo como dimensão do espaço Experiência e expectativas (síncronas) (Zingano, 2002; Wertheim, 2001; Andery, 2002; Johnson, 2001; Piettre, 1997) Transformações

Espaço virtual na Internet O virtual, Lévy (1996,1997): É freqüentemente aquilo que não está presente, mas não o contrário do real Uma não-presença e a imaginação é um vetor Há várias virtualidades: na fala, na escrita, nos instrumentos de comunicação e informação, na Internet

Espaço virtual na Internet O físico, o virtual e os teóricos do ciberespaço: 1) o mundo físico é objetivo por definição 2) o mundo virtual é subjetivo por definição 3) logo, não há no mundo físico o mundo virtual Subjetivo Objetivo Mundo virtual Mundo fisico Pensamentos decorrentes deste raciocínio: A territorialização dos textos acabou e o documento virtual não é perdido (Lévy, 1997) O mundo da Internet se reduz à tela (vários)

Espaço virtual na Internet O físico, o virtual, Ryle (1984) e o materialismo dialético Entender o mundo físico como algo externo e a mente como algo interno não é apropriado Objetivo Subjetivo Mundo fisico Intersubjetivo Mundo virtual Pensamento decorrente deste raciocínio: Uma cidade, uma universidade ou qualquer forma de organizar a experiência física para constituir o virtual

Materialismo dialético (Konder, 1987; Cheptulin, 1982; Engels, 2000; Politzer, 1967) O mundo é material e está em constante transformação Há uma derivação deste mundo em transformação no pensamento humano, mas isso não significa que o ser humano perde a sua individualidade Uma dessas derivações é o próprio espaço virtual na Internet Há a transformação da natureza em uma natureza humanizada

Abordagem sócio-cultural Papel dos signos e dos intrumentos Para Vygotsky (Vygotsky, 1984; Vigotski, 1996), a invenção e o uso dos signos, como meios auxiliares para solucionar um dado problema psicológico (lembrar, comparar coisas, escolher etc), é análoga à invenção e uso de instrumentos, só que agora no campo psicológico Papel da atividade Para Leontiev (1971), pode haver ações diferentes para a realização de uma atividade colaborativa

Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais Unidade de análise que envolve três aspectos: Marcadores espaço-virtuais Têm função dêitica (indexam) Mensagem, dêiticos (eu, aqui, agora), anáfora Dêiticos implícitos e explícitos Com função de informação, identificação e pressuposição (Marcuschi, 2001, 2002; Bluhdorn, 1995; Apothéloz, 2003; Fillmore, 1997; Mondada, 2003; Pomerantz, 1997; Searle, 1992) “aqui” A está em uma sala específica A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem?

Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais Dinâmica da interação nos chats Base na AC e em outros estudos É feita sempre a relação de uma mensagem com marcador com outra mensagem A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem?

Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais Contextualização para o espaço Expectativas e pressuposições comuns da atividade A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem? Há diferenças se A e B já se conhecem, se já combinaram alguma atividade etc e o contexto é compreendido de acordo com uma ancoragem dêitica

Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais O pesquisador deve atuar como participante observador A unidade deve buscar diferenciações Atividades previamente definidas (cursos do Projeto Virtus, entrevistas da UOL, servicos de suporte da UOL) Atividades não previamente definidas (encontros na UOL, Terra, mIRC, Superig, Paltalk, Yahoo Messenger) Foram identificadas 7 categorias: conexão, engajamento, emergência, manutenção, imergência, desengajamento e desconexão

Formação espaço-virtual CONEXÃO E ENGAJAMENTO A conexão é a mensagem do sistema que indica que alguém entrou na sala O engajamento é a primeira mensagem do indivíduo que indica que ele próprio está no espaço virtual Caráter dialógico flagrante Indexação e movimento

Formação espaço-virtual EMERGÊNCIA Está associada a um reconhecimento, resposta ou observação de uma mensagem de conexão ou engajamento Período no qual as pessoas estão tentando estabilizar um espaço de encontro com cumprimentos, referências à espera, comentários sobre a chegada dos outros etc. Referência ao espaço no contexto do ambiente: “joão está aqui! Dê uma olhada acima.” Dimensões salientáveis: “A sala está cheia!”

Formação espaço-virtual MANUTENÇÃO Intercalações que fazem com que o espaço virtual seja mantido em uma estabilidade relativa O tipo de referência dentro do espaço na sequência temporal faz com que o indivíduo continue a indexar o espaço mesmo que não utilize dêiticos para localização As pessoas mantêm a interação e o espaço virtual sem uma preocupação explícita de se localizarem

Formação espaço-virtual IMERGÊNCIA E DESENGAJAMENTO A imergência corresponde a um fechamento na conversação As pessoas se preparam para encerrar a sessão de chat e se desconectar do espaço virtual, normalmente com despedidas e cumprimentos Há uma referência implícita de que as pessoas não estarão mais “lá” Há uma função diferenciada de verbos de chegada e de saída O desengajamento é um cumprimento final que delimita o espaço do indivíduo com o engajamento

Formação espaço-virtual Algumas conclusões sobre a formação espaço-virtual Os movimentos virtual-virtual, virtual-físico e físico-virtual constataram a relação intrínseca entre o mundo simbólico e o virtual (07:22:12) Moderador UOL: Caros, a banda esta a caminho do UOL. Pedimos desculpas pelo atraso e agradecemos a compreensão de todos. (...) (07:27:27) bojo fala para Todos: pô, meu! cadê os cara??? (07:27:53) Nanã fala para bojo: "os cara tá presu nu transito, manu !" (07:29:47) Rib fala para -==XXXXNation=--: Adoro vc´s ...Quando vem a Uberlandia (07:31:40) XXXX: Olá a todos!! Olá Mangue Boys e Mangue Girls. Olá para quem está em São Paulo ou perto da cidade. Boa noite pra quem tá chegando e pra quem já chegou!

Formação espaço-virtual Distribuição dos marcadores espaço-virtuais Engajamento: 1) implícitos em cumprimentos e avisos de chegada; 2) pressupostos em dêiticos espaciais; 3) implícitos em verbos de chegada. Emergência: semelhante ao engajamento, mas em um espaço interativo Manutenção: os marcadores pessoais surgem para organizar e manter o espaço Imergência: 1) implícitos em despedidas e cumprimentos de saída; 2) pressupostos em dêiticos espaciais; 3) implícitos em verbos de saída. Desengajamento: semelhante à imergência, mas localizados na última mensagem do indivíduo.

Formação espaço-virtual Os elementos com função dêitica parecem ser mais usados implicitamente e com função de pressuposição para se referir a conceitos mais abstratos ou simbólicos Chats com atividades previamente definidas e não previamente definidas repercutiram na forma de construção do espaço A especialidade e a formalidade do chat também contribuíram para a formação espaço-virtual O grau tecnológico e o uso repercutiram no espaço: Espaço privado Uso de aúdio e texto e diferentemente a imagem Ação instrumental mediada

Formação espaço-virtual Algumas contribuições da formação espaço-virtual Visão metodológica associada ao trabalho como um todo e perspectivas de novos trabalhos na linha de estudo do espaço virtual na Internet e em análises de conceitos em psicologia não abordados neste trabalho Estudos mais específicos sobre o papel da linguagem no uso da tecnologia Novas preocupações sobre educação e ensino a distância: O papel do aluno e do professor em um novo espaço A capacitação de professores

Formação espaço-virtual Estudos em interface e interação homem-máquina Analisar o espaço pode ser entendido como analisar a interface em uso Há estudos sobre teoria da atividade e interface, bem como sobre espaço e interface, mas não parece haver uma preocupação conjunta O espaço virtual carece de uma visão dialética e muitos dão ênfase ao espaço como “lugar” O desenvolvimento de interfaces pode adotar perspectivas apontadas neste trabalho

OBRIGADO…

Formação espaço-virtual P2 ACABA DE ENTRAR NA SALA – (19:21:7 em 8-jan-2002) P2 - Boa noite a todos. Estou aqui para o primeiro contato síncrono como o Professor e demais alunos do curso L ACABA DE ENTRAR NA SALA – (19:30:21 em 8-jan-2002) L – Ola P2 e P1, Vamos esperar dois minutos pela chegada de P3 P2 – Sou Professor do Departamento de XXXX e estou interessado em aplicar tecnologia Educacional L – Por enquanto, adianto para vocês a pauta do que podemos conversar nesta sessão, que sugiro que seja a seguinte... L – 1 –dúvidas sobre o hipertexto da aula 01, 2-discussão sobre nossa experiência em tecnologia educacional e 3-perspectivasem relação ao curso (...) conexão engajamento emergência manutenção

Formação espaço-virtual (...) P1 ACABA DE ENTRAR NA SALA - (20:57:19 em 8-mai-2002) L - Ok. P1, infelizmente parece que nosso tempo está esgotando. De qualquer forma, qualquer dúvida específica que tenha, pode me manda um e-mail. Há mais algo que vc deseje comentar agora? Só mais uma coisa: as datas para entrega dos trabalhos estão boas para vc? P1 - Probleminhas de conexão aqui também... Estou nesse curso exatamente buscando base para outros projetos melhores. P1 - Certo, foi proveitoso para mim. Vou enviar a tarefa agendada para hoje daqui a pouco. Muito obrigada. Se precisar eu peço socorro pelo fórum. Até breve. L - Então Boa noite! P1 - Boa noite! imergência desengajamento