CPLP CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Instituições Escolares
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Consulta à Comunidade Interna
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Cidadania e Empregabilidade
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
III CONGRESSO DA CPLP VIH/SIDA.ITS LISBOA 17/18/19 MARÇO Financiamento, Monitoramento e Avaliação das Ações das Organizações da Sociedade Civil no Brasil.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Curso de Chefes de Equipa 2008
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
AS OUTRAS INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL
Sujeitos de Direito Internacional Público ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.

Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Organização Política e Administrativa de Portugal
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
II MOSTRA DE JOVENS CRIADORES DA CPLP REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS.
Redução de Danos como Política de cuidado
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Senegal Ilha Maurício Namíbia Geórgia Turquia Japão.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Fórum Nacional de Educação
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
LER E COMUNICAR: EDUCAR PARA A INCLUSÃO MENINOS DO MUNDO
Vulnerabilidade na Saúde Pública
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
Atribuições e Responsabilidades
Superintendência de Colegiados
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Comunicação Social Habilitações Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
Redes de PVHA (Pessoas Vivendo com HIV e Aids) no Brasil Conhecer, Aprender e Participar...
Atribuições das Unidades Escolares
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Módulo 3: Administração do Leo Clube
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Revisita ao PPP.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Regimento Interno da Comissão de Acompanhamento do Plano Decenal Municipal de Educação Janice Luzia Dias Sousa/2016.
Transcrição da apresentação:

CPLP CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa. 08 Países (Europa, América, África, Ásia) - Brasil, Portugal, Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor Leste. Rede + PLP - Rede da Sociedade Civil das Pessoas Infectadas e Afectadas e/ou Trabalhem com o VIH/SIDA nos Países de Língua Portuguesa Integra como participante a CPLP - Reunião de OSC dos países da CPLP .

Rede da Sociedade Civil das Pessoas Infectadas e Afectadas e/ou Trabalhem com o VIH/SIDA nos Países de Língua Portuguesa

Histórico: - Criação no 2º Congresso da CPLP – Brasil – Rio de Janeiro - 14 a 17/Abril de 2008; - Presença da Sociedade Civil Brasileira – ICW, MNCP, outras ONG; - IBCM (Salvador-BA) Pe. Alfredo Dorea – assume articulação representativa nacional (2008/2010);

Regimento Interno da Rede + PLP O presente regulamento visa determinar o acesso e funcionamento da Rede + PLP, Rede da Sociedade Civil das Pessoas Infectadas e Afectadas e/ou Trabalhem com o VIH/SIDA nos Países de Língua Portuguesa de ora avante denominada de Rede + PLP. O presente Regulamento Interno entra em vigor a 19 de Março de 2010 e será alvo de revisão bianualmente, ou sempre que seja justificado.

Política e Estratégia entidade sem personalidade jurídica e sem fins lucrativos – espaço de articulação; Fundamenta-se em princípios de ética, solidariedade e responsabilidade; objetivo - promoção e participação efetiva, como membro de pleno direito da CPLP, na organização e desenvolvimento das reuniões no âmbito da saúde.

Objetivos: Criar e desenvolver lobbies políticos - acesso universal; tratamentos e cuidados de saúde; necessidades especiais de grupos e contextos vulneráveis; Monitoramento - nível de execução das promessas, acordos e compromissos políticos, no âmbito do VIH/SIDA e IST’s ; envolvimento e participação das pessoas infectadas e afectadas e/ou que trabalhem com o VIH/SIDA e IST’s e das organizações das sociedades civis que as apoiam;

Continuação Objetivos: prevenção e o tratamento das IST’s como medida de controle do VIH/SIDA incluindo as co-infecções; análise dos contextos de vulnerabilidade das diferentes populações a partir de abordagens sistêmicas e multissetoriais; âmbito da informação, educação, comunicação e formação, acção social, saúde, trabalho, redução de riscos e minimização de danos, direitos sexuais e direitos reprodutivos; Combater o estigma e quaisquer formas de discriminação ou preconceitos associados ao VIH/SIDA e IST’s.

Membros Membros fundadores: pessoas físicas e/ou jurídicas que participaram na reunião de fundação ; Membros individuais: pessoas físicas infectadas, afetadas e/ou que trabalhem com o VIH/SIDA e IST’s nos Países de Língua Portuguesa; Membros coletivos: organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, grupos organizados ou associação que trabalhem na área do VIH/SIDA e IST’s, nos Países de Língua Portuguesa.

