ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO

POR QUE EXPORTAR? > Aumento da produtividade > Menor dependência do mercado interno > Aproveitamento de incentivos fiscais > Aperfeiçoamento dos recursos humanos > Aperfeiçoamento dos processos de produção > Aumento da capacidade inovadora/tecnológica > Imagem da empresa

EXPORTAÇÃO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA ATIVIDADE DE EXPORTAÇÃO > Qualificação dos recursos humanos > Clara estratégia corporativa > Integração entre as equipes > Seleção de parceiros comerciais > Políticas de qualidade > Flexibilidade > Capacidade produtiva

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA ATIVIDADE DE EXPORTAÇÃO > Respeito a prazos de entrega > Atitude inovadora > Custos estruturados > Networking (local e exterior) > Serviços pós-venda

ERROS MAIS COMUNS > Não avaliar a própria capacidade de internacionalização > Não contar com assistência especializada (contratos, aspectos fiscais, marketing, logística) > Não considerar os aspectos culturais dos vários países > Não adaptar o produto às exigências do mercado > Não selecionar parceiros adequados > Limitar-se a “administrar pedidos” > Não avaliar alternativas de comercialização

ERROS MAIS COMUNS > Não conhecer as normas legais do país importador > Não dispor de um serviço pós-venda > Não monitorar as atividades dos concorrentes > Visar um segmento errado de mercado > Considerar a exportação como alternativa a crise interna > Não contar com uma adequada estrutura administrativa interna para seguir os mercados no qual está presente

PROBLEMAS – PAÍS/MERCADO DESTINO > Diferenças culturais > Normas e regulamentos técnicos > Localização geográfica (transporte) > Excesso de regulamentações (administrativas, fiscais e cambiais > Configuração da concorrência local > Sofisticação da demanda doméstica > Custos financeiros elevados do mercado

PROBLEMAS – PAÍS/MERCADO DESTINO > Poder de pressão de sindicatos > Instabilidade econômica e/ou política > Protecionismo da indústria local (tarifas, subsídios, cotas) > Controle de preços > Registros de marcas e patentes

A COMPETITIVIDADE NA EXPORTAÇÃO SISTEMA COMPETITIVO DO PAÍS + CAPACIDADE EXPORTADORA DA ORGANIZAÇÃO

SISTEMA COMPETITIVO DO PAÍS Infraestrutura. Política macroeconômica. Política comercial. Condições da demanda interna. Sistemas administrativos e fiscais. Condições dos fatores de produção. Configuração da indústria.

ENGENHARIA DA EXPORTAÇÃO exportando com método INFORMAÇÃO 1 ESTRUTURA DA EMPRESA 4 PROMOÇÃO 2 EXPORTAÇÃO MERCADO 3

1- INFORMAÇÃO > AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA > IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS E DAS BARREIRAS > UTILIZAÇÃO DA BASE DE SUPORTE À EXPORTAÇÃO > DEFINIÇÃO DE INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS > IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE INFORMAÇÃO > ELABORAÇÃO DO PLANO DE EXPORTAÇÃO

2 - PROMOÇÃO > DIFERENÇAS CULTURAIS > FEIRAS INTERNACIONAIS > A MARCA > DEMAIS INSTRUMENTOS DE PROMOÇÃO

3 - MERCADO > SELEÇÃO DO MERCADO > SELEÇÃO DA FORMA DE PRESENÇA NO MERCADO > SELEÇÃO DO(S) PARCEIRO(S) > ENGENHARIA DE PREÇOS

4 – ESTRUTURA DA EMPRESA > CAPACIDADE TÉCNICA > QUALIDADE DA ÁREA DE EXPORTAÇÃO > INTEGRAÇÃO GERENCIAL

ROTEIRO DE EXPORTAÇÃO 1. Preparação para o comércio exterior 2. Classificação fiscal da mercadoria 3. Seleção e análise do mercado 4. Análise da viabilidade da exportação 5. Seleção do canal de comercialização 6. Contatos com importador / Envio de amostras 7. Cotação/Contratação/Fatura pró-forma

ROTEIRO DE EXPORTAÇÃO 8. Produção 9. Preparação dos documentos para embarque 10. Contratação do câmbio 11. Embarque 12. Preparação dos documentos após embarque 13. Apresentação/Negociação dos documentos 14. Liquidação do câmbio