Admissão - afiliação Novos membros serão admitidos mediante preenchimento de ficha de inscrição junto do secretariado; Secretariado - verifica a conformidade dos proponentes aos critérios de elegibilidade, conforme o artigo 3. do Regulamento Interno

Deveres dos Membros Respeitar este Regulamento Interno; Defender a Carta de Princípios da Rede + PLP; Participar nas acções desenvolvidas pela Rede + PLP; Promover a concretização dos objectivos da Rede + PLP; Trazer para discussão interna quaisquer divergências desta Rede, antes de fazê-las externamente; Acatar as decisões tomadas em sede de Assembleia Geral; Manter actualizada a sua ficha de inscrição; Proceder com ética, respeito e solidariedade para com todos os membros e organizações; Divulgar a Rede + PLP.

Direitos dos Membros Fazer parte da lista de discussão virtual; Ter voz nas Assembleias da Rede + PLP; Candidatar-se para Representante da Rede + PLP do seu País; Representar a Rede + PLP na impossibilidade desta representação ser realizada pelos Representantes do seu País, desde que aprovado por estes; Não responder individualmente pelas obrigações contraídas por outro membro ou pelos actos do Representantes e do Secretariado; Rescindir voluntariamente da Rede + PLP; Solicitar ao secretariado a convocação das Assembleias Extraordinárias.

Assembleias Entende-se por Assembleia a reunião de todos os membros que formam a Rede + PLP; As Assembleias Ordinárias decorreram durante os encontros sobre VIH/SIDA e IST’s da CPLP - Congresso, com periodicidade bianual, cuja decisão é soberana; Compete à Assembleia Ordinária: Eleger os Representantes da Rede + PLP; Efetuar alterações no Regulamente Interno, quando necessário; Realizar alterações na Carta de Princípios, quando necessário;

Comissão e Representantes A comissão da Rede + PLP é composta por 2 (dois) representantes de cada país eleitos em sede de Assembleia Geral, sendo que um deles deverá ser seropositivo/a ao VIH e ter visibilidade pública perante as instâncias; Representações nacionais – 01 de PVHA; 01 de ONG; Os representantes têm igual poder decisório; Os representantes devem estabelecer uma comunicação constante e pertinente entre si e consensuarem as decisões a serem tomadas em nome da Rede + PLP;

Responsabilidades Representar a Rede + PLP, quando necessário e solicitado previamente com justificação devendo posteriormente apresentar relatório da representação; Mandatar um representante em caso de impossibilidade, com aprovação unânime de ambos os representantes do País; Zelar pela transparência e horizontalidade dos membros da comissão, secretariado e da Rede + PLP em geral; Convocar as Assembleias; Garantir o cumprimento dos objectivos propostos na Carta de Princípios e do Regulamento Interno; Informar semestralmente através de relatório publicado na rede virtual, das actividades efectuadas em nome da Rede + PLP; Apresentar planos de trabalho e acções estratégicas para a prossecução dos objectivos da Rede + PLP; Divulgar a Rede + PLP visando maior envolvimento da Sociedade Civil, das pessoas infectadas, afectadas e/ou que trabalhem com o VIH/SIDA nos diversos Países; Promover a consulta sobre assuntos omissos neste Regulamento Interno;

Secretariado O secretariado, com mandato bianual é eleito entre os membros da Rede + PLP do País Sede e tem como função gerir o acesso dos membros da Rede + PLP à lista virtual e articular com as autoridades competentes. 2008 a 2010 – Brasil (sede do Congresso CPLP em 2008); 2010 a 2012 – Portugal (sede do Congresso CPLP em 2010);

Sede A Rede + PLP terá sede itinerante com uma rotatividade entre os Países bianual, a contar da data do Congresso da CPLP sobre VIH/SIDA e IST’s realizada no seu País; Na eventualidade do Congresso ocorrer em algum País sem representantes na Rede + PLP, a Assembleia Geral decidirá sobre a sede da mesma e sobre o cargo de secretariado; Os representantes da Comissão que estiveram no País sede da Rede + PLP assumirão a presidência da Rede.

Moysés Toniolo Contato – telefônico (55) 71. 9994.0018 Participação no III CONGRESSO DA CPLP SOBRE VIH/SIDA E INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL - Lisboa – Portugal – 16 a 19 de Março 2010 - Mesa - Mundo do Trabalho: Viver com HIV/AIDS em ambiente de Trabalho – Palestra: “Viver com HIV/AIDS no local de Trabalho”. Assembléia da Rede + PLP (19/03/2010) – Assume compromisso para a articulação da Representação PVHA do Brasil, perante a Rede + PLP; VIII Congresso Brasileiro de Prevenção as DST e Aids e I Congresso Brasileiro de Prevenção as Hepatites Virais – Junho/2010 – Reunião Ampliada junto aos Movimentos Nacionais de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (18/06) – eleição como Representante PVHA perante a Rede + PLP. Biênio Junho/2010 a Junho/2012. Contato – telefônico (55) 71. 9994.0018 Endereço eletrônico: redebahia@yahoo.com.br (institucional) ou tonycoim@yahoo.com.br (pessoal